[tutobarômetro] Onde e como investir seus primeiros 40 golds?

Day 1,152, 01:37 Published in Brazil Brazil by Barao de Maua

No tutorial anterior eu fiz considerações bem amplas a respeito do mercado, de como investir, e de como os veteranos ganham dinheiro com a sua "experiência". Depois disso surgiram artigos deixando as coisas extremamente claras. Não vou repisar o ponto, que é questão de ética e berço.

Agora o mercado passa por um momento turbulento. Em parte por mudanças feitas pelo admin. Mas outra parte já vinha claramente por meio do marasmo que um plano equivocado do governo PDB instalou na economia. Um bom plano econômico deve dar chances de sobrevivência a quem está iniciando uma empresa, porque os que já tem capital são capazes de se adaptar. Mas esse não é o foco desse artigo. Quero fazer algumas recomendações aos babies que iniciam agora suas empresas, já que nos últimos meses fomos campeões de nascimentos, e agora eles devem estar chegando na quantidade de gold suficiente para abrir uma empresa. Mas é bom deixar claro que esses tutoriais são função principalmente do governo, que não os faz a contento.

Que tipo de empresa: raw ou manufatura?

Você tem que considerar vários fatores, como a saturação do mercado, a demanda no país que vai investir, a força da moeda, e por aí vai.

Mas, indo direto à prática, a minha recomendação aos novatos era começar com uma empresa de Raw, em vez de manufatura. Isto porque há menos variáveis. Você ter que se preocupar com a variação do preço da matéria prima é uma grande dificuldade para quem não tem bons parâmetros dos preços que o mercado pratica. E pior nos tempos de crise como essa, em que os parâmetros desabam.

Se tenho uma empresa manufatura de weapon, tenho que comprar iron como matéria prima. Ocorre que esse valia 0,10 BRL há pouco tempo. E hoje vale 0,07. Se você fez estoque na época errada, vai ter um grande prejuízo, a menos que o preço volte a subir. Isso detona seu capital de giro. Com uma empresa de raw isso não é preocupação, e você pode focar apenas nos salários de seus funcionários.

Ou seja, em termos de preocupações, a ordem é:

* raw = salários + valor da moeda em gold

* manufatura = salário + valor da moeda em gold + matéria prima

Com o bônus de produtividade por ter cidadania do país, mais o bônus de produtividade que o Brasil tem especialmente, há um mercado mais interessante: grain e food. Ou seja, a cadeia produtiva da food.

Além de tudo, as recentes mudanças aumentaram muito o consumo de food. Primeiro porque dá para recuperar até 300 por dia, então vale a pena consumir um monte. Segundo porque a possibilidade de trabalhar na própria empresa fez com que TODOS os empresários passassem a precisar do dobro de food por dia, no mínimo. Isto porque o gasto passou de 1 ponto de saúde em uma empresa Q1 para o mesmo ponto mais 5 por trabalhar na mesma empresa. Fora os dois pontos perdidos todo dia.

A primeira recomendação seria montar uma empresa de grain, por ser manufatura. Com isso você pode trabalhar em outra empresa por um salário bom, e trabalhar na sua empresa por qualquer salário, que é lucro.

O lucro no RAW e na MANUFATURA. Como ficaria:


1 - Empresa manufatura, suposto skill 10:

20 BRL de salário como empregado + trabalho como empregador gerando 10 produtos (lucro de cerca de 5 BRL na venda)

Total = 25 BRL por dia.



2 - Empresa de RAW

20 BRL, idem + 500 produtos gerados (mesmo a preço baixo de 0,06 BRL daria 30 BRL)

Total = 50 BRL por dia.

Para que a RAW se equiparasse ao baixo nível da manufatura, teria de atingir o preço de 0,01 BRL. Ou seja, NUNCA vai render menos.

Portanto, o melhor negócio é abrir uma empresa de grãos.

E, no caso de você resolver subir seu ranking militar (sem entrar para os esquemas de caridade com o chapéu alheio do governo), a segunda empresa pode ser de food, já que vale mais a pena comprar 300 foods do que lutar com armas. Assim, mesmo que o mercado vire de pernas para o ar você vai ter a sua empresa alimentando a outra de matéria prima.


MERCADO DE ARMAS

Fora dessas questões, o mercado de armas está para lá de saturado desde a fusão dos 4 mercados de armas. E também cada vez menos gente luta, e a população tende a não crescer. A menos que você vá abrir uma Q5, não vale a pena. E talvez nem a Q5 porque as milícias estão formando ilhas de gente que não compra armas no mercado comum, junto com o exército do governo. Ou seja, o mercado privado é quase nulo.

Para se ter uma idéia da saturação causada pela fusão, havia 20 empresas de armas com preço de venda de 17 BRL. Como essas empresas não evaporam, é de se imaginar que estão desativadas, prontas para detonar o mercado com seus estoques quando o preço melhorar.

Em resumo, parece que, diante das atuais regras, a melhor opção é começar por grão, partir para food, upar ranking militar (com honra), e só depois pensar em entrar no mercado de armas.

Ps1: Não mencionei aqui o mercado de tickets nem house, etc. Estes tem outros problemas e meu saco para fazer walltutoriais terminou.

Ps2: Se este tuto salvar você de um prejuízo de 40 gold abrindo a empresa errada, doe 1 gold para este barão aqui poder abrir a sua food também 🙂
Não? Então pelo menos assine o jornal, muquirana.

Ps3: Um bom console.

Ps4: Além de ser um futuro bom console, espero que os empresários de outros setores e 'Q"s lancem seus palpites nos seus jornais.