[WIn] Sociedade do eBrasil

Day 1,164, 17:58 Published in Brazil South Korea by Isseei
O eRepublik

O eRepublik, como um jogo massivo via Browser possui uma peculiaridade única que acaba se tornando um grande diferencial entre outros jogos do gênero, que é o de possuir características tanto de um jogo de estratégia como de um site de relacionamentos.

Tal diferencial acabou constituindo uma grande fonte de divulgação e de inspiração para outros jogos via browser.
Pois só com essas características que se torna possível emular de forma mais fiel o conceito ao qual o jogo se propõe a satisfazer, de que cada jogador represente o cidadão de uma nação, assim como de que cada jogador-cidadão haja de acordo como uma sociedade na vida real.

Ao contrário de muitos jogos o eRepublik é um dos poucos que incentivam esse espírito coletivo de forma tão ampla e vasta. [**O conceito de sociedade virtual implica muitas vezes que todas as características de uma sociedade real sejam reproduzidas, sejam estas boas ou más.]

Apesar de todas as deficiências que o jogo possui, que não são poucas, o eRepublik consegue ainda ser um jogo único no mundo, ao possibilitar que cada cidadão-jogador assuma um papel em um “novo mundo”, em uma nação e em uma sociedade. A possibilidade de se poder construir toda essa conjunção, de influenciar o eMundo e de poder estabelecer novos laços de amizades e relacionamentos são os grandes atrativos desse game.


_____________________________________________________________________________

O Brasil Real...

O eBrasil, a nação do eRepublik, é uma das maiores potências militares e econômicas do novo mundo. Possui uma grande influência, poder e respeito de outras nacionalidades, mesmo que estas sejam de nações rivais.

Grande parte dessa percepção que refletimos ao mundo se deve claramente a nossa realidade.
Na vida real, o Brasil é uma potência emergente, com um vasto território, com grandes riquezas naturais e uma economia pujante. A população brasileira reflete toda a sua diversidade étnica, cultural e religiosa, de todas as populações que escolheram essa nação como lar. O Brasil, como nação plural, sempre esteve disposto a acolher a todos.


_____________________________________________________________________________

E o eBrasil, virtual...
A percepção acolhida da realidade brasileira, com todo o potencial e possibilidades e sua conseqüente efervescência de orgulho e nacionalismo, faz com que o eBrasil, a nação virtual, seja uma grande fonte de escape para dar vazão aos ímpetos dos brasileiros, assim como o eRepublik acaba se tornando mais uma ferramenta para permitir a sociabilidade, tão comum aos brasileiros.

De fato, o eBrasil conseguiu grandes conquistas, sendo uma das poucas nações no seleto grupo detentores de todas os recursos naturais, possuindo uma vasta população, sendo uma nação de grande importância geoestratégica, econômica e militar. Assim como a realidade, no eRepublik o eBrasil também é uma potência emergente.

Ser uma potência emergente no eRepublik significa que a nação tem todos os pré-requisitos para se tornar em um global player, todavia, ainda faltam algumas condições e reformas estruturais para se tornar definitivamente numa potência mundial.

_____________________________________________________________________________

eSociedade Brasileira e o Futuro

A sociedade virtual brasileira consegue ser bem representativa da realidade brasileira. Estatisticamente, temos uma grande amostra experimental que pode refletir de forma relativamente precisa, todas as regiões brasileiras, todas as opiniões, toda a sua diversidade, enfim, todas as suas variabilidades.

Como uma sociedade dinâmica que visa a se reconstruir e evoluir constantemente, sempre haverá espaço para discussões, conflitos e mudanças. É da natureza humana sempre buscar melhorar a si mesmo.

Será que os jogadores brasileiros sabem exatamente a definição de uma sociedade?
O que podemos observar ultimamente é uma série de comportamentos de caráter duvidoso de nossos jogadores.

O eRepublik, um jogo de massas que teoricamente visaria a integração e sociabilização de seus jogadores aparentemente não está conseguindo fazer algum efeito sobre os brasileiros.
A realidade é que a grande maioria dos jogadores do eRepublik, não tem a experiência adequada para jogar um jogo multiplayer que vá além de meras guildas, clãs ou times. Quem dirá de um jogo de estratégia que requere um espírito coletivo bastante arraigado...

Como podem ter percebido, o eRepublik é um jogo sem fim, o que significa teoricamente que nunca haverá um vencedor definitivo. Entretanto muitos continuam a jogar o eR como um jogo de “um contra todos” de forma individualista e egocêntrica.

Não raro é possível se observar jogadores sabotando, difamando ou traindo uns aos outros. Assim como jogadores se utilizando de subterfúgios ilegais para benefício próprio, como cheats, bugs do jogo, hacking e etc. Ou jogadores se utilizando de “atalhos” que na vida real poderiam ser considerados imorais ou antiéticos, como compra de votos, compra de assinatura de jornais, lutar por Battle Hero contra os interesses da nação, dar um TOver em uma nação/partido alheio, atos de corrupção e intrigas e etc...

Em edições anteriores foi relatado a ambivalência e dualismo do eRepublik como um jogo e como uma rede social. Não é possível definir o jogo sem uma dessas duas características.
Se considerássemos o eR como apenas um jogo todas essas “ilegalidades” e”imoralidades” seriam consideradas aceitáveis e até normais, ainda que sejam desagradáveis. Mas se a eSociedade brasileira quer agir e se portar como tal, devemos começar a mudar a situação em que nos encontramos.

Não que essas ”ilegalidades” e “imoralidades” não estejam presentes no cotidiano, sim de fato estão. O caso é que a web permite o anonimato e por esse motivo todo o comportamento danoso que é contido pela imposição moral da sociedade se torna mais frouxo na web.
Episódios de excessos na internet, assim como atos ilícitos e imorais se alastram de forma alarmante. Tornou-se comum o bullying cibernético, a pedofilia, a pirataria...
Os freios morais da realidade muitas vezes, como as pessoas imaginam, não são válidos na internet...

No eRepublik, há algo que pode ser considerado como regras de conduta, ainda que estas tenham se tornado mais maleáveis com os infratores...
Logo, a percepção que muitos jogadores possuem sobre o jogo e sobre os jogadores brasileiros é de que impera a anarquia, a corrupção e toda a desordem advinda disto.
Não é o que se espera, não é o que os novos jogadores esperam deste jogo ao qual se anda divulgando como uma quase utopia na web, de uma nação virtual igualitária de oportunidades, sociabilidade e solidariedade, além do entretenimento do game.

A recepção aos novatos muitas vezes é quase nula, o que não pode ser condizente a uma rede social. A cooperação ingame também é insigificante, muitos não têm paciência de ajudar ou prestar quaisquer assistências aos novatos, como um jogo isso também é uma falha gravíssima. O que se pode constar disso, além de que isto apenas justifica o fracasso do eRepublik como jogo, como rede social assim como uma grande derrota como eSociedade?
Se ainda faltam justificativas paras a baixa retenção dos boomers...

Onde está todo o acolhimento e sociabilidade tão comum aos brasileiros?
Se quisermos de fato nos tornar em uma sociedade e não em uma anarquia, devemos ao menos estabelecer regras sociais e morais aos nossos jogadores. Pois é um tanto cansativo observar jogadores em discussões infindáveis sobre o que é permitido, sobre o que é moral ou legal.

Os administradores já demonstraram inúmeras vezes que não se importam com os jogadores ou como regrar a atitude de seus usuários, e sim, que estão apenas preocupados o quão lucrativo podem tornar o seu negócio. A atual instabilidade que vivemos, com bots destruindo a economia, com a multi-contas com a aprovação dos próprios administradores, com alguns administradores interferindo de forma direta no jogo, apenas demonstram o quanto estes estão compromissados com os seus usuários.
Se os responsáveis pelo jogo são omissos com as atitudes e regras do jogo não significa necessariamente que devemos agir também de forma descompromissada e sem condutas.

Outro fato que devemos considerar para que a sociedade brasileira tenha algum futuro é incentivar os novatos (e a sua retenção) e priorizar a educação de nossos cidadãos.
Se quisermos construir uma sociedade ideal e unida, devemos começar a nos transformar agora!!!



Leia também: A realidade dos Boomers
Vote, Assine e Comente