Comunicado do Vice-Presidente do MFP, Rubicon8

Day 1,377, 17:09 Published in Portugal Portugal by Rubicon8

MFP – Comunicado da Vice-Presidência

Estimados amigos eCidadãos Portugueses em geral e eFuturistas em especial,

Faz hoje 12 dias que o Nuno Vieira foi eleito Presidente do MFP, com todo o mérito aliás, na sequência de umas renhidas eleições para a liderança do Partido.

No dia imediatamente a seguir às eleições convidou-me para seu Vice-Presidente, convite que muito me honrou e que aceitei até porque tinha a mesma ideia caso tivesse ganho eu.

Seguidamente, o Nuno elaborou um comunicado em que resumiu toda a situação e que pode ser acedido aqui.

No dia 19 de Agosto, sexta-feira, viria a realizar-se a única reunião em que o Nuno Vieira participou na qualidade de presidente, tendo-se definido que os congressistas do MFP passariam a respeitar a disciplina de voto (votação em bloco) em todas as votações no congresso, com excepção das votações em que o próprio partido definisse, internamente que haveria liberdade de voto. Nessa mesma reunião foi ainda abordada, mas de forma ligeira, a formação de listas para o congresso.

Dada a proximidade das eleições para o congresso (que se realizavam a 25 de Agosto), pedi ao Nuno Vieira que marcasse nova reunião no domingo (dia 21) para discutir as listas.

Infelizmente, só já no dia 22 (segunda-feira) à noite é que tive conhecimento, mediante MP do Nuno Vieira, que os compromissos profissionais na RL o impossibilitavam de continuar a assumir a Presidência do Partido.
Como quero ser totalmente transparente no que digo, também vos deixo capturas das mensagens trocadas com o Nuno:




Realço aquilo que o Nuno disse: “Farei as escolhas para o Congresso tal como tu entenderes e escolherei o caminho do partido para as Presidenciais também com as tuas indicações”. Mas como não acredito em ditaduras e tento sempre honrar os princípios que anunciei, entendi que o que havia a fazer era convocar uma reunião urgente, para o dia seguinte (dado o adiantado da hora) o que fiz imediatamente, conforme podem apreciar aqui.

Na terça-feira à noite, realizou-se então a reunião para definição das listas de candidatos a congressistas pelo MFP.

Aquilo que se passou nessa reunião é demasiado grave e extenso para que eu o possa aqui reproduzir. Direi apenas que foi VERGONHOSO! Vou repetir VERGONHOSO!

Dos cerca de 20 participantes na reunião, tornou-se imediatamente claro que havia um “grupinho” que não estava lá de boa-fé.

Desde o envio de PM’s aos restantes participantes a instigar a critica sobre tudo o que se debatia, até às acusações directas a mim, gozações etc etc etc Tornou-se imediatamente claro que alguns desses elementos só lá estavam para SABOTAR a minha actuação. Aliás um deles chegou mesmo a dizê-lo directamente.

A situação atingiu o clímax quando eu apresentei um quadro com os dados dos pré-candidatos que se haviam candidatado no jogo, antes de passar a discutir as intenções dos presentes na reunião.

Alguns dos pretensos “senadores” do Partido entenderam que nem se devia discutir as candidaturas apresentadas no jogo, mas apenas dividir os “lugares” pelos “veteranos” presentes no IRC.

E em boa verdade eu nem tinha intenção de lhes vedar o acesso às listas (o que poderia ter feito se quisesse) porque até entendia que era bom para o partido, para ePortugal e para o jogo ter uma mistura de jogadores experientes e de jovens muito activos.

Mas a única preocupação destes elementos eram os “lugares” a que tinham direito por “antiguidade”! Esses elementos nem merecem ser chamados futuristas, porque se a antiguidade é o único critério, mais valia chamarem-se “passadistas”.

Perante este cenário de acusações, criticas, calúnias... tornou-se completamente impossível conduzir a reunião de forma produtiva.

Quero reafirmar isto: alguns dos presentes (não todos) DESRESPEITARAM O VICE-PRESIDENTE DO PARTIDO, MAS TAMBÉM O PRESIDENTE QUE O MANDATOU PARA O EFEITO E POR CONSEGUINTE DESRESPEITARAM O MFP.

Quem duvidar do que digo, consulte o log da reunião.

Depois daquilo que se passou, a minha atitude foi simples: RENUNCIEI IMEDIATAMENTE A QUALQUER LUGAR NAS LISTAS, PORQUE PREFIRO PERDER OS 5 GOLD E O LUGAR DO QUE PERDER A MINHA PALAVRA E OS MEUS PRINCÍPIOS. Alguns desses “importantes” jogadores deviam pensar neste exemplo, em vez de se porem em “bicos de pés” e de ficarem a meditar na importância dos seus próprios umbigos. Mas enfim, ou se tem vergonha ou não se tem. Para eles deve ser normal que o Vice-Presidente, que por acaso até é Presidente em exercício e que por acaso até era o responsável pela coordenação das listas, não vá nas referidas listas, desde que eles claro, lá estejam num lugar condizente com a grande importância que atribuem a si mesmos.

A muito custo lá se organizou uma lista a contento dos veteranos, que foi a lista que eu anunciei no comunicado oficial e que remeti ao Nuno Vieira para validação.

O mais caricato é que como o Nuno Vieira não modificou as listas, todos os candidatos que se queriam “excluir” acabaram por ir também nas listas.

Realizadas as eleições o MFP alcançou um resultado razoável (27,5😵 mas acredito que poderia ter sido melhor.

Chegados a este ponto, queria dizer-vos que deixei passar as eleições antes de relatar a situação, para não prejudicar o partido e seus candidatos. E deixei passar mais dois dias, para que as emoções negativas sobre este assunto não me turvassem a decisão.

Confesso que ainda estou a ponderar qual será a minha reacção a tudo isto. Comunicá-la-ei quando decidir que é a altura de o fazer.

Uma coisa vos digo: se por acaso me recandidatar à Presidência do MFP há um grupinho de 2 ou 3 que não serão candidatos a mais coisa nenhuma pelo MFP a não ser que se retratem publicamente ou então que me enviem a Angelina Jolie a minha casa, toda nua e a implorar de joelhos (sendo que neste último caso até os adicionarei como amigos no facebook).

O Vice-Presidente do MFP,
Rubicon8