[TR] Guia de Gerenciamento de Empresas - V3.0

Day 3,769, 08:10 Published in Brazil Brazil by Raphael Louis Habsburg Bourbon


Palácio Bourbon, Cidade Imperial de São Paulo,
16 de Março de 2018,
Dia 3.769 do Novo Mundo, 10º Ano de Sua Existência


Prezados Brasileiros, Membros da Nobreza e da Plebe

Caso deseje se integrar com a comunidade Brasileira, participe de algum dos grupos abaixo:

Telegram: Praça Pública
Discor😛 Praça Pública
Whatsapp: Coordenação Dano eBrasil
E não se esqueça de participar do Fórum eBrasileiro.


Acredito que esse seja um assunto que interesse a boa parte dos jogadores, ou ao menos aos que já possuem algumas empresas ou desejam se aventurar por esse caminho.

Infelizmente quase nenhum ramo empresarial dá lucro hoje em dia e se você escolher um lugar ruim para investir, então piora muito qualquer chance de ter lucro.

Nesse artigo, não irei dizer onde você deve investir, nem em que tipo de empresa. Irei publicar (republicar na verdade) o Guia de Gerenciamento de Empresas, uma planilha de Excel que eu mesmo fiz há algum tempo para uso próprio, mas que em meados de Dezembro de 2016 e Setembro de 2017, enquanto eu era o governante do Império Brasileiro, resolvi publicar para que todos os brasileiros possam usufruir da planilha.

Você pode baixar a Planilha por meio do link: Planilha de Gerenciamento de Lucratividade V3.00

Enquanto o link não é arrumado acima, acesse por: http://downloads.gulitiwi.com/data/public/4615f3



Informações Gerais

Nesta parte da planilha estarão as informações mais importantes que devem ser preenchidas para que o resultado seja fiel a realidade.
Só é necessário preencher os campos em Cinza Claro, os demais campos estão bloqueados, pois a alteração poderá significar um resultado final incorreto.

A imagem a seguir foi separado por cores, para facilitar a compreensão, uma vez que os campos deverão se repetir mais de uma vez.

Clique na imagem para ampliar

Agora vamos a descrição de cada campo:

Verde – Salário Médio: É o salário que você paga individualmente aos seus funcionários, caso tenha mais de um salário, você pode colocar a média (ponderada, caso os salários sejam diferentes e façam hora extra, dessa forma apresenta com maior exatidão) ou o maior salário, porém dessa forma mascara o seu lucro real.

Laranja – Tycoon Pack: A cada aproximadamente 10 dias é vendido o Tycoon Pack, onde dentre outros benefícios, aumenta em 20% o bônus de produção das empresas. Portanto, caso possua o pack ativado, coloque 1, caso não o possua, deixe 0.

Vermelho – Produtividade: É a soma do Bônus do País (de 0 a 100), do Bônus da Região (de 0 a 1😎, do Booster (como o Tycoon Pack) e subtraído a Poluição da Região. Portanto, use esses campos para isso.
PS: Não é recomendado que altere o campo Booster.

Azul – Poluição: É um redutor de produtividade, que é baseado na produção do dia anterior na região, ou seja, se muitos jogadores produziram determinado item na região, a produtividade reduzirá, sendo o máximo 25%

Amarelo – Impostos: Existem três impostos que são cobrados:
Imposto de Renda sobre o Gestor: Aplicável somente para as indústrias de Armas e Comidas, ele é baseado no salário médio da Nação, por esse motivo, existe o campo para informar o salário médio (na página do país) e a taxa de imposto, que automaticamente irá calcular o Imposto.
Imposto sobre a Venda, também conhecido como VAT ou IVA: Esse é o imposto que recai sobre os produtos prontos, ou seja, Casas, Armas, Aviões ou Comida, é, portanto, inexistente para venda de matéria prima;
Imposto de Importação: Esse imposto recai sobre todas as vendas realizadas para o exterior, o valor também recai sobre matérias primas.

Rosa – Outras Abas: Aqui você terá acesso as demais partes da Planilha que são: Informações Gerais (esta aba); Lucro Geral, onde irá contar com a soma de cada indústria; Casas, Armas, Alimentos e Aviões, bem como uma aba de impostos efetivos (já que os impostos nominais são diferentes dos que efetivamente são cobrados, infelizmente não tenho todos os índices efetivos.


Lucros Gerais
Clique para ampliar

Na parte superior, contem cada um dos quatro setores produtivos que você pode querer investir e na parte inferior contém o consolidado.

Dessa forma, a parte vermelha representa os custos de produção naquele dia (no caso do setor de Casas, será levado em consideração a produção de casas inteira, uma vez que exceto se houver muitas empresas, não poderá produzir uma casa por dia).

Na parte verde é apresentada a receita que obterá com os produtos após a venda no mercado, também consta o custo do imposto desses produtos, se houver e a receita após os impostos.

Já na parte que inicialmente é azul apresenta o lucro (ficará azul se der lucro, amarelo se não der lucro, nem prejuízo e vermelho se a indústria ou o consolidado der prejuízo).

Nesta aba nenhum campo é modificável, serve apenas para consulta das demais abas.


Produção de Casas

O Ramo Imobiliário é diferente dos demais ramos industriais, pois um único funcionário não produz um produto inteiro, ele irá produzir apenas uma parte do produto inteiro, razão pela qual, uma casa poderá levar vários dias até que fique pronta, dependendo do número de empresas e funcionários usados.

Por esse motivo, iremos mostrar separadamente das demais empresas.
Clique para ampliar


Para o cálculo, além das informações contidas na aba Informações Gerais, você precisa preencher os campos em cinza. Vamos descrever cada item, conforme a seguir:

1) Área destinada a produção manufaturada das Casas, separado pelos campos:
a. Qualidade da Casa (Q1, Q2, Q3, Q4 e Q5)
b. Número de Funcionários: quantidade de tickets de trabalho que você aplica para produzir diariamente;
c. Poluição: Se você preencheu na Aba Informações Gerais, irá puxar automaticamente aqui;
d. Consumo de Raw Diário: Considerando o número de funcionários aplicados, você irá necessitar dessa quantidade para produzir no dia;
e. Quantidade Casas/Dia: É o percentual de casas que está sendo produzido, variando de 0 ao infinito, cada número inteiro representa a quantidade de casas feitas no dia, já os decimais representam o quanto ficou armazenado para a utilização posterior.
f. Salários Totais: A soma de todos os salários para se produzir uma unidade (quanto maior a produção, maior o custo, porém, sempre irá exibir o valor inteiro).
g. Raw por Casa: É a quantidade necessária para se produzir uma (ou mais – no caso de possuir várias empresas que possibilitem isso) casa.
h. Custo da Matéria Prima: É o total gasto em BRLs com a matéria prima para produzir os bens;
i. Custo da Unidade, sem Impostos: Como já diz, não inclui qualquer imposto nesse valor;
j. Custo da Unidade, com impostos: Adicionando o Imposto Sobre Valor Agregado e Imposto de Importação (se for o caso);
k. Preço de Venda: É o valor que você deseja vender a casa;
l. Imposto aplicável na venda: Imposto por unidade vendida;
m. Receita: Nada mais é do que a multiplicação do preço líquido (já sem imposto) pela quantidade produzida;
n. Lucro ou Prejuízo: Receita menos Custo;
o. Percentual de Lucro ou Prejuízo obtido: Informa o percentual de lucro ou prejuízo em cada item, ele é importante para maximizar o seu lucro, por exemplo, ao invés de produzir qualidade X ou Y ou ainda produzir matéria prima, por ser mais rentável ou o inverso, conforme o caso;

2) Área destinada a produção de matéria prima, contem praticamente os mesmos campos, porém de forma reduzida:
a. Qualidade da Empresa;
b. Número de Funcionários;
c. Poluição;
d. Salários Totais, com base no número de funcionários aplicados;
e. Custo por matéria prima: Divisão entre o gasto totais com salários e a produção realizada;
f. Receita;
g. Lucro/Prejuízo;
h. Percentual de Lucro/Prejuízo:

3) Preço da Matéria Prima: Existem dois campos, para o caso de comprar por um preço e usar para produzir matéria prima e vender o excedente, por exemplo por um preço maior.

4) Estoque: Campo destinado ao cálculo do estoque de Casas e Matéria Prima existentes que ainda não foram vendidos, já calcula o valor livre de impostos (desde que haja algum funcionário alocado na respectiva qualidade).

5) Consumo da Matéria Prima: Aqui é possível ver, caso você produza matéria prima, qual foi o seu excedente ou a sua falta de matéria prima.


Produção de Armas, Alimentos e Aviões

Clique para ampliar


Apresenta praticamente os mesmos campos que acima, com a diferença que a produção é de fato o que foi produzido e não o percentual.

A única diferença entre a planilha de Armas, Alimentos e de Aviões é que a última não possui trabalho como gerente como as primeiras, no mais, todos os campos são idênticos, por esse motivo, não detalharei cada um dos itens como na produção de casas.


Espero que possa aproveitar o Guia e aumentar a sua rentabilidade e se não for vantajoso produzir, mude de ramo ou invista na elevação da qualidade, pois os produtos de qualidade maior tendem a ser mais rentáveis, mesmo com os salários altos, como atualmente estão.

Caso encontre algum erro, tenha alguma sugestão, pode me mandar mensagem que eu respondo e se for possível atender, eu faço.