[MF] Falando Sobre Impostos

Day 3,778, 15:06 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Fazenda


eBrasil, 25 de Março de 2018 (3,778 no Novo Mundo)

Este é o jornal do Ministério da Fazenda


Caros cidadãos Brasileiros, hoje vamos conversar um pouco sobre impostos. O que são, como são arrecadados, qual seu destino? 


Existem 3 tipos de impostos no jogo, o imposto sobre trabalho, o imposto de importação e o imposto sobre valor agregado. Juntos, estes impostos compõem a arrecadação do país no jogo. Porém, cada um destes impostos tem sua aplicação de forma diferente, então para melhor entendê-los vamos falar um a um.


Iniciando pelo Imposto sobre Trabalho, conhecido como Work Tax (WT), este imposto age de forma semelhante ao imposto de renta retido na fonte no caso de funcionário, e no caso de trabalho como gerente em suas próprias empresas, este age como o imposto de renda em caso de empresas de Lucro Presumido, cobrando um valor pré-fixado sobre o salário médio do país.

O imposto de trabalho é de 3%, ou seja, no caso de funcionário: 3% do seu salário é descontado na hora que você aperta em trabalhar, este desconto é repassado imediatamente pelo próprio jogo ao Tesouro Nacional, desta forma evitando que haja sonegação fiscal. Apesar de sabermos que ainda há alguns poucos jogadores que insistam em burlar o sistema e sonegar este imposto, as vezes acaba sendo tão trabalhoso que não compensa a sonegação. Em um exemplo simples, hoje o maior salário em oferta no Brasil é de 375,03 BRLs, descontado o imposto, o salário real é de 363,78 BRLs. O governo arrecadou 11,25 BRLs de imposto sobre o seu trabalho.



Mas no caso de você trabalhar em suas próprias empresas, como é feito o cálculo do imposto?
- Simples, quando trabalhamos em nossas próprias empresas, o jogo aplica os 3% sobre o salário médio do país, desta forma chega ao valor do imposto devido. Nos valores de hoje, por exemplo, o salário médio do país é de 278,09 BRLs, ou seja, o valor de imposto a ser pago é de 8,34 BRLs por cada empresa em que se trabalha como gestor.


Por que o valor do salário do mercado é tão diferente do salário médio?
- Há no país muitas opções de se juntar a Unidades Militares, ocorre que elas pagam um salário simbólico de 1 BRL e a diferença é paga em distribuição de armas. Desta forma, puxando para baixo a média de salário do país.

O Imposto de Importação, abreviado em debates para "II", assunto que já gerou muita polêmica no passado e algumas vezes retorna para as linhas de debate. Atualmente nosso país é considerado um país de livre mercado, o que significa que não impomos nenhuma barreira comercial a produtos oriundos de qualquer lugar do mundo, por isso nosso imposto de importação está fixado em 1% para todos os produtos. O jogo permite que fixemos alíquotas diferentes para cada produto. Este imposto é um dos mais importantes na definição do posicionamento comercial, onde definimos em abrir ou fechar nosso mercado. Em diversos momentos da história já tivemos mercado fechado em determinados produtos em que o país era considerado "autossuficiente", fixando alíquota máxima de 99%, tornando impossível que um produto externo entre no país a um preço competitivo.

Por que não fechamos nosso mercado?
- Banir a entrada de mercadorias do resto do mundo poderia gerar uma onda inflacionária. Elevando preços e salários, fazendo com que o trabalhador busque mercados mais competitivos para efetuar suas compras, causando uma queda nas vendas do comercio local, este aumento iria tornar o custo de produção mais alto, fazendo produtores acumular estoques que não conseguem vender, e terão que vender abaixo do preço de custo, gerando prejuízo. Ou seja, defender o produtor nacional não é priva-lo de concorrência, mas sim dar condições de ele produzir a um preço competitivo com o resto do mundo. E isso o brasil fez ao garantir os bônus de produção de armas no Nordeste. Corrigindo um erro cometido anteriormente que nos deixou sem um dos itens de matéria prima de produção de armas.

Para concluir este artigo, temos o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que funciona de forma semelhante ao ICMS. Toda venda no mercado de produtos manufaturados (prontos para consumo) tem a aplicação deste imposto, hoje fixado em 1%. Você deve pensar que esse imposto quase não arrecada, e de fato é verdade, 1% sobre a transação muitas vezes é um valor ínfimo. Sendo que grandes negociações são feitas de forma direta entre vendedor e comerciante, onde o país acaba tendo esta sonegação com grande frequência.

Por que fixar o IVA em um valor tão baixo?
- Já ocorreu muitos debates acerca de qual o valor ideal para este imposto, a verdade é que nunca se chegou a um consenso sobre o ideal. O que é fato é que quanto maior a alíquota, maior a procura de produtos por fora do mercado. Desta forma, aumentando a sonegação fiscal.


Convido todos os eBrasileiros a participarem dos Meios Oficiais de Comunicação: 

Discor😛 clique aqui 
Telegram: clique aqui 
Fórum Oficial do eBrasil: clique aqui
Página Oficial do Facebook: Clique aqui 

ATENÇÃO! VOTEM E COMENTEM NOS ARTIGOS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. ASSIM, AS INFORMAÇÕES CHEGARÃO MAIS FACILMENTE A QUEM É DE RESPEITO, QUE É VOCÊ, CIDADÃO eBRASILEIRO.