[MRE] Boletim Externo Nº 5

Day 4,091, 00:46 Published in Brazil Brazil by MoFA do Brasil


Palácio do Itamaraty, 1 de fevereiro de 2019.
Dia 4091 do Novo Mundo.


Olá caros brasileiros,
Chegamos ao fim de janeiro, o mês que inundou o eRep de verdadeiras batalhas épicas e trouxe muito mais emoção ao jogo, além é claro de algumas novidades para o eBR. O MRE agradece toda a ajuda que recebeu no mês de diferentes jogadores na manutenção de nossa política externa, de nossos companheiros de Governo, assistentes e cidadãos, mais um mês com missão cumprida.



O Brasil termina o mês de janeiro com sucesso em ter mantido sua posição sem grandes alterações diplomáticas, o território brasileiro esteve seguro e fora dos olhos estrategistas de países protagonistas na guerra. Nossos laços com a maioria de nossos aliados continuam fortes e a comunicação diplomática ativa, ajudando-os quando possível.



Os tratados com a Colômbia e a Venezuela fortalecem nossa posição no continente, garantindo mais influência diplomática e contato com nossos vizinhos. Informo, entretanto, com pesar, que o governo venezuelano enfrentou problemas em seu congresso e ainda não foi capaz de viabilizar o acordo de concessão que negociamos com eles. Contudo, o governo da Venezuela está a trabalhar, juntamente conosco, em resolver a situação.

A TW da Colômbia, depois de um remanejamento de regiões devido ao pouso da França para também realizar outra TW com os colombianos, volta ao normal hoje, com o Brasil atacando Amazonica e Orinoquia por diretas (e vencendo), e a Colômbia lançando as RWs nas respectivas regiões e as tomando de volta.



Guerra no Mundo

Assim como notaram no último a artigo, a guerra entre os países do bloco Asteria e anti-Asteria ganhou destaque no oriente médio, com as batalhas entre Irã, Turquia, Espanha, Argentina, Macedônia, Sérvia e Bulgária. A guerra está começando a dar um sinal de esfriamento, com menos movimentações e declarações de guerra, mas ainda bastante interessante, vejamos seu desenrolar.

Turquia
Depois de ter conseguido derrotar e parar o airstrike de três países da Asteria (Eslovênia, Portugal e Lituânia), a Turquia ainda permanece como o principal e mais forte país a lutar contra a aliança. O país, que com a ajuda da Argentina e da Hungria wipou o Irã de suas cores, enfrentou a Macedônia depois que estes pousaram nas regiões que os húngaros mantinham no Irã. Em uma constante troca de regiões entre Turquia, Argentina e Hungria no Irã há alguns dias, para passar o controle dessa região para os turcos, a Macedônia mandou um airstrike na Hungria e interrompeu ali os planos da Turquia. Contudo, vencendo e expulsando a Hungria do Irã, a Macedônia acabou perdendo contra os turcos em uma batalha envolvendo uma enorme quantidade de dano. Com esse resultado a Turquia agora possui controle sobre as cores do Irã, além de também conseguir conectar os seus bônus com as regiões iranianas. Nem tudo entretanto foram flores para os turcos, eles perderam as frentes contra a Bulgária e a Sérvia e somente agora estão recuperando suas fronteiras com esses países.



Frente americana
A Croácia e a Grécia bem que tentaram um comeback nos Estados Unidos, mas não deu certo. Depois de lançarem um AS contra a Romênia ali, ambos países foram capazes de vencer, mas sofreram contra-ataques da Sérvia e da Bulgária. A Sérvia conseguiu, novamente, expulsar a Croácia das Américas em duas batalhas marcantes onde os croatas chegaram a fazer mais dano, mas os sérvios possuíam mais apoio aliado. Enquanto isso, na Europa, a Bulgária entrava nas cores gregas com sucesso, finalizando a frente tomando as regiões gregas que os mesmos haviam conquistado contra a Romênia nos Estados Unidos. Os romenos, por sinal, apesar de terem perdido algumas batalhas, conseguiram se segurar atacando as regiões que os Estados Unidos tentavam manter, enquanto a Sérvia e a Bulgária cuidavam da Croácia e da Grécia.

Grécia
Com a eventual vitória búlgara contra os gregos em suas cores, a Croácia, que possui TW em território grego, decidiu lançar um ataque contra os búlgaros na tentativa de tirá-los das regiões centrais da Grécia. A guerra foi recentemente aprovada e a Bulgária está passando um NE contra a Croácia, que falhou em sua primeira batalha contra a Bulgária. Nos próximos dias deve haver uma escalada do conflito com a liberação de uma região grega em fronteira com a Bulgária, adicionando assim mais uma frente contra os búlgaros.



Outros

Albânia: Depois da Lituânia lançar um airstrike contra os turcos (e perder) apenas para drenar a Turquia contra a Asteria, a Albânia decidiu contra-atacar a Lituânia com outro AS, em apoio a seus aliados turcos, mas falhou. A Lituânia venceu a Albânia em mais um confronto entre os dois países, o terceiro em um mês, todos com vitória lituana sobre a Albânia.

Sérvia: Com a derrota de seus aliados no Irã, a Sérvia está propondo a Turquia como inimigo natural e deve nos dias seguintes tentar conseguir uma fronteira com os turcos em uma tentativa de ajudar o Irã a libertar suas cores. A Sérvia possui regiões fronteiriças nos Emirados Árabes e na Índia que podem ser usadas para atacar os turcos.

Digno de nota: É interessante observar como a coligação anti-Asteria ainda se mantém forte com um mês de guerra, nota-se por exemplo que os movimentos militares na América do Sul como o avanço sérvio estão por hora parados. Isso não significa, todavia, um enfraquecimento da Asteria, já que seus inimigos estão em suma falhando nos principais objetivos, como removê-los dos Estados Unidos e Canadá, percebe-se também que ainda não houve uma tentativa de um ataque mais concentrado por parte dos países sul-americanos. A frente turca no Irã permanece como um grande trunfo para os inimigos da Asteria, mas ainda é a única. Fevereiro, portanto, permanece um mês misterioso, onde não se sabe se algum lado sairá consagrado ou se haverá gradualmente uma redução das frentes, com esforços na manutenção das regiões atuais apenas.



Obrigado pela leitura, esperamos que mais uma vez tenhamos finalizado o mês com sucesso e com a satisfação da maioria dos brasileiros. Desejamos a todos um bom dia!

Carl Zin e King Dom Miguel O Vader.