[MoFA] Portugal e a actualidade geopolítica

Day 3,732, 16:41 Published in Portugal Spain by Ministerio dos Negocios Estran


Caros ePortugueses,

Vou começar este mandato por vos apresentar os MPPs previstos por este governo para o presente mandato:



São eles França, Irão, Rússia, Polónia, República da Macedónia, Colômbia, Bulgária, Peru, Lituânia, Roménia, Espanha, China, Sérvia e Eslovénia.

Fazemos parte da aliança Asteria, a mais forte neste momento no eRepublik e contamos igualmente com aliados fora da mesma.



Neste momento a situação no eMundo é a seguinte:


(a Hungria foi expulsa da Pacifica recentemente)

Podem observar que existem 3 grandes alianças de momento: Asteria, Pacifica e Andes.

A aliança em que me vou focar mais agora é a Pacifica.

A Pacifica foi criada com uma união entre os EUA e a Rússia. Mais tarde, com a desintegração da Leto, Asgard e, mais tarde, da Syndicate. Desenvolveu-se para se tornar uma verdadeira aliança.
A Pacifica tentou a utopia de ser o 3º bloco, e por algum tempo conseguiu. Apesar disso, era visível a divisão dos seus membros entre o bloco Syndicate+Andes e o bloco Asteria.

No entanto, um país da Pacifica, os EUA, tentaram manter-se o mais neutros possível.
Os EUA sempre foram um país com uma diplomacia questionável. Através da chamada doutrina “Wild Owl”, mudavam de aliança conforme o poder de dano dos blocos, não sendo a amizade um factor importante para eles. Tornaram-se assim um país odiado por muitos.

Nos passados meses, a Hungria, um país Pacifica mas no bloco Syndicate/Andes, começou a invadir países Asteria na Arábia Saudita, tendo sido derrotados, com o auxílio da sua aliança a ser mínimo.

Aí, os EUA perceberam que a sua posição estava fraca e precisavam de voltar ao bloco Asteria. Para além disso, precisavam de antagonizar a Hungria, um país anti-Asteria. Recorreram assim a lançar um Airstrike na Croácia, um país no bloco Syndicate/Andes, de modo a agradar à Roménia e à Sérvia.

Mas então, o air strike não correu como previsto e os EUA falharam a aterragem. De imediato, a Croácia contra atacou lançando um AS aos EUA, desta vez, aterrando com sucesso.

Após aterrarem com sucesso, os croatas conquistam mais 2 regiões americanas. Apesar deste avanço, foram travados pelos avanços de airstrikes lançados por países Pacifica.

Hoje, assistimos à expulsão da Hungria da Pacifica, através de uma proposta lançada pelo SG da mesma. Com isso, assistimos à maior consolidação da Pacifica como uma aliança próxima da Asteria.



Que conclusões se podem tirar desta guerra?

A meu ver, 2 ilações são bem visíveis,

- A Pacifica continua unida em redor dos EUA, intervindo cirurgicamente para eliminar a ameaça. O mesmo não aconteceu com a Hungria, que foi virtualmente abandonada.
- A Croácia não teve apoio suficiente do seu bloco. O que mostra a desorganização do bloco Anti-Asteria e a necessidade de uma Syndicate surgir.




O que pode acontecer no futuro?

Na minha opinião, 2 cenários podem acontecer:

- Os EUA ganham o apoio da Asteria em futuras guerras atingindo assim o seu objectivo.
- Os EUA são "antagonizados" por ambos os blocos.
E aqui pode-se falar em 2 sub-cenários
-- Os países Pacifica continuam a apoiar os EUA, continuando o status-quo e um pseudo 3º bloco.
-- Os países Pacifica juntam-se aos 2 grandes blocos, de certa forma antagonizando os EUA.

Neste momento parece que o cenário 2.1 está a acontecer, estando o cenário 1 mesmo do outro lado da porta, com vários países Pacifica a apoiar os EUA e a Asteria mantendo-se pacífica no seu canto, não tomando partidos. Apesar disso, a Pacifica, no seu conjunto, tornou-se mais próxima da Asteria.
No entanto, devido à absoluta superioridade da Asteria e ao aborrecimento que isso traz, poderemos observar alguns movimentos interessantes nos próximos tempos.



E o que interessa para Portugal?

Para Portugal, a prioridade é continuar a apoiar os nossos aliados.

Reagiremos sempre com inteligência e sensatez a qualquer avanço diplomático entre os EUA e a Asteria. Vamos estar atentos a futuros desenvolvimentos diplomáticos no futuro.



Finalmente, deixo ainda uma lista de artigos interessantes sobre o assunto:

- [Ω] Against all odds por Papi Don

- [EBM] Ensayos impopulares sobre EEUU, Pacifica, Croacia y lo que se viene por EBM (em espanhol com um pequeno resumo em inglês)

- Hungary, Pacifica and the irreconcilable rift por TheJuliusCaesar

- Farewell to Pacifica por Nalaja

- Pacífica en la encrucijada por Barriga Verde (em espanhol)



E é tudo por agora. Caso achem que não fui correcto em alguma parte do artigo ou têm alguma dúvida, por favor comentem ou mandem PM.

Cumprimentos,
Thydan