Análise das últimas eleições para o Congresso

Day 1,351, 02:20 Published in Portugal Portugal by Rubicon8

Nesta 1ª edição do “bonito bonito” vamos fazer uma análise das últimas eleições para o congresso, que se realizaram na semana passada.

No quadro que elaborámos apresenta-se a distribuição de membros por partido em 1 de Agosto, ou seja, a bem dizer hoje.

Se me perguntarem quantos eram na semana passada...epá sei lá...devia de ser algo parecido...portantos vamos supor que eram os mesmos, mais ou menos.

De seguida calculámos quantos votos teve cada partido, cada congressista e quantos dos votos serviram para eleger congressistas e prontos...deu isto:



E como não tínhamos mainada pra fazer e gostamos muito de tabelas ainda fizemos outra:



E agora perguntam vocemecês – o que é que se conclui daqui. Epá mas vocês não sabem ler tabelas?

Conclui-se que os partidos mais eficazes na votação são o P.O.R.R.A.D.A. o Partido Renovador Democrático e o Partido Democrático, todos com votantes acima dos 60% enquanto que apenas 37/38% dos futuristas e dos liberalistas foram votar (isto assumindo que cada qual votou no seu partido, pois...sei lá).

Também se conclui que os partidos que melhor aproveitaram os votos foram o P.O.R.R.A.D.A. e o Partido Renovador Democrático, em que 80% dos votos serviram para eleger congressistas. Os Futuristas desperdiçaram 31%, os Democratas 45% e os Liberalistas não conseguiram eleger congressistas.

Por outro lado o P.O.R.R.A.D.A deu uma média de 14,17 votos aos seus congressistas enquanto que os outros partidos ficaram-se pelos 11,5-12 o que que dizer que a P.O.R.R.A.D.A. ainda podia ter feito mais estragos se tivesse distribuído melhor os votos.

Mesmo assim o P.O.R.R.A.D.A. e o Partido Renovador Democrático são sem dúvida e em proporção os grandes vencedores destas eleições.

Stay tuned que amanhã...ou quando houver vagar vou explicar-vos quais são os factores mais importantes para chegar a congressista (Eu sei...para além dos votos pá... o que tu queres sei eu).