[MoE - Granikus - Art 11] Tutorial 8 - Impostos

Day 3,019, 21:28 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT


Tutoriais já publicados
  - 1) Os Meus Lugares
  - 2) Força vs XP
  - 3) Guerras
  - 4) Partidos Políticos
  - 5) Eleições e Ditadura
  - 6) As Leis do eRepublik
  - 7) Os Mercados


 Olá, pessoal!

 Hoje trazemos mais um tutorial sobre uma coisa um tanto quanto incômoda, mas necessária (e inevitável, ao menos no erepublik): os impostos.




Créditos:
 Tutorial original escrito por Thydan em maio de 2014 e adaptado e atualizado por Pony do Inferno.

Link para os tutoriais existentes no Fórum (ainda não atualizados)


P.s.: como sempre, se as imagens não estão a aparecer, coloque "https://" no início do link na barra de endereços do navegador.



TUTORIAL: Impostos

 Os impostos são obtidos através da actividade econômica dos cidadãos, e são uma das duas fontes de renda principais do Governo (a outra são as doações voluntárias).

No quadro abaixo, podem verificar as taxas atuais que se aplicam no nosso país.



 Do lado esquerdo da Tabela, podemos ver cada um dos diferentes tipos de produtos, aos quais é possível aplicar 3 tipos de taxas diferentes, de forma individual.

 Todos estes impostos estão incluídos no preço final, pelo que quando estão a colocar um item para venda devem utilizar a seguinte fórmula para determinar qual o valor de imposto a pagar:



 Exemplo: Venda de 1 arma Q7 a 10 PTE | IVA a 5%:

 Imposto = 10 - ( 10 / 1,05 ) = 0,476 PTE de Imposto

Atenção: Esta e outras informações sobre a economia de ePortugal podem ser vistas na página do país, na aba de economia, acessável por este link aqui.



WORK TAX: Imposto sobre o Trabalho. Sempre que trabalhas para outrem, tens um valor descontado do teu salário, que é entregue ao Estado. Neste momento, esse valor corresponde a 3% do salário. Por exemplo, com um salário de 10 PTE, recebemos 9,70 PTE e 0,30 PTE vão para o Estado.
Aplica-se Também a quem trabalha nas suas próprias empresas, como manager (WAM). Nesse caso, é aplicado o valor da Work Tax (3😵, sobre o salário médio de Portugal (49,09 PTE quando este texto foi escrito).




VAT: Imposto sobre o valor acrescentado, é aplicado à comida, armas e casas, de q1 a q7. Não se aplica em RAWs (matéria-prima).

 Como exemplo: Um cidadão Português que queira vender armas Q7 em Portugal ao preço de 10 PTE cada:

  - O comprador paga 10 PTE;
  - O Estado recebe 0,476 PTE referente ao VAT;
  - O vendedor recebe 9,524 PTE.


Imposto de Importação: Taxa aplicada a quem vender produtos em países diferentes da sua Cidadania corrente. A taxa portuguesa aplica-se então a cidadãos com uma outra cidadania que queiram vender produtos no mercado português.

 Como exemplo: Um cidadão que tenha cidadania argentina e queira vender armas Q7 em Portugal ao preço de 10 PTE cada:

  - O comprador paga 10 PTE;
  - O Estado recebe 0,099 PTE de Imposto de Importação;
  - O Estado recebe ainda 0,476 PTE referente ao IVA;
  - O vendedor recebe 9,425 PTE.

Explicação Adicional:

1) Se tiverem cidadania portuguesa e quiserem vender um artigo na Argentina (após adquirir a licença de importação) - pagam o import tax argentino mais o IVA argentino;

 Se entretanto pedirem cidadania argentina, deixam de pagar Imposto de Importação - o mercado onde estão a vender e a vossa cidadania coincidem.

2) Se estiverem registados no jogo como portugueses e mais tarde mudarem de cidadania, caso queiram vender produtos no mercado português - pagam o Imposto de Importação aplicado em Portugal mais o IVA de Portugal.

Nota: Normalmente, podes apenas vender para o país ao qual tinhas cidadania (CS) desde o início do jogo. Mesmo que mudes de CS, ainda assim só podes vender para aquele país. Para vender para outro país, é necessário comprar uma licença de exportação por 20 golds para qualquer país específico. Podes comprar a licença em "Meus Lugares" > "Armazém", no campo onde colocas produtos para venda:







Dicas gerais

  - É importante ter atenção ao VAT quando se coloca um produto à venda, e confirmar que não se estará a ter prejuízo tendo em conta custos de produção / aquisição. Se estiveres a vender para outros países, cuida também do Imposto de Importação daquele país

  - É importante, ao procurar emprego, verificar qual a taxa sobre salários (Work Ta aplicada em cada país, de forma a que façam a comparação entre países tendo em conta o valor líquido, após apuramento de impostos.

  - Ao trabalhares como gerente nas tuas fábricas, deves sempre levar em consideração o Work Tax.



Congressistas: Alteração das Taxas

 O Congresso é o orgão com o poder para lançar e votar alterações ao valor de cada uma das taxas para cada um dos produtos. Se o país não tiver Congresso, não poderá alterar as suas taxas.



 A janela acima permite a cada um dos congressistas escolher qual o produto cujas taxas pretende alterar e também qual o novo valor a aplicar.

 Para mais detalhes sobre como os congressistas podem alterar as taxas, consulta o Tutorial 5, sobre eleições, mas aqui vão alguns pontos:

  - O IVA ou VAT só se aplica a produtos manufaturados, não às matérias primas
  - Nenhum imposto poderá ser inferior a 1%, nem superior a 99% para o Imposto de Importação ou 25% para o IVA e para a Taxa de Trabalho.



 É isso, esperamos que este tutorial seja útil a todos que pretendem ter actividades econômicas no jogo! E lembrem-se:a Só há duas coisas certas na eVida: a eMorte (ou o eBanimento) e os impostos!



P.s.: cidadãos, se houver algum erro ou informação desatualizada contida neste tutorial, por favor avise-nos para que possamos corrigi-la!

 Cumprimentos,
 Equipa do Ministério da Educação de ePortugal

Pony do Inferno - Ministro da Educação
opramimaqui - Vice Ministro da Educação
ren79 - Secretário de Estado
Alvaro Cunhal - Secretário de Estado