[REVISTA ILLUSTRADA] Sonegação - Meus Comentários

Day 1,158, 15:41 Published in Brazil Brazil by raphaelgm


Salve cidadãos!

Hoje, observando o artigo do Israel Barbosa, entitulado "Se cortar minha luz faço buxa de corda", não pude deixar de me interessar pelo assunto tratado: sonegação.

Ao ver os comentários do artigo, me chamou a atenção algumas idéias sobre como coibir essa prática, ainda realizada no eBrasil. Ali, nos comentários, vi um princípio de clamor por (auto) regulação.
_______________________________________________________________________________

Ao meu ver, existe uma série de mecanismos de AUTO-regulação que podem ser criados. O @Barão de Mauá deu um bom exemplo: a criação de uma espécie de lista de fornecedores que não sonegam.

A idéia da lista, brilhantemente citada pelo Barão, poderia criar dois "círculos" de negócios: o dos não-sonegadores e o dos sonegadores.

No círculo dos não-sonegadores seriam realizadas transações entre empresas presentes na lista de empresas éticas.

Isso poderá motivar a união dos sonegadores em torno de um circuito de negócios próprio (uma espécie de circuito mafioso), fazendo contrapartida econômica ao grupo dos não-sonegadores.

Essa idéia é bastante razoável, afinal, ao ver que o cerco está se fechando, eles criariam uma rede de negócios própria para continuar subexistindo. Quando isso acontecer a questão que se colocará será a seguinte: como o dinheiro entra neste circuito mafioso?.

Esta pergunta é especialmente importante pois, minando a entrada de dinheiro, este circuito irar minguar e a atividade "sonegação" deixará de ser, aos poucos, atrativa. Acredito que existam muitas formas de minar a entrada de dinheiro neste circuito, usando por exemplo, mecanismos de sanção - estatais, sociais, políticos, etc - basta agora pensar a respeito.

Porém, existem alguns problemas na implementação de medidas de fiscalização e controle nos mercados:

1) Resistência de políticos que sonegam e que defendem esta prática.
2) Mudança de posição de políticos que ascenderam ao poder sob a bandeira da ética e não-sonegação.
3) Uso indevido da lista, para prejudicar um adversário (exclusão injusta de membros).
4) Falta de mecanismos de constatação de irregularidade (como vou provar que fulano sonegou e como ocorrerá o processo administrativo/disciplinar contra este suposto sonegador)?

Mesmo diante destes problemas, proponho a discussão de alternativas para solucioná-los e quem sabe até, discutir a criação de alguma Associação encarregada de estudar estes problemas e deliberar medidas de fiscalização e controle dos mercados... Uma Associação nos moldes de Instituições da RL brasileira, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou a ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento - com seus estatutos de auto-regulação). Para saber mais, veja os links a seguir:
CVM
ANBID

É lógico que essas medidas são muito burocráticas, mas ao meu ver, são extremamente necessárias. Afinal, é preciso criar algo CONCRETO para coibir práticas de sonegação.

A sonegação é MUITO ruim para o país. Além dos motivos já expostos por outras pessoas, a sonegação quebra empresas que financiam o Estado (exército, SA, etc): isso é o mesmo que quebrar a coluna vertebral do país.



Com a sonegação, a empresa contribuinte QUEBRA e leva consigo o Estado. Enquanto isso, os sonegadores ganham rios de BRL e GOLDS para usar em benefício próprio.

É melhor ter um bom padrão de vida num país FORTE do que ser um milionário no Haiti.


Baby Doc

A sonegação também gera TENSÕES SOCIAIS: o empresário contribuinte, ao deixar de ganhar mais dinheiro para pagar impostos altos, inevitávelmente se resigna com agentes do Estado. Nesses dias, vi uma discussão entre um empresário e um membro do exército que recebia doações do governo para lutar pelo país.
Sem a sonegação, os impostos poderiam ser diminuidos, em tese, sobranndo mais grana para o contribuinte: isso amenizaria algumas tensões e aumentaria a satisfação dos mesmos como cidadãos, sem sombra de dúvidas.

É por essas e outras que a sonegação deve ser tratada como um tema de Importância Vital para o eBrasil, pois a mesma acaba minando as bases econômicas da nação e, em consequência, sua capacidade de atuar mais ativamente no eMundo.

É necessário arrumar a casa primeiro, para só depois ser potência mundial.
_________________________________________________________________________________
_____________________________________-____________________________________________

Pessoal, por favor, votem neste artigo para aumentarmos a visibilidade dessa discussão e motivar outros cidadãos a darem suas opiniões sobre o assunto. Com diversidade de idéias, vamos enrriquecer o debate e desenvolver ações mais completas e eficazes.

Um abraço,

Raphaelgm
Organizador da Revista Illustrada