[MoF] Evolução do Orçamento

Day 3,046, 05:22 Published in Portugal Portugal by Ministerio das Financas


Estimados eportugueses e eportuguesas,

De acordo com o compromisso estabelecido com o Congresso e todos os eportugueses, passo a apresentar a corrente evolução do Orçamento.

Começo por recordar o orçamento aprovado em Congresso:



Ao longo dos primeiros 17 dias de governo, a recolha de impostos foi a seguinte:



Uma breve análise a estes dados indica-nos que cerca de 50% dos impostos previstos já foi atingido, ignorando os dados do Canadá pois, como foi decidido devolver os impostos deste país, para este exercício contabilístico esses valores não serão tidos em conta no resultado final, daí a presença da alínea a) em cima.

Comparando com o mês anterior, e só recorrendo aos valores de ePortugal, existe uma variação de 2% a menos, mas ressalvo que no primeiro dia do anterior governo, coincidiu com o evento do dia 3000 do jogo, que por si só, justifica essa diferença de valores, entre ambos exercícios.

Com base nestes dados, numa estimativa de 17 dias e dividindo o valor de 127.605 pte, obtêm-se o valor médio de impostos de 7.506 pte, e multiplicando este valor pelos 30 dias deste mandato, atingimos o valor de 225.180 pte, faltando cerca de 24.820 pte para o valor que este governo se propôs a atingir nesta rubrica. Recordo que quando este mandato se iniciou a decisão de devolver não tinha sido tomada ainda, estando em discussão no Congresso qual a atitude a tomar. Recordo ainda que este exercício é meramente contabilístico e imprevisível, e caso os portugueses reduzam a sua atividade interna, esta irá refletir-se nestes valores.

Comparativamente com o exercício anterior, a média deste governo é menor, mas ressalvo, novamente, o evento do dia 3000 como elemento que explica esta diferença:


O PCV, lançado este mês pela equipa do MoF juntamente com outras doações recebidas conseguiu amealhar cerca de 11.300 pte, ou seja, 56% do estimado no início deste mandato. A todos quantos ajudaram a atingir este valor, o nosso muito obrigado. Se porventura, também podes e queres ajudar, podes sempre fazê-lo, bastando para tal um simples patrocínio nas páginas estatais.

Acrescentar ainda que até ao momento foram geradas receitas de 7.350 cc através do mercado monetário, verba essa que contamos ainda aumentar até ao final do mandato.



Em termos de despesas, o MoFA já investiu cerca de 130.000 pte em MPP´s, em conjunto com o Congresso, perfazendo cerca de 93% da rubrica destinada para este fim.

O MoD conforme prometido fez um investimento de 50.000 pte, na aquisição de armas, não tendo sido registado nenhum gasto em co’s até ao momento.

O MoE já investiu na atribuição de gold dos prémios/concursos sobejamente conhecidos, contudo este valor, de prémios atribuídos, será apresentado no fim deste mandato. Ainda não se procedeu a qualquer gasto no apoio aos novatos este mês.

As despesas correspondem a 63% do total estimado.



Juntando os dois valores chega-se à conclusão que o Estado Português apresenta neste momento um prejuízo de aproximadamente 30.000cc. No entanto esperamos rectificar este valor na segunda parte deste mandato já que ainda temos cerca de 13 dias de impostos para receber e a despesa não deverá aumentar muito mais.





Como sempre, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento que vos surja.
A equipa do MoF,

lfilipe13
Hediondu


Sempre que patrocinares um artigo estatal, estás a ajudar o teu epaís