Como ser auto-suficiente no eRepublik (?)

Day 1,644, 12:33 Published in Portugal Argentina by Calao

A auto-suficiência é algo de muito desejado por qualquer jogador que ainda não a tenha atingido. Depender de parcos recursos, de sorte ou de ajudas externas não é algo que agrade a todos.

No entanto, a auto-suficiência é extremamente difícil de alcançar nos dias de hoje, para quem quer apenas jogar casualmente e não está disposto a comprar gold com dinheiro real.

Com este artigo, pretendo lançar o debate sobre a melhor forma de um jogador se tornar produtor do seu próprio consumo, o que será a base para o seu desenvolvimento como produtor para venda.

AVISO
Esta versão inicial do artigo/guia é baseada apenas nas minhas opiniões, cálculos, e algumas perguntas que fiz.
Conto com os vossos comentários para o melhorar e torná-lo mais viável e realista, e editá-lo-ei à medida que novos dados surgirem.


Antes de mais, e no princípio do jogo, concentrem-se em terminar as missões iniciais e evoluir o Town Hall para nível 3. Para isso, consultem este artigo, publicado no jornal do Zepiro, "Ebservando".

NOTA: Calculem o vosso consumo diário para saber o que precisam para atingir a auto-suficiência. Uma média de 1.500 de Health diária, por exemplo, implica a produção de 750 comida Q1, ou 375 Q2, ou 250 Q3 (e assim sucessivamente). Sem qualquer tipo de bónus - situação muito rara - são necessárias 7 fábricas de comida Q1, 3 Q2 ou 2 Q3 para produzir essas quantidades de comida.

Depois disso, há que ponderar onde investir o ouro e o dinheiro que se vai ganhando, de forma a obter o melhor retorno possível.

1. Tentem obter um emprego com um bom salário: se o ordenado diário for 200 PTES, significa que podem adquirir uma companhia de grain a cada 8 dias, ou comprar 1 gold a cada 10 dias (usarei a proporção 1g = 2.000 PTES para este artigo, ainda que o valor do ouro esteja constantemente a subir).

NOTA: Podem procurar empregos com ordenados mais atractivos no mercado internacional, mas tenham em conta o imposto que será descontado; às vezes mais é menos. A visualização das várias ofertas no mercado de emprego a nível mundial podem ser consultadas aqui: http://erep-stats.com/job_market.php

2. Conforme descrevi no artigo Ganha GOLD por treinar!, um dos melhores investimentos que podem fazer é o upgrade do campo de treino gratuito para nível 3 (Q3). Só isso proporcionará cerca de 10 gold por mês. O melhor será aguardar por uma promoção que permita fazer o upgrade com algum desconto, de modo a poupar o máximo de ouro possível.

3. Tendo em conta que trabalhar dá 2 pontos de experiência, enquanto que lutar dá apenas 1, e que ganham 1 gold por cada nível que completam, investir em companhias de matéria prima Q1 deverá ser o passo seguinte. A matéria prima não utilizada poderá ser vendida no mercado por cerca 0,10 PTES cada (valor à data da redacção deste artigo), e embora esteja longe de ser uma fonte de riqueza, é uma forma de subir de nível mais depressa, acelerando o ritmo a que ganham gold.

NOTA: A experiência e as subidas de nível são rápidas até determinado ponto; mais ou menos a nível 23 torna-se difícil progredir, pelo que o investimento em fábricas e companhias pode revelar-se inútil. Acrescendo a isso o facto dos preços da matéria prima terem vindo a baixar de forma estonteante, o mais vantajoso parece ser investir em fábricas de comida e/ou armas Q1, dado o seu custo ser fixo com ou sem promoções, sendo a matéria prima adquirida no mercado. Assim, mantém-se a experiência obtida trabalhando, enquanto que se dá mais um passo em direcção à auto-suficiência.

4. Depois de ter o campo de treinos gratuito a nível 3, o ouro deverá ser guardado. Ainda que seja uma hipótese vendê-lo para poder adquirir mais companhias de matéria prima, dada a dificuldade crescente de o obter, é mais rentável deixá-lo acumular para posteriormente investir em fábricas de comida ou armas.

5. Quando for altura de escolher entre que tipo de fábrica comprar, a fábrica de armas gera ligeiramente mais dinheiro, apesar da fábrica de comida produzir 10 vezes mais em quantidade. Dependerá do vosso objectivo no momento: se produzir o suficiente para consumir, ou se gerar dinheiro para mais investimento.

NOTA: Dado que o objectivo do guia é a auto-suficiência, e que isso implica, necessariamente, a alimentação, o investimento em fábricas de comida parece ser o mais adequado, pelo menos até produzirem o suficiente para consumir. A unidade militar a que pertencem provavelmente fornecer-vos-à armas gratuitamente ou a custos reduzidos.

Por enquanto, o guia termina aqui. Por favor comentem e deixem a vossa opinião, sugestões ou o que quer que permita enriquecer este guia e torná-lo uma referência para novos jogadores.