[MoE - Pisco - Art 1] Tutorial 15 - Escreve os teus Artigos!

Day 3,431, 23:00 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



Tutoriais já publicados: clica neste link



 Olá, pessoal! Hoje publicamos um tutorial sobre o módulo jornalístico, mostrando como escrever os teus próprios artigos!

 Se estás interessado neste módulo do jogo, se achas que podes ser um grande jornalista, se achas que tens piada, se gostas de fazer análises políticas, económicas ou militares, ou se és daqueles que gosta de receber toda a atenção, força, este é o tutorial indicado para ti!



Como iniciar uma eCarreira Jornalística?

 Em primeiro lugar tens de criar o teu Jornal. Para tal, arrasta o rato para a zona "Comunidade" e aí terás "O Meu Jornal"

  



 Os requerimentos para poderes criar o teu Jornal são:
  - Nível 9 de experiência (pelo menos 130 pontos de experiência)
  - 2 Golds.


Nesta página podes escolher um nome e uma imagem para o teu jornal. Estas escolhas não são definitivas, podes trocá-las mais tarde.

 Depois de criarem, terão então a base para começarem a escrever.




Como editar os detalhes do teu jornal?

 Clica no botão indicado na imagem seguinte:



 Depois é só editar os campos desejados, pagar (caso seja o caso) e aplicar as alterações!






 Para criar artigos é bastante fácil, basta irem ao vosso jornal e no canto superior direito têm lá um ícone para criar artigos, basta clicar e começar a escrever 😉

  

  

 Agora vamos para o que mais importa: como formatar os artigos!


 Há duas formas de fazer isto: pelo menu ou por bbcode.




 Podes por exemplo selecionar um texto e apertar no botão de bold no menu que o editor de arquivos irá colocar o código (bbcode) correspondente a esta formatação. Se clicares em colocar link ou colocar imagem aparece uma janela com um campo.

 Se gostas de escrever códigos, então podes colocar direto os códigos. Seguem alguns dos mais usados:


  Negrito
Code:
[b]Negrito[/b]

  Itálico
Code:
[i]Itálico[/i]

  Sublinhado
Code:
[u]Sublinhado[/u]


   
Centralizar texto
Code:
[center]Centralizar texto[/center]


    Link
Code:
[url=http://www.erepublikpt.com/forum/index.php]Link[/url]



   Imagem:

  
Code:
  [img]http://t06.deviantart.net/DgDmkTTAgnkpKfQkcq-IPE69WMc=/fit-in/300x900/filters:no_upscale():origin()/pre01/64ad/th/pre/i/2016/057/0/a/hapu_dursh_cell_shade_by_sheandog-d9swj2j.png[/img]



   Linha separadora:

Code:
-----


   Colocar código:
Code:
[code]
[/code]



  - Veja mais códigos neste endereço.
  - Podes colocar Emojis também, clica aqui para mais detalhes 😒mile_cat:


  DICA: Facilita bastante a vida usar uma ferramenta externa para escrever artigos. O ministro Pony usa o eRep Editor, que está um pouco desatualizado mas serve bem para a maioria das funções. Lá há opções adicionais além das do menu, como códigos para alinhar o texto de forma centralizada ou pela direita, ou para textos menores (ou assim) e textos riscados. Como todas as opções representam códigos do bbcode, isto funciona! Outra alternativa mais recente é o editor de texto do eRepublik Deutschland, que permite salvar os artigos (thanks Princess Kat xD )

  DICA: Existe um bug (mais um!) do erepublik em que às vezes após todo o tempo de edição de um belo artigo clicas em "Publicar artigo", e ao invés de publicar aparece uma página em branca com a infame mensagem "CSRF Attack Detected". A melhor dica é antes de clicar em Publicar copie todo o texto e salve em um editor de texto qualquer. Daí se algo der errado é só colar de volta o texto e tentar de novo 😃



  DICA: Queres saber se algo funciona? Testa e aproveita sempre a função de "Visualizar Rascunho" - ela é importantíssima para veres como ficou o artigo antes de publicar. Aproveita e testa bastante todas as funcionalidades, códigos e tudo o mais. Mas lembra-te das dicas acima - o melhor é fazer isto num editor externo!

  DICA: Links com caracteres como "?" e "&" (que servem para passar parâmetros para dentro de um site) podem quebrar (por razões de segurança o plato quebra os artigos nestes pontos). Se o teu link tem este tipo de caractere, usa o TinyURL que ele gera um link limpo que podes usar sem problemas!

  DICA: Vídeos são fixe e tudo o mais, mas para quem usa telemóvel ou computadores mais antigos os vídeos podem travar o aparelho ao abrir o artigo, principalmente se forem vários vídeos numa página só. Usem mas não abusem!




 Depois de estar escrito, têm varias opções por baixo, publicar em Determinado país, o que custará Ouro, consoante o país e a afinidade desse país com Portugal (ou o país com o qual tenhas cidadania):

  - 0 Gold: O país da tua cidadania
  - 10 Golds: País com o qual o teu país esteja em guerra direta
  - 15 Golds: País que tenha Embargo Comercial contra o teu país (ou vice-versa)
  - 2 Golds: Qualquer outro país

 Há também uma Lista de Categorias, esta lista vai colocar o artigo em determinada aba na pagina principal, sendo mais fácil para os jogadores que quiserem ler artigos relacionados com o que escreveram o encontrarem, Por exemplo, não vamos escrever um artigo sobre batalhas e guerra e colocar na aba de economia e politica.

Categorias:

 Existem seis diferentes categorias de notícias no eRepublik e ainda um menu para as subscrições. Quando um artigo é escrito, o editor deve escolher qual a categoria ideal para o artigo em questão. As categorias já haviam sido descritas no primeiro tutorial sobre o Módulo Jornalístico, e são estas:

  
  Os Primeiros Passos no eRepublik: Aqui encontrarás guias e tutoriais com o intuito de ajudar os novatos.

  
  Ordens de Batalha: Aqui encontrarás ordens governamentais ou privadas sobre onde deves lutar.

  
  Análise de Guerra: É aqui que deves publicar todos os relatórios e análises que elabores acerca de uma guerra.

  
  Debates e Análises Políticas: Aqui encontrarás artigos como candidaturas, análises políticas, críticas e comentários.

  
  Negócios Financeiros: É nesta categoria que encontrarás desde análises financeiras e artigos de especialistas nesta questão a propostas e resultados de investimentos.

  
  Interações Sociais e Entretenimento: Artigos de lazer e de entretenimento variado, convite para a participação de jogos e eventos, juras de amor (e ódio)... Se o artigo não for abrangido por mais nenhuma categoria, então é aqui que ele deve ser publicado.

  
  Assinaturas: Esta é a única "Categoria" personalizável. Aqui encontrarás os últimos artigos dos jornais que tiveres subscrito. Estas notícias estão em ordem por data (primeiro as mais recentes), e não por votos como as outras.




  Como editar um artigo já publicado

  Se por acaso depois do artigo lançado reparas que tens um erro ou queres acrescentar mais info tens a possibilidade de editar o teu artigo basta ires de volta ao teu jornal e no respectivo artigo encontrarás o botão editar. Daí é como quando se está a escrever um artigo novo, os comandos são os mesmos!


Dica para ganhar votos, patrocínios, comentários e assinaturas: coloca imagens agradáveis ao olhar, como raparigas em trajes indecentes!


 Note que:

  1) Após publicares um artigo deves esperar uma hora até poderes publicar novamente.
  2) Após 30 dias, não poderás mais editar ou deletar um artigo!




 Esperamos que este tutorial ajude-os a escrever novos artigos e a trazer mais vida para a mídia de ePortugal! E é tudo por hoje.

 Beijos miúdas!


Créditos: Artigo por Pony do Inferno, Sucateir0, Filipe de Cabanas, Eunito e talvez algum outro que não recorde mais; referências originais: Bíblia do erepublik v4 (2014) por Thydan e Tutorial sobre os Media (2012) por Bitorino

Cumprimentos,
Equipa do Ministério da Educação de ePortugal

Pony do Inferno - Ministro da Educação
ReaverPT - Secretário de Estado do Ministério da Educação
Texas Rangel - Secretário de Estado do Ministério da Educação
Eunito - Estagiário do Ministério das Finanças