[MoE - Granikus - Art 14] Tutorial 9 - Conceitos do Módulo Económico

Day 3,026, 17:43 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT


Tutoriais já publicados
  - 1) Os Meus Lugares
  - 2) Força vs XP
  - 3) Guerras
  - 4) Partidos Políticos
  - 5) Eleições e Ditadura
  - 6) As Leis do eRepublik
  - 7) Os Mercados
  - 8 ) Impostos


 Olá, pessoal!

 Completando a nossa série de tutoriais sobre o módulo económico, hoje trazemos um tutorial sobre aspectos adicionais deste módulo, incluindo os itens presentes no menu de economia do país. A maior parte do conteúdo deste tutorial foi publicado há pouco tempo pela jogadora Slayra, mas, para que esta informação esteja mais facilmente acessível aos novatos em uma série de documentos oficiais, pedimos a sua autorização para integrar o artigo escrito por ela na série de tutoriais do MoE.


Créditos:
 Tutorial original escrito por Slayra em fevereiro de 2016 e adaptado por Pony do Inferno.
Link para o tutorial original

Link para os tutoriais existentes no Fórum (ainda não atualizados)


P.s.: como sempre, se as imagens não estão a aparecer, coloque "https://" no início do link na barra de endereços do navegador.




TUTORIAL: Conceitos do Setor Económico

 O sector económico, tal como outros sectores que foram referidos até à data, comporta aspetos semelhantes à sociedade atual. No sector económico, o jogador têm a possibilidade de criar as suas próprias empresas (onde terá a possibilidade de trabalhar e gerir as empresas), recorrendo a fatores económicos que se encontram na dependência de decisões do Governo.

1. Economia do País

 Na página do país, pode-se acessar a aba de economia para se ver informações pertinentes, obviamente, à economia do país. Ela também pode ser acessada por este link.

1.1. Tesouro



 O tesouro contém parte do gold e do PTE do estado, além de comida. O Tesouro recebe o PTE através das doações e dos impostos. O governo e o Congresso podem utilizar o Gold para declarar guerras e emitir dinheiro (converter 1 gold em 200 PTE), doar PTEs para organizações (como os ministérios ou as FAPs, as Forças Armadas Portuguesas), de modo que estas possam exercer suas funções, ou usar estes PTEs para assinar MPPs (Pactos de Protecção Mútua) com nações aliadas. Além disso, podem usar tanto a moeda quanto a comida (energia) para realizar um Ataque Aéreo.

 Um ataque aéreo consiste em uma declaração de guerra a um país com o qual não se possui fronteira. Para que este seja possível, é necessário que se gaste uma determinada quantia em dinheiro e comida. Podes doar estes recursos para um PTE na aba Militar do país.

1.2 Impostos

 Os impostos são obtidos através da actividade econômica dos cidadãos, e são uma das duas fontes de renda principais do Governo (a outra são as doações voluntárias).

 Um aspecto importante a respeito das taxas é que regiões ocupadas militarmente fazem com que parte dos impostos da nação ocupada passem a ir para o tesouro do invasor, e não da nação original. No momento de escrita do tutorial, estamos em uma Training War (TW) com o eCanadá (uma TW é uma guerra entre duas nações amigáveis que não visa a conquista de territórios, mas sim a actividade dos jogadores das duas nações, sem hostilidade entre elas. Ao fim desta guerra, os territórios originais deverão ser devolvidos às suas respectivas nações).



 O custo dos impostos para os contribuintes estão explicados mais detalhadamente no Tutorial 8, apropriadamente chamado Impostos.

1.3 Recursos do País

 Cada região no eRepublik possui um recurso associado a ela. Cada recurso concede um bônus de produtividade à nação que domina a região em um dos três tipos básicos de produto (comida, armas e casas), tanto na produção das matérias-primas quanto do produto final.

 Existem 5 tipos diferentes de recursos associados a cada produto. Cada recurso diferente concede 20% de bônus à produção da matéria-prima e do produto final correspondente desde que esteja conectada à região na qual está a capital do país (isto é, a região possui fronteira com outras regiões do mesmo país de forma que se possa, indo de região em região possuída pelo país, chegar à capital, sem que seja necessário atravessar território estrangeiro). Caso não haja conexão da região com a capital, o bônus é de apenas 10%.

 Como exemplo, vejamos os bônus apresentados por ePortugal actualmente na imagem abaixo:



 O recurso de Lisboa é peixe, fornecendo um bônus de 20% à produção de comida. No entanto, ePortugal possui no momento a região de Ontario, que também fornece este recurso, mas, como já há outra região que fornece peixe, o bônus não aumenta (múltiplas regiões fornecendo o mesmo produto não aumentam o bônus). O bônus total à produção de comida e suas respectivas matérias-primas é de +80% (por possuirmos 4 dos 5 recursos relativos à comida). Já a região de Saskatchewan possui Ferro, que fornece bônus em armas, mas, como não há contacto direto entre ela e a capital, o bônus é só de 10%. Como há duas regiões conectadas à capital com acesso a dois outros recursos, o bonus total é de 50% para a produção de armas. Por fim, há um bônus de 20% à produção de casas devido a um único recurso disponível (areia) nas regiões possuídas por ePortugal.

1.4 Embargos

 O Governo, em conjunto com o congresso, pode embargar a troca de recursos por parte de dois países, impedindo que jogadores de um destes países possa exportar ou importar para o outro. Apenas o CP pode propor uma lei de Embargo Comercial.


Um exemplo de embargo comercial. Como ePortugal não possui nenhum embargo comercial actualmente, tive de buscar em outra nação.



2. Tarefas do Jogador

 As tarefas do jogador passam pela gestão do stock (quanto ele produz e quanto produz caso contrate outros jogadores para trabalhar na sua empresa), gestão dos salários dos jogadores que trabalhem para este, bem como das propostas iniciais no mercado de trabalho, e por último (e o mais importante) o controlo do mercado nacional (o jogador terá de saber jogar com o preço do mercado e com o produto que está a vender, pois certos tipos de produtos estão sujeitos a taxas).

 A administração da sua empresa já foi discutida no Tutorial 1, Os Meus Lugares, no item correspondente às empresas. Também discutimos brevemente a compra e a venda no item correspondente ao Armazém.

 Já o conteúdo do menu de "Mercados" foi visto no Tutorial 7, Os Mercados

2.1. Venda ao estrangeiro

 Normalmente, podes apenas vender para o país ao qual tinhas cidadania (CS) desde o início do jogo. Mesmo que mudes de CS, ainda assim só podes vender para aquele país. No entanto, podes comprar uma licença de exportação por 20 golds para qualquer país específico. Estas vendas estão sujeitas à Taxa de Importação (Import Ta do país em questão (veja mais detalhes sobre este aspecto no Tutorial 8, sobre Impostos).

2.2. Jogando no Mercado Monetário

 O gold (ouro) é utilizado para a criação de certo tipo de empresas que não podem ser criadas com a moeda do país, elaboração dos treinos diários (opções onde o jogador pode treinar mais vezes gastando gold (ouro) e comprar packs de wellness (saúde) durante as batalhas, etc.). Este tipo de moeda pode ser comprada/vendida (caso o jogador pretenda gastar dinheiro na sociedade actual), pode ser adquirida em medalhas (quando o jogador atinge certas missões) e trocada.

 Cada país pode trocar a sua moeda (exemplo de Portugal, PTE) pela moeda principal (o Gold), ou pode trocar a moeda principal pela moeda do país, a partir do Mercado Monetário.

 O Mercado Monetário permite a todos os jogadores fazerem as suas propostas de troca de moedas. Este funciona como uma espécie de Banca que a partir das propostas apresentadas que se encontram em constante mudança, o cidadão poderá “jogar” com essas mudanças e beneficiar com preços mais altos ou mais baixos (dependendo se este esta a propor uma troca (interessa receber mais da outra moeda) ou a tentar fazer uma troca procurando a oferta mais baixa (interessa encontrar um preço mais baixo).

 Pode-se obter algum lucro neste mercado, mas aconselhamos cautela ao jogador para que este não venha a perder seu dinheiro!



 Como sempre, esperamos que esta informação seja útil aos novatos e também a alguns veteranos, e que agora estejam todos mais aptos a agir (ou não agir) no módulo económico. Até a próxima, malta!



P.s.: cidadãos, se houver algum erro ou informação desatualizada contida neste tutorial, por favor avise-nos para que possamos corrigi-la!

 Cumprimentos,
 Equipa do Ministério da Educação de ePortugal

Pony do Inferno - Ministro da Educação
opramimaqui - Vice Ministro da Educação
ren79 - Secretário de Estado
Alvaro Cunhal - Secretário de Estado