A dança do sonegation

Day 1,185, 18:43 Published in Brazil Brazil by Barao de Maua

Caros. Gostaria de agradecer a diversão à frente do Partido Empresário Brasileiro no mês passado. E desejar boa sorte ao novo presidente, João Marcos, que se mostra um bom realizador de projetos, e que certamente vai nos levar alguns passos adiante. Quando digo nos levar, não falo sobre o partido. Mas sobre todos aqueles que acreditam que uma franca discussão dos problemas dos empresários, ingame, ajuda o eBrasil a avançar. Seja em conhecimento geral, seja na qualidade das soluções.

Não falo mais em nome do partido. Agora sou um dos tantos empresário-partidários, que como todos, têm voz e liberdade. Essa é a melhor parte do PEB. Como homem-massa, venho aqui lançar alguns pontos sobre o debate dos impostos:


- houve um movimento no Congresso para aumentar impostos. Especialmente o VAT - imposto sobre o valor adicionado, e income. A maioria foi arremessada ao patamar de 20%. Como referência, a importação tem imposto de 1% sobre as armas.

Esta é uma daquelas soluções de remédio amargo. A razão é a seguinte.

Imagine a economia mundial como uma guerra de várias cumbucas, que podem ser resumidas a 4 cumbucas.

Nas cumbucas nacionais, estão: 1 - nosso BRL; 2 - nosso gold.

Nas cumbucas mundiais, estão: 3 - o BRL dos outros países; 4 - o gold do resto do mundo.

E quanto mais cheia uma cumbuca, menos valor a gente dá ao que está dentro.

Portanto,

cumbuca cheia = BRL cotação 120 por gold.

cumbuca vazia = BRL cotação 30 por gold.



- Quando o governo imprime moeda, ele enche nossa cumbuca.

- Quando ele tributa, E GUARDA esse dinheiro fora do mercado, esvazia nossa cumbuca.

Aqui temos o primeiro problema: o governo é uma zona. Não consegue poupar, organizar, guardar dinheiro, e estabelecer um projeto de longo prazo. Quem se arriscar a exigir um, vai ouvir: mas estava no cantinho brasileiro escondido do lado esquerdo do meu coração. Não é lugar de fazer projetos nacionais que dependem do aval e cooperação de todos.

* Para que o projeto de retirada de BRL de circulação dê frutos, é necessário SUMIR com esse dinheiro. Deixar guardado a longo prazo, porque a expectativa de que o governo vai esbanjar também mexe com o valor da moeda.


- Quando o governo diminui o import tax para 1%, ele em NADA ALTERA a cumbuca de BRL estrangeira (3), que é beneficiada por continuar cheia. Leia-se por estrangeira aqueles brasileiros que tem várias empresas fora, como o conglomerado BBBI.

- Só que essas se comunicam, e fazem esse dinheiro todo vazar para dentro do nosso mercado. Como o BRL nada vale na Servia, por exemplo, então ele deve ser trocado por gold.

- E de quem é o gold? Dos brasileiros que precisam de BRL para viver, e que o colocam no mercado monetário para comprar lands ou foods, por exemplo.

* Ou seja, a cumbuca de gold brasileiro é esvaziada em favor dos estrangeiros. De modo que o gold passa a ser mais barato lá fora. E mais caro no Brasi.

* Gold mais caro = Napoleão mais caro = Mais caro abrir empresa por 10 golds = mais caro comprar licença de exportação por 20 golds.


- Suponha-se as cumbucas externas e internas no mesmo nível. Equilibradas. Digamos, a 100 litros. Ou seja, um Brasil x Resto do Mundo.

- Import tax a 1% (suponha um espanhol). A taxa média de países sérios é de 10 a 15%. Soma-se, dá 16%.

- VAT e INCOME brasileiro a 20%.

* Conclusão: Um empresário nacional sangra a 20%. Um espanhol vendendo aqui, a 16%. Ou seja, começamos com 4% de prejuízo nessa competição.

* Prejuízo que vai ser transferido aos salários, ao menos em parte. E que vai ser transferido na taxa global de uso de Napoleão, que é a finalidade desse jogo. Em resumo, crescemos em força, patente e produtividade a uma taxa menor.


Agora, o caminho inverso.

- Para enriquecer como país (não individualmente), devemos ganhar gold, que é a moeda universal. E que serve para usar napoleão e ganhar força, patente, dano, e nível de produção a um ritmo mais acelerado do que os jogadores comuns. Moedas nacionais não servem para quase nada, globalmente. Tanto que podem ser impressas, ao contrário do gold.

- Só que começamos com VAT e income de 20%.

- Somamos o import tax, que é no mínimo 1% e pode ser até 20%.

* Começamos com um custo de 21%.

- E o espanhol começou com um custo de 10% de VAT e Income.

* Se dentro de casa perdemos de 16 a 20, fora de casa perdemos de 10 a 21. E o jogo aqui é de fazer menos pontos.

* Em termos de cumbuca significa que não conseguiremos despejar o gold estrangeiro na nossa, de modo a tornar o gold barato para comprar Napoleão.


- Ao mesmo tempo, mantemos o salário mínimo em 0.8 BRL. A quem interessa?

- Interessa aos brasileiros e gringos que sonegam. Jogadores mais antigos se conhecem, e podem confiar que vão trabalhar na empresa de alguém a 0.8 BRL, e receber por fora tudo certinho.

- Babies empresários tem que achar empregados no mercado legalizado. Significa ter que pagar até 6 BRL por funcionário, e ainda correr o risco de contratar quem trabalhe com saúde baixa.

- Na hora de vender o sonegador consegue fazer até 2 centavos a menos por RAW, e ainda lucrar. Sem contar a vantagem de funcionários saúde 100, que dão pelo menos mais 2 BRL de lucro, enquanto os que contratam pelo mercado se arriscam a pegar um carrapato.

* Portanto, quem sonega lucra até 60 BRL por empresa apenas na malandragem. Isso deixa a carga pesada para os outros carregarem.




Qual a conseqüência do tripé: Salário Mínimo baixo + VAT e INCOME alto + Import tax baixa?

1 - Quem sonega vai lucrar MUITO. Antes era cerca de 40 BRl por empresa. Está quase dobrando junto com aumento dos preços. A competitividade de quem não sonega despenca. (Salário Mínimo, income e VAT).

2 - A cumbuca de gold interno vai esvaziar em favor dos gringos que venderão bens aqui para retirar gold. Cumbuca vazia é produto mais caro. O gold vai ficar relativamente mais caro. Mais caro em comparação com a vantagem gringa. (Import)

3 - A cumbuca de BRL interna talvez não esvazie tanto porque os gringos vão continuar injetando no mercado monetário (import baixo em relação ao VAT/Income alto).

4 - Os salários vão cair naturalmente junto com o lucro de quem não sonega. Porque competitividade é a base do jogo (VAT alto + import baixo).

5 - Quem leu aqui e aprendeu a sonegar vai deixar de ser besta como eu ainda tento ser = queda da arrecadação interna.

6 - Quem não leu vai quebrar, trabalhar apenas como manager, e deixar de pagar impostos por isso também.



* Ps: As porcentagens estão simplificadas para não focar na matemática, que dificulta demais a leitura. O foco é o mecanismo.

* Ps2: Artigo feito há alguns dias.