[PEB] Nova Era Econômica

Day 1,213, 17:54 Published in Brazil Brazil by Cantres

Como todos já sabem (ou pelo menos, deveriam saber) os ademirs fizeram mudanças no cálculo de produção dos jogadores.

Como até agora eu só vi mimimi nos shouts e mimimi nos artigos, decidi escrever este artigo, para tratar sobre o que isso pode causar de impactos, porque serão muitos, e a maioria estará ligada ao comportamento dos empresários nos próximos dias.

Pois bem...

Primeiramente, acredito que o que qualquer empresário sensato deva fazer é arrumar novas calculadoras para sua empresa. Criar uma no googledocs ou no excel não é difícil.

O que temos de cara pras novas fórmulas é o seguinte:

Produção de raw = Produtividade do trabalhador
Produção manufaturada = Produtividade do trabalhador/6

A fórmula de gasto de raw permanece a mesma:

Pra foods - 6*Nv. da empresa por food produzida
Pra armas - 60*Nv. da empresa por arma produzida

Calcular o lucro ainda é simples, e a fórmula continua a mesma:

Produção * Preço de venda - Gasto de Raw * Preço da Raw - Salário.

Mas agora, se aplicarmos essa fórmula pra um trabalhador Nível 1 com 100% de saúde numa Q5, no cenário atual... observem:

300 (Produtividade)/6 = 50 (Produção)
50 * 3,71 (Preço da food Q5) = 185,5 BRLs
6*5*50 (Gasto de raw) = 1500 Grains
1500 * 0.08 (Preço do Grain) = 120 BRLs
Salário Atual de um Nv.1 = 15.8 BRLs

Lucro total, então, será de:

185,5 - 120 - 15,8 = 49,7 BRLs.

Pra comparar:

Lucro antigo (usando as mesmas informações) era de:

37,1 - 120,00 - 15,8 = - 98.7 BRLs (atente, no caso era um prejuízo de 98.7 BRLs)



Explicando o que aconteceu na verdade

O que aconteceu, na verdade, é que quem tem empresa de manufatura com qualidade superior (vou usar daqui em diante as de food como exemplo, já que as de armas são mais complexas de lidar) foi dormir tendo um funcionário nível 5 (produção 420) e acordou com o equivalente a um funcionário Guru*** (nível 14, produção de 645 sem bônus de amigos) usando afterwork (que dá 200% de bônus).

E é claro, o dono da empresa gasta mais em grains pra aproveitar esse bônus de produção. Entretanto esse passa a ser o único novo gasto que ele tem.

(Aqui cabe ressaltar um fato importante: se você trabalha apenas como manager, o seu "salário" seria o equivalente a food que você gasta pra recuperar o life - então até pra quem só trabalha na empresa o aumento é significativo)

Isso significa, obviamente, que o equilíbrio antigo da economia foi água abaixo. Antes, o aumento de salário seguia um padrão equivalente ao aumento da produção para todos os setores. Isso agora é impossível, porque o aumento de produção não segue o mesmo padrão pra todas as empresas.

Isso quer dizer que:

Um funcionário numa empresa Q1 vai render x1 sua produtividade normal, numa Q2 x2, numa Q3 x3 e assim vai. Essa diferença de rendimento da produtividade faz com que além dos empresários de empresas com mais qualidade possam baixar seus preços (de modo que fiquem em taxas menores que a proporção da Q1 e sejam mais "lucrativas" do ponto de vista do comprador), eles também tenham elasticidade nos salários que podem oferecer.

Eles agora podem pagar mais por empregados mais produtivos, e os outros setores de produção (principalmente raw) não tem como acompanhar isso. É aí que mora o perigo.

Antes, o sistema de produção garantia um equilíbrio de demanda/oferta de grain, sendo que eram necessárias 2 empresas de grain pra cada 1 de food (independente do nível). Com as mudanças, serão necessárias pelo menos 3 vezes mais grains pra atender a nova demanda de food, e foi aumentado apenas duas vezes a produção. Então, passam a ser necessárias 3 empresas de grain pra cada uma de food (por enquanto - conforme as empresas vão sendo upadas, essa média vai mudar) no mínimo. Mas se temos que ter mais empresas de grain, e em compensação quem tem maior elasticidade de salários são as empresas de manufatura de alta-qualidade, temos um problema sério pra resolver.

Eu particulamente acredito que os empresários vão abusar mais da elasticidade de salários que da diminuição de preços, visto em conta que é muito mais difícil contratar funcionários do que vender seus produtos no eR. Isso torna o problema mais sério ainda. Se faltar grain para suprir a demanda criada pelas empresas de food, nossa economia vai andar pra trás, apesar dos bônus.

É importante notar uma coisa: conforme variar o preço do grão, provavelmente será mais lucrativo pra quem trabalha como manager em empresas de grain vender o seu grain e comprar food Q5 ou Q4 do que industrializar suas próprias foods.

Reatingir (isso se considerar que um dia atingimos) o equilíbrio de preço-salários agora será mais difícil, e queria pedir a todos os matemáticos e economistas de plantão e todos os jogadores com interesse em potencial que começasse a fazer contas e simulações ao invés de fazer mimimi ademir mimimi vou trabalhar sozinho. Existem agora várias variáveis do mercado pra serem descobertas, como por exemplo a provável % de redução entre os preços da food para não termos a disputa salarial injusta ou lucro excessivo dos empresários. Também será necessária uma reforma tributária, porque o IR provavelmente voltará a ser a imposto mais importante na arrecadação, se houver mesmo o aumento de salários que a matemática e a elasticidade salarial permitem.

Descobrir esses números e parâmetros passa a ser mais importante que fazer mimimi.

Fica dado o recado.