[O Foco] Descentralizar, por que não?

Day 1,643, 14:28 Published in Brazil Brazil by Hugan


Lembro de quando eu comecei a planejar minha candidatura a presidente para outubro de 2010. Minha principal ideia era CRIAR e DESCENTRALIZAR.

No final de tudo consegui estabelecer alguns projetos que existem até hoje, como algumas que vou descrever aqui:



FODACE
Para libertar o North of Brazil da Espanha, reunimos os maiores tanks do Brasil em um canal chamado #Fodedores (ou algo assim). Algum tempo alguem (creio que o Jazar) apresentou um projeto ao exército de tornar esse grupo do FODACE que se tornou a Elite do Exército.

Casa Civil

Ocupado pelo Mazarino, o cargo de Primeiro Ministro no meu governo exerceu o que hoje chamamos de Casa Civil, boa parte da administração do governo na area militar e financeira.

Por outro lado na area social tinhamos Ryan Cullen como Ministro do Desenvolvimento Social, responsável por coordenar o trabalho de outros ministros como Comunicações e Educação. Algum tempo depois o cargo foi renomeado como Gabinete de Educação e Comunicações.

Ministério da Educação

Meu maior orgulho foi dar inicio a esse ministério, ele funcionou muito pouco no meu governo mas recebeu bastante atenção nos outros apesar do projeto inicial ter sido modificado.

CDJ e ABL (exstintos)

Por um tempo funcionou e creio que pessoas divertiram-se com os projetos auto-explicativos Centro de Desenvolvimento Jornalistico e Academia Brasileira de Letras.



Na minha equipe tive 11 Ministros + 1 Vice Presidente + 6 Ministros Adjuntos na Defesa + 6 Secretários de projetos. Mas esse artigo não é uma propaganda do que eu fiz e sim uma reflexão sobre o que pode ser feito.

Todos sabemos que o governo não tem capacidade de ser administrado por apenas um partido e sempre encontramos pessoas de vários partidos em todas as chapas. Mas por que focamos apenas no "1º Escalão" ? Por que não criamos mais Diretorias, Secretarias, etc?



Ministros

Os ministros poderiam ocupar a função de supervisor, coordenar e administrar os assuntos da sua "pasta" e ter assim uma postura mais de líder do que de operador.

Secretarias

Transferindo algumas responsabilidades dos Ministros para secretários podemos expandir o serviço, três secretários podem fazer o serviço de 1 ministro e esses mesmos 3 secretários podem desenvolver seus trabalhos produzindo mais para o país.

Diretorias

A cooperação do Governo-Projeto Independete pode ser feito através de diretorias, já existe a ABAI, mas podemos ter mais diretorias. Projetos semi-independentes com supervisão do governo e prestação de contas públicas.



Como fazer isso?

Esse é o X da questão, como vamos expandir de 10 para 30 o número de pessoas trabalhando em posição de chefia?

Primeiro precisamos regulamentar cada um dos novos trabalhos, secretarias e diretorias. Teremos uma secretaria só para atualizar o jornal do MD? Uma diretoria só para planejar babyboom's?

Como essas secretrias vão se desenvolver? De atualizar o jornal passarão a descrever todo o cenário mundial e de planejar um babyboom vão passar a executar?

Bom o artigo é só uma reflexão, não está ao meu alcance fazer nada disso e precisa ser discutido mais detalhadamente. Mas já pensaram como é lógico que mais pessoas trabalhando de forma organizada aumentaremos nossa produtividade?

Mais informações no tópico.