(tutorial) A cadeia alimentar do erepublik

Day 1,146, 14:55 Published in Brazil Brazil by Barao de Maua

*(artigo em construção ingame, para nao perder o texto. Nem comente porque pode ficar sem sentido logo mais)
* edit 1 achei meu teclado. agora vai. nao vote, que podem surgir trechos dignos do uruburey.
* edit 2 achei minha cerveja. Agora com certeza vai, virar wall text.
* edit3 - Liguei a TV e tirei a patroa do pc. Agora dá para editar.

Bem vindos babies. Você que é novato no jogo precisar entender algumas coisas para se aventurar nesse mundo com alguma eficiência.

Algumas áreas que você precisa aprender, muito alem dos tutoriais padrão.

-EMPRESAS
-COMO FUGIR DA SONEGAÇÃO
-MERCADO MONETÁRIO.
-POLÍTICA E PARTIDOS
-JORNAIS E MÍDIA MOGUL.




EMPRESAS

Antes de tudo, você pode ter se interessado em virar megaempresario. Poder upar níveis militares, comprar metralhadoras, e salvar o Brasil nas funéreas guerras. Doce ilusão. Mas doce.

Algumas dicas importantes.

- a empresa mais fácil de administrar é de raw. Comece por elas. Com uma variável a menos, você nao vai ter que se preocupar se pagou caro no insumo e vender com prejuízo. O Brasil é muito produtivo nessas áreas, com produtividade maxima nesses setores quase sempre. As variáveis são: salário, preço de venda, e raw. Procure salário baixo, espere preço de venda alto. E se for manufatura, preço de raw baixo. O mercado ingame não tem marketing nem outras ajudar. Tem que ter paciência.

- vale mais a pena contratar um trabalhador lêvel 1 do que um lêvel 3 a 8.
Existem programas de governo como o BabyNuke que destroem a saúdes dos babies. Estes são enviados a trabalhar nas empresas com saúde 60-70, dando um prejuízo de cerca de 30%. Contrate o babie level 1, tenha prejuízo no primeiro dia, mas compense nos dois seguintes, se voce conseguir atrasar da entrada dele no programa, ou avisar que um unico ponto abaixo de saude 100 da prejuizo. Explique que trabalhar nao muda nada na subida da patente. Mas faz toda a diferença na produtividade da empresa que precisa competir por lucros de poucos BRL. De cada 10 que contratar, uns 5 vão embora da empresa, ou mesmo do jogo. Mas não é amor. São negócios. Colocar ofertas de trabalho em níveis 3 a 5 é ter grande chance de um moribundo pousar na sua empresa com saúde 20. Se encontrar um desses, recomende a Assistência Social no search.

A partir dai, muita negociação para ele ficar satisfeito. Uma dica e foods podem valer mais a pena do que um real de salario em aumento. Aproveite que o jogo tem poucos tutoriais, e nenhuma wiki que preste. Informacao acaba valendo ouro, digo gold.Também há quem trabalhe com saúde baixa para economizar, apesar de isso nao fazer muito sentido, já que uma ou outra será obrigado a comprar foods para nao ficar com saúde abaixo de 20 e morrer. Na v1 a saude caia proporcionalmente. Mas hoje a taxa é fixa, entao não muda nada economizar.

- quer lucro todo dia? Vai ter que sonegar. Infelizmente. Todos os presidentes e congressistas que tem empresa sonegam, infelizmente. E a partir dai você entende porque o salario mínimo continua baixo e o Imposto de renda altíssimo, sem chance de mudar. Com disseram, do Vargas ao Lula, passando pelo ébrio habitual, Janio Quadros: há forças ocultas atuando. Todos querem as mudanças, mas ninguém consegue fazê-las.

Pois bem. Aqui é bem claro o que as forças ocultas querem. Se o BRL subir, o lucro cai de 1,2 a 4,8 BRL por funcionario. São até 48 BRL indo para os cofres profundos do governo, por empresa. Há quem tenha dúzias delas. E dúzias multiplicadas por 48 BRL é igual a muito dinheiro.

A pratica ė a seguinte. Contrate alguém pelo salario mínimo de 0.8 BRL. Depois pague por fora a diferença em relação ao mercado, via doacao. Atualmente você consegue aumentar seu lucro em ate 4.8 BRL POR FUNCIONARIO? É muita coisa, e jogando honestamente ninguém consegue competir. Agora você já entende porque os preços de mercado são em media dez por cento abaixo do que deve ser para gerar lucro. Se nao fizer isso, vai remar, remar, e nao lucrar.

Você também pode colocar sua empresa para vender para o governo, como no antigo esquema Compras Nacional. Mas vai ter que puxar o saco um monte, aceitar votar em quem o partido manda, dar salves nos artigos deles. Enfim, um caminho rico ao custo de muita dignidade





NÃO QUER SONEGAR?
A segunda solução é para os obstinados e pacientes. Jogue com o sazonal.
Ao contrário ca RL, de inflação constante, os preços do erepublik parecem uma maré. Vão e vem,mas nao saem do lugar. Bem parecido com a nossa política Er e RL.

Aproveite a época de salários baixos e matérias primas a preço de banana. Faça estoque, e espere tempos de guerra ou babyboom. São ciclos de semanas ou meses. Repare quantas empresas com estoques de mais de 100 bens. Clique sobre elas, e veja que nao tem funcionários. Êh porque no tempo de vender os salários já estão altos e os funcionarios migraram. Se você for aumentar os salários para acompanhar, será um filantropo. Mas nao um empresariio rico. As duas opções são válidas. E você nao precisa publicar um artigo dizendo que é herói porque se doa ao pais ao lutar no fodace financiado com dinheiro alheio.

Uma boa referencia é de 7 a 8 cents de BRL para raw, e salários ao redor de 19 para nível 9. Se conseguir esses preços, produza. E na primeira guerra ou baby boom mande o estoque para a venda, que é lucro na certa.

Você também pode comprar licenças de exportacão e vender para os mercados mais lucrativos do momento (aqueles que estão na parte do ciclo em que o salário aumentou ou a moeda se tornou vantajosa).





MERCADO MONETÁRIO.

Enquanto isso, pode ficar brincando no mercado monetário com o spread entre moedas.

A brincadeira é tentar comprar para vender mais caro, nao importa o que seja.
Seja gold, BRL ou dólar.

O raciocínio êh simples, mas complicado de absorver para quem nao esta acostumado ao jogo dos números.

Veja que o preço do gold por BRL êh quase fixo. Atualmente em 0.027. Pense que para lucrar vai ter que vender pelo" fixo". Então vai ter que tomar d outra pessoa por 0,026 ou menos. As vítimas são empresários ou gringos que precisam de moeda urgentemente.

Para converter, divida 1 pelo valor. Faca essas ofertas no mercado, vá experimentando ate ter lucro. A média que dah certo é tentar comprar por cerca de 1 BRL a menos. Gira mais rápido e vc pode entrar na fila de novo. No fim, é como entrar em duas filas. Na primeira, tenta pegar o BRL pelo menor preço. Na segunda, entregar pelos 0,027 (atualmente. Veja se a média não mudou). Quanto mais disso você fizer por dia, mais vai lucrar.





POLÍTICA E PARTIDOS

Você talvez tenha entrado aqui para ser presidente. Os outros 15.000 também, suponho. Mas há um pequeno problema: apenas um presidente por mês, e apenas 12 meses no ano. E os presidentes costumam ser repetidos. Logo, o funil é bem pequeno. E também há um rodízio na presidência, que é estabelecido por critérios totalmente fora do jogo. Não se preocupe com grandes obras. Pessoas inexpressivas ingame tem sido eleitas para a presidência, por critérios internos dos partidos que aprenderam a combinar o voto com mais eficiência. Na verdade, tem sido comum eleger presidentes que nunca opinaram com muita influência dentro do jogo.

Uma boa dica é não esquentar muito a cabeça com esse cargo, e curtir o jogo. Pessoas como o Gaudério e o Urubu Rey teriam dificuldades em se eleger. Um grande panfleteiro como o Sortier também nunca se elegeu. Mas fazem muito mais sucesso, e criam discussões divertidas. Procure a lista dos e😜residentes na seção "elections". Repare que eles acabam ficando amarrados em um discurso de casaca, pronto. Pouco conseguem contribuir às discussões depois de eleitos. Muitos somem definitivamente da praça pública.

Talvez a liberdade seja mais divertida. Concorra ao congresso, diga o que vier na telha, faça propostas mirabolantes, seja execrado, perca. E continue se divertindo. Se ganhar, leve o bônus. Mas tente evitar de ficar calado e amarrado na sua casaca de força. Você nào vai perder eleitores por tentar pensar. Na verdade, você pode perder eleitores por eles não saberem que você pensa, logo existe.





ORGANOGRAMA DOS PARTIDOS.

Nesse ponto surge uma das grandes dificuldades do jogo. Talvez porque o admin não disponibilize boas ferramentas, foram surgindo foruns externos de todos os partidos. O que resultou foi uma hierarquização que não faz sentido em uma república. Houve casos de gente colocada para fora de um fórum geral, de nomes alterados para vilanizar membros. Enfim, por ser moderado por alguém engajado, tornou-se um espaco da disputa politica - que naturalmente coloca para fora os adversários. Talvez funcionasse melhor se o admin neutro disponibilizasse ferramentas moderadas por eles mesmos.

O resultado voce vai ver por ai. Pouca comunicacao, e cada vez menos gente sabendo o que o adversário pensa, e especialmente por que pensa. Há quem diga que assuntos secretos são estratégicos. Mas estou certo de que o benefício da estratégia é perdido com o prejuízo da coesão social.

Assim que você entrar, vai ser atraido por partidos com assistência social e cargos para você exercer. Independente de aceitar ou não, não se esqueça que é fictício. Tão sólido quanto roleplay. A essência dessa nova república é liberal, não comunista, nem coletivista, nem fascista. O que vale é: um homem, um voto. Ou seja, república.

Importa que você vote para presidente e congressista com liberdade, exigindo uma proposta, e escolhendo aquela que mais agradar. Os mandatos são de 1 mês, tempo em que dá para prever razoavelmetne muita coisa. Não se pode aceitar meras declarações de experiência. Exija um projeto, atos a serem feitos, preço a pagar em caso de incompetência.


Além disso, cada homem é uma milícia na essência deste jogo. Todas as vezes em que o Norte foi tomado, foram os brasileiros que torraram todas as suas economias em armas. Integralmente. E retomaram de volta. Sequer havia milícias naquela época. Quando as coisas ficarem difíceis, vai ser assim novamente.

Portanto, tenha em mente que, dos 500 membros do seu partido, não mais que 5 ou 10 serão presidentes. Não vale a pena se gastar por isso. E se ocorrer, virá naturalmente. Não abra mão de uma trajetória própria em troca de cargos. Não sinta necessidade de dizer amém a todo mundo. Se você foi ministro do capecazzo, pouco importa. Ninguém vai votar em vocë por causa disso. Ou pouca gente, ao menos. Divirta-se fazendo propostas, tentando levar o Brasil mais adiante, levando bucha de uns velhos porque você está tentando tomar as galinhas dos ovos de ouro do galinheiro deles.

Preste atenção o quanto seu partido te amarra. Veja se ele participa do jogo, que acontece aqui no erepublik.com

O IRC, o fórum e o que mais for, talvez sejam acessórios para alguns, mas nunca vão ser o jogo. Se o seu partido é top 5 e nunca lança candidatos ao governo, mas está sempre participando das coalizões com os adversários, pergunte por quê. Exija que seu líder partidário dê explicações. E se elas não vierem, saia. Um único homem faz diferença neste jogo. Para estar no top5 algumas dezenas valem ouro, e competição acirrada entre partidos só faz bem ao Brasil. Precisamos saber o que pensa um candidato a presidente, mas antes de precisarmos colocar-lhe a corda do impeachment no pescoço.





JORNAIS E MÍDIA MOGUL.

A medalha de mídia mogul é a mais fake de todas. Pela ordem de sinceridade eu diria: trabalhador esforçado > congressista > heroi > presidente > media mogul.

Há vários programas para comprar medalha de MMM. Há sites em que se compra votos a 0,4 gold a dúzia, ou preço parecido.

Portanto, não se preocupe se o seu artigo tem poucos votos. No Brasil, 30 votos é um blockbuster. Os outros 70 são das orgs do Suriat, com seus scripts. Em geral os artigos dos partidos top 3 tem bastante voto, mas pouca discussão.

Um bom modo de enxergar o sucesso de um jornal é ver a relação votos/subscribers.

É normal haver cerca de 30/100. Ou 30%. Depende também do horário.

Artigos publicados depois das sete da noite explodem. Artigos publicados de manhã só duram se for dia de pouca atividade na mídia. Não publique nada de útil no dia de eleição, portanto.

Análises, ainda que furadas, geram uma grande diversão. Aqui não tem nenhum grande filósofo pré-estabelecido para os outros citarem e te enterrarem em uma discussão. O Aristóteles ainda não nasceu nesse jogo, ainda bem. Ninguém tem certeza de nada, até porque os admins mudam as regras semana sim, semana também. Então você pode dar o palpite que quser. Junte uns números, alguns dados, e tente explicar o sentido para eles. Aguarde alguns xingamentos, especialmente de noob. Garimpe no meio deles e vai achar um comentário com uma boa discussão que vale a pena. E se estiver errado, é só um jogo. Arrisque.