[PPB] Reflexões sobre a Liberdade de Opinião

Day 2,750, 16:23 Published in Brazil Brazil by Maxwell Fernandes

Ano I N° 05 - 01 de junho de 2015 | Dia 2750 do Novo Mundo

“Aquele que deixa o mundo ou sua própria porção dele moldar-lhe o plano de vida não tem necessidade de qualquer outra faculdade senão a de imitação” (Stuart Mill)

Desde o ensaio “Da Liberdade” maior legado do escritor político inglês Stuart Mill, publicado em 1859 pergunta-se quais são os limites legítimos da ingerência de qualquer autoridade coletiva, no Erepublik, representada pelos Partidos e Unidades Militares em relação à opinião do indivíduo, pois se estes não são refreados, cerceados em sua liberdade e calados pela busca desenfreada do poder pelo poder, certamente a verdadeira liberdade de pensamento e de opinião prevaleceriam e a informação fluiria por todos os meios e mídias existentes no Novo Mundo.

A defesa da liberdade de opinião é o contraponto às opressões da opinião pública. Não podem haver correntes com o que pensa realmente a sociedade ebrasileira quando um ato atinge outro membro do grupo. De outra forma, o único motivo que justifica a interferência dos Partidos e Unidades Militares na opinião, na esfera individual é a demonstração do poder do silêncio e da falta de informação onde esta conduta corriqueira só continuará a causar danos a todos os nossos ecidadãos. Na parte que diz respeito a si mesmo, a independência de atuação, de pensamento e de livre opinião, deve ser absoluta.

Há um sentimento crescente em cada um de nós do PPB de considerar nossa regra de conduta a atitude correta a ser tomada em relação a todos os nossos membros e ecidadãos ebrasileiros. Pois entendemos que a liberdade de opinião é fundamentalmente libertadora. Há uma disposição nos homens, sejam governantes, sejam concidadãos, de impor as próprias opiniões e inclinações como regra de conduta para os demais e acabamos por esquecer que quando se desvirtua a opinião alheia, quando o objetivo torna-se convencer a qualquer custo ao invés de esclarecer: "O fracaso está próximo".

São fatos como esses que tornaram a tirania contra a opinião individual ato comum entre alguns partidos erepublikanos, via de regra para promover somente os interesses do partido e daqueles que os comandam. A realidade mais chocante nisto tudo é ainda perceber que essa detestável tirania da opinião alheia foi criada por alguns partidos na busca de manter de olhos vendados de seus membros sobre o que ocorre realmente na política ebrasileira, varrendo de uma vez por todas a possibilidade de formarmos grupos de pensadores que racionalmente despertassem e desafiassem os outros a formarem opiniões livres.
E se não percebemos isso, cuidado: Não deseja algo (a liberdade de opinião) quem não imagina ser deficiente naquilo que não pensa lhe ser preciso (Platão)

O silenciamento da expressão de uma opinião é um mal, pois não há liberdade de opinião sem que a mesma seja exposta e aceita na construção do todo como complemento. Não é liberdade de opinião o mero pensamento que não chega de forma clara como discussão no seio social. Se uma opinião força ao silêncio, certamente é verdadeira e por isso necessita de atenção mesmo que contenha apenas parte da verdade, assim a colisão de opiniões permite-nos descobrir o resto da verdade.

É Desejável ao ecidadão exercitar o entendimento, os desejos equilibrados. Não a simples imitação dos comuns, do estabelecido socialmente ou dos superiores dirigentes de Partidos e Unidades Militares que os cerceiam, mas guiar-se pelo que mais convém ao eBrasil. Necessitamos da originalidade dos indivíduos que não podem perder-se na multidão, na massa, na mediocridade coletiva.

As pessoas são diferentes e por isso precisam de condições diversas, de modos de vida diferentes para o desenvolvimento pleno da Liberdade de Opinião. E o PPB é o local ideal para se colocar em prática tudo isso.

CLIQUE AQUI E JUNTE-SE AO PPB.

Maxwell Fernandes
Presidente Patriota

COLÍRIO PATRIOTA