Boletim informativo do MoE

Day 762, 11:25 Published in Portugal Portugal by Governo de ePortugal

Estimados cidadãos,

Desde já desejo a todos umas felizes festas.

Serve o presente boletim para informar a população em geral acerca das movimentações a nível economia desde a ultima publicação.

Valor das OrgPT:

Em relação ao plano de valores das OrgPT, apenas uma alteração no conjunto geral.
O investimento no upgrade da Empresa de Diamantes sediada na Russia de Q1 para Q2, ou seja, um investimento de 20 Gold (no total foram transferidos 25 Gold, para colmatar a subida percentual dos salários em RUB de uma Q2).


Banco de Portugal:

Em relação ao documento sobre a actividade do Banco de Portugal, não existem notas suplementares de registo, mantendo-se em vigor os valores apresentados no ultimo boletim, ainda assim, refiro mais a frente o plano de actividades previstas para este final de mês e inicio de Janeiro (ver adiante).


Inventario das OrgPT:

Quanto ao Inventario geral das OrgPT ( http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Ag4Xlif8ynS-dDlTLXllSndtM3ZfQkx2VjE4VDRhRXc&hl=en ), documento a seguir apresentado, e no qual se foca mais este boletim, existem alterações de carácter estrutural (reabertura de empresas, acréscimo de funcionalidade/produção), que permite em valores gerais, ascender a um valor final de mais de 2,000 Gold em inventario pela primeira vez em 8 meses.
De referir ainda, que para alem dos dados fornecidos, existe em stock um Hospital Q5 e mais de metade do Defense System Q5 já esta concluído, o que perfaz, assim por alto (valores hipoteticos e arredondados para baixo), um total de cerca de +- mais 450 Gold.

Notas positivas:

-Aumento do inventario geral em cerca de 21% relativamente a analise anterior (2 semanas); não e contabilizado o valor dos Hospital Q5 nem DSQ5

-Aumento do numero total de empresas activas (de 15 para 17);

-Investimento em Upgrade numa empresa Q1para Q2;

-Maior fluxo de Ferro e Diamantes no Mercado, a preços constantes;

-Decréscimo dos valores no Mercado de Oil a venda no Mercado;

Razoes:

-O acréscimo do montante total de Armas Q5 em Stock

--Existência de Casas Q5 em Stock

-Regularização dos níveis óptimos de producente (10 e 20 trabalhadores respectivamente em land/manufacturing e Construcção)

-Manutenção supervisionada do valor do PTE no Mercado Monetário, o que permite com mais exactidão comparar valores

-Desvalorização das moedas estrangeiras onde as OrgPT deteem empresas de Raws a exportar para PT


Notas negativas e razoes:

(Ultima hora) O decréscimo de Madeira no Mercado, e consequente aumento percentual do valor de venda, devido em parte a uma troca de "donos" em regiões High de Madeira, como e o caso de Rhone Alps (Franca para Espanha) e como tal impedidos de exportar para PT, e a ainda decorrente falta de estabilidade na América do Sul (Peru e Argentina), que levou ao momentâneo fecho de algumas empresas a exportar para PT.


Mercado Monetario:

Meus caros, nada de alarmismos, mas estando Portugal a atingir lentamente um patamar mais elevado a nível de valor da moeda, consequentemente, estamos por assim dizer, a caminhar para a "indexacao" do valor PTE/Gold às maiores economias em termos globais, e mais concretamente às dos países da tão falada "Phoenix" e ex-PEACE GC.
Como tal, após este marasmo/estabilidade nos 0,015 Gold por PTE, antevejo um decréscimo pontual de valores para esta quadra Natalícia, devido a factores tão dispares como sejam a maior disponibilidade de horas da maior parte dos jogadores (ferias escolares), como o aumento de atritos bélicos nesta fase e como tal uma maior procura de Gold do que em épocas anteriores.

Assim sendo, a previsão de desvalorização para os 0,014 Gold por Pte esta eminente e para tal não se demonstrar prejudicial a Economia, aconselho os investidores ou detentores de algum PTE em carteira, a uma vez ligeiramente desvalorizada a moeda, não tentarem "remar contra a corrente", e colocarem (a curtos montantes) as vossas ofertas no MM ao valor óptimo, ou seja, uma vez ultrapassada a fasquia dos +71.5 PTE por Gold, descerem as vossas ofertas para os 0,014, sob risco de se assim não acontecer, estagnar as vendas directas de PTE, e desvalorizarem rapidamente o valor do mesmo pela excessiva venda de Gold no MM.

Uma vez ultrapassada a primeira semana de Janeiro, prevejo de novo uma valorização pontual de forma a atingir os valores actuais la para meados de Janeiro/final de Janeiro.

Nota de rodapé- Escrevo este texto nos US (pais onde resido) e como tal algumas palavras são assumidas com erros, facto pelo qual peco perdão, mas não se trata de ignorância ou erros de ortografia propositados.


Comissario para os Assuntos Económicos
Antonio Moutinho