ARENA: Fim de Mandato, Eleições Internas e Posicionamento Político

Day 1,882, 15:04 Published in Brazil Brazil by Varnhagen
Meus caros amigos,

Amanha, dia 15 de janeiro, a ARENA, através do voto de sua militância, elegerá seu novo Presidente. Nosso candidato oficial, escolhido através das Prévias, é o companheiro Dhanke, atual Porta-Voz da ARENA, que muito tem honrado essa sigla com seu trabalho contínuo e profícuo em prol da democracia interna e dos interesses do eBrasil. Acreditamos na sua capacidade de gerenciamento de conflitos, no bom senso que sempre marcou sua atuação, na integridade de seu caráter e, principalmente, no seu profundo interesse em fortalecer as instituições políticas no eBrasil. O processo de escolha, amplo e democrático, legitima seu nome e nos incita a, cada vez mais, pugnar pela democracia em todos seus aspectos.

Encerro amanhã meu mandato como Presidente da ARENA com a sensação do dever cumprido e com a certeza de que o partido estará em boas mãos. Indicado pelo Conselho num momento complexo, busquei contribuir da melhor forma possível, fomentando no seio do partido o debate e o apreço pelo contraditório como mecanismos efetivos de construção da democracia interna. Nesse mês levamos as idéias do partido a um número crescente de ecidadãos através do trabalho incansável, diuturno, do companheiro Darth Claudio, o que nos brindou com o Top1 dos partidos no eBrasil. Elegemos sete congressistas e, acreditamos, elegeremos mais nas próximas eleições legislativas. O Partido, nesse interim, cresceu e mais que isso, cresceu estruturadamente. Nas dificuldades que enfrentei no final desse mandato, no interior e com conexão sofrível, o Partido se superou, dando exemplo de organização e amadurecimento. Não prescindimos de nomes, a ARENA é, de fato, maior que os indivíduos que a compõe e, ao mesmo tempo, reflexo desses. Estamos no caminho certo e os frutos desse trabalho árduo começam a dar frutos.

Reiteramos também nosso apreço pelo debate com outras forças políticas e a confiança nas regras construídas ao longo do tempo. Em relação aos últimos acontecimentos envolvendo o legislativo, reiteramos nosso irrestrito apoio à Comissão de Cidadania por entender que somente esse órgão do Congresso tem legitimidade para concessão de cidadanias. O fortalecimento das instituições, como já foi frisado, é e será sempre uma de nossas bandeiras de luta. Entendemos também que as votações no Congresso devem seguir as normas estipuladas ao longo do tempo e, somente após a apreciação das proposições, ir a voto. Nesse sentido, a ARENA repudia os dois lamentáveis incidentes ocorridos no Congresso nesse mês, a concessão de cidadanias às expensas da Comissão de Cidadania e a proposição do NE contra a Argentina, lançado de forma intempestiva. Entendemos, no entanto, que apesar desses acidentes de percurso, a democracia é o único caminho e também repudiamos qualquer ingerência interna nos assuntos partidários, como aventado recentemente. E, como não poderia deixar de ser, reiteramos mais uma vez nossa crença na democracia e no Estado de Direito, seja no Brasil real ou no eBrasil.

Varnhagen, aka Mahdi
Presidente da ARENA e Congressista do eBrasil