Como escolher o partido a que se filiar?

Day 1,977, 09:08 Published in Brazil Albania by MaverickMAX

Oi, galera!

Falar de partidos (e milícias) no eBrasil às vezes é um assunto bastante delicado (e complicado!).

Não vou dizer que não existem grupos que estão muito mais interessados com os próprios interesses que com os do eBrasil. Não que estes grupos não se importem com o eBrasil, acredito mesmo que se importam, mas muitas vezes nosso epaís acaba sendo secundário.

Mas existem grupos também preocupados com os interesses de todos os eBrasileiros. Por isso é tão importante escolher com cuidado o partido a que você vai se filiar e buscar um que condiz com os seus valores e ideais.

É difícil dar opinião sobre os partidos sem ser absolutamente imparcial e eu não quero que cada partido faça sua propaganda (já existem outros artigos assim por aí). Vou dar algumas dicas do que eu considero importante avaliar em um partido. Estou me baseando em minha experiência (de vida e de jogo 😛) e nos meus valores. Espero ser útil aos novatos que querem se filiar a um partido.

Te ofereceram dinheiro ou ítens para se filiar ao partido? Fuja dele. Partidos assim geralmente só se importam em se encher de membros e provavelmente irá agir conforme os próprios interesses muito facilmente sem se importar com o coletivo. Há também a grande possibilidade desse dinheiro ser conseguido com a criação de fakes. Coloquei em primeiro lugar porque, para mim, é critério eliminatório.

Seu partido é filiado a uma Unidade Militar? Avalie bem a relação entre eles. Embora eu não seja muito simpática, Partidos filiados a Unidades Militares -MU- são praticamente inevitáveis, neste caso é importante avaliar como se dá esta relação. Uma MU filiada a um partido pode ser interessante para aumentar a afinidade entre os membros e atividade dos jogadores, mas também pode ser usada para mascarar a “compra” de filiados para o partido. É uma relação muito tênue e delicada.

A atividade do partido corresponde ao seu tamanho? É impossível que um partido consiga ter 100% de membros ativos, mas o ideal é que quanto maior o partido, maior seja sua atividade interna. Mas isso está longe de ser realidade, por isso procure partidos mais ativos.

O partido possui um fórum? Há debates nele? Você está a par das decisões tomadas no partido? Se não houver, entre em contato com o presidente do partido para saber onde são feitas as discussões. Se não houver debate entre os filiados, certamente as decisões são centralizadas em poucos (ou pouquíssimos) filiados.

Qual a proporção de jogadores experientes para novatos?Partidos com poucos jogadores experientes (tipo uns cinco) e vários novatos geralmente são cilada. Pode ser que com o tempo passe a melhorar um pouco sua organização para continuar a sobreviver, mas é preciso ter cautela.

Seu partido ganhou cinquenta novos jogadores em um dia? Muito cuidado. Partidos que crescem muito rapidamente geralmente está criando um monte de defundo. Se o crescimento for absurdo, provavelmente é uma fábricas de fakes.

Você foi bem instruído sobre o jogo quando se filiou? Seu partido te ensinou sobre o jogo, enviou tutoriais ou te deixou na mão e nunca mais falou com você? Se você só recebeu mensagem convidando para o partido e mais nada pode procurar outro. Mas se os outros partidários já conversaram com você, é hora também de correr atrás e ser ativo, procurar ser útil.

Seu partido possui um estatuto? Ele é seguido? Não que seja totalmente obrigatório ter um, mas eu considero extremamente importante. No estatuto você terá acesso a conduta do partido e é o principal meio para se saber se os valores do partido se condizem com os seus. Mas mais importante que ter um estatuto é segui-lo. Se na prática o partido não faz nada do que diz, seria melhor não ter um.

Quais os valores do seu partido? As atitudes do seu partido condiz com o que você acredita? Se você é contra oferecer ítens para jogadores se filiarem a seu partido, mas seus colegas partidários fazem isso, sinto muito dizer, mas você é conivente com isso. “Ah, mas eles são gente boa”. E você não precisa ser inimigo deles por não serem do mesmo partido.

Qual a ideologia do seu partido? Nem todos os partidos tem uma ideologia bem delineada e nem sei dizer de algum tem. Este é um dos assuntos mais complicados de se dizer e avaliar, mas vamos lá. Todos os dias (tudo bem, não assim tooodo dia, mas com bastante frequência) acontecem várias situações diferentes no emundo e muitas deles podem envolver, mesmo que indiretamente, o eBrasil. Quais são as opiniões em comum dos partidários a respeito destas situações? O que fariam se tivessem que tomar uma decisão de Presidente do País, por exemplo?

A atuação dos congressistas eleitos importa para seu partido ou ele quer apenas fazer número?. A atuação do partido no cenário nacional é o primeiro ítem a indicar a atuação de cada congressista eleito por sua bandeira. É claro que não dá para garantir 100% que um jogador vai ser ativo, vai tomar decisões com embasamento ou não vai sacanear (vendendo cidadanias, por exemplo) ao ser eleito, mas este tipo de situação deveria ser minimizado. E você escolher bem o seu partido tem tudo a ver com a qualidade do Congresso.

Os partidários são coniventes com atitudes anti-éticas? Nenhum partido está isento de acolher um jogador que não se importe em desrespeitar os “acordos sociais”, ou melhor, a liberdade do outro, mas saber minimizar isso é muito importante. Se os partidários tentam acobertar o que seus colegas fizeram, o partido só vai atrair gente descompromissada.

Seu partido se preocupa demais em prejudicar outros e ‘de menos’ em cuidar do próprio trabalho? Partidos que ficam criticando demais, criando monstros, e torcendo para que o outro caia e se dê mal não têm muito tempo de fazer algo de construtivo pelo eBrasil ou até mesmo pelo próprio partido. Além disso, isso contribui demais para o aumento da hostilidade entre os ebrasileiros. Se seu partido faz um bom trabalho não precisa ter outro prejudicado para crescer.

Seu partido se preocupa em trabalhar pelo eBrasil ou só em eleger o próximo Presidente do eBrasil? Partidos que focam mais no próximo candidato do que na gestão do Presidente eleito também são furada. Se elegeu, então é hora de mostrar serviço e colocar em prática o que foi idealizado. Isso vale também para os candidatos que o seu partido apóia.

Como é a oposição feita por seus partidários? Oposição é sempre saudável e deve ser feita. Mas a que seu partido se opõe? Se qualquer decisão tomada por um partido não alinhado é motivo de crítica é bom avaliar melhor seu partido. Claro que erros devem ser apontados, mas nem tudo é realmente um erro e não é porque seus partidários não concordam com determinada atitude que ela foi uma decisão errada.

Seus partidários possuem bom senso? No fundo, acredito que todos os ítens acima correspondem a apenas um: bom senso. Se as decisões forem tomadas com bom senso, tudo dará certo. Bom senso não é algo a ser ensinado, mas pode ser aprendido com o tempo.

---

Espero que tenham gostado. Creio que estas dicas podem ser bem úteis para quem estiver em dúvida de que partido escolher. Boa sorte!

Edição sem revisão, perdoem o preguição (só pra rimar mesmo. rs.)

Abraços a todos e bom jogo,

Mav.

ps: Não se esqueçam de votar, assinar e divulgar. 😃