[MEK] Entrevista a rapaz_avr

Day 3,890, 15:52 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Caros MEKianos,

Desta feita cabe espaço a um dos principais responsáveis pela dinamização dos MEK nos últimos meses. O rapaz_avr, bem sei, tem sido entrevistado de forma assídua, mas vamos procurar trazer algo de novo.

Acrescento ainda que TODOS os donativos a este artigo serão doados directamente para os vários programas de apoio aos soldados MEK!

Espero que gostem da entrevista.



Quem é, e como é, o rapaz_avr na Real Life?
É um rapaz (de 38 anos) nascido e criado na zona de Aveiro, que atualmente vive por Lisboa e tem a paciência de passar algum tempo da sua vida neste jogo.
Como vieste parar ao eRepublik e o que te faz continuar por cá ao fim de mais de seis anos?
Eu já jogo isto há mais de 8 anos! Aderi ao jogo por convite do heilel, do qual sou amigo na vida real. O jogo no início tinha uma perspetiva muito engraçada de desenvolvimento estratégico da conta, em que era possível estudar uma determinada área e especializar em determinada função e com isso ganhar algumas vantagens. E também no início a perspetiva de grupo funcionada, havia muita interação jornalistico-política. Agora isso desapareceu muito.

O trabalho que tens desenvolvido na dinamização dos MEK foi recentemente reconhecido e premiado pela administração do jogo. Duas perguntas numa só: o que te levou a apostar nesta vertente de apoios aos soldados MEK? O que representa para ti este reconhecimento da equipa do eRep?
Os apoios estão acima de tudo focadas em dinamizar a comunidade dando-lhe um pouco mais o sentido inicial que este jogo tinha, ou de quando os mek foram criados. Como todos sabes os programas que os MEK têm tendem a incentivar a interação entre os jogadores e a promover a sua atividade no jogo. Com jogadores mais ativos, a um também ganha uma maior visibilidade e os jogadores moribundos também pode ser que voltem a despertar. É por os programas MEK terem estes princípios que conseguimos um apoio financeiro dos administradores. Eles sabem que só uma comunidade ativa pode fazer que o jogo sobreviva.


Olhando para a realidade das outras MU’s portuguesas achas que pode ser um trabalho inglório na vertente que diz respeito ao próprio crescimento de Portugal?
Claramente que o trabalho efetuado já teve os seus frutos. Neste momento existe uma comunidade que está mais ativa, existem inclusive ex-moribundos a voltar e pessoal que andava a 2 clicks que inclusive passaram a comprar packs… (o Plato adora isso). Sobre as outras MUs não sei… se o pessoal estiver aborrecido lá pode sempre vir para os MEK.

Muitos jogadores reconhecem que Portugal até tem uma comunidade interessante, quando rema toda no mesmo sentido. O que está a faltar para dar o “salto”?
Eu acho que é uma perspetiva cultural e histórica da vida real. Nós nunca fomos um povo muito exacerbado quanto à nacionalidade. Nós somos dos povos mais integracionistas na União Europeia, enquanto que a tendência global é a das ideologias dos nacionalismos. Logo é fácil entrar no bota a baixo dentro da comunidade.

Qual o papel que Portugal pode assumir na Asteria e no próprio xadrez militar mundial?
A Asteria que tenha cuidado que há adversários a ficarem muito fortes. Não sou a melhor pessoa para falar da geopolitica, mas pelo que vejo…

Como vieste parar aos MEK? Quais as vantagens que encontras por pertencer a esta MU?
Eu fui o 11º membro da MU entrei logo na segunda semana, já n me recordo bem quem me convidou mas achei o projeto muito interessante. Obviamente que na altura apenas os mek me poderiam interessar, e apenas os mek me continuam a interessar.

Como olhas para o futuro dos MEK, tendo em conta todas as transformações por que tem passado ao longo dos tempos?
Os MEK sabem sempre se adaptar ao jogo e é esse o truque para sobreviver. Não podemos manter os exatos princípios iniciais, uma vez que se baseavam muito na venda de dano e na altura para ter sucesso tinhamos de ser uma UM de elite com apenas jogadores fortes e ativos militarmente. Agora já não é assim e o principal é ser ativo socialmente.

Será possível os MEK voltarem a ser uma MU mais elitista no recrutamento?
Como o jogo está a evoluir não me parece!

E voltar a um registo de Unidade Militar mercenária?
Isso seria bom, sempre gostei de vender dano… os MEK nunca foram totalmente mercenários… lutávamos para os amigos. Para que voltemos a ter uma componente mercenária era preciso as alianças quebrarem e os MEK estarem unidos e fortes. Para sermos unidos e fortes estamos a fazer um esforço a longo termo.

Quem são as tuas referências no jogo, em termos de jogadores?
É muito complicado referir alguns jogadores. Mas deixo os nomes do pessoal com quem vou convivendo mais proximamente: Pisco Soares, Lfilipe13, Passos Coelhão, Texou, Atena, e muitos mais.

Que conselhos para os mais novos no eRepublik?
Acima de tudo interajam com os mais velhos, perguntem dúvidas e conselhos sobre os caminhos a seguir. Pode ser que consigam se motivar e até ganhar apoios para desenvolverem uma boa conta.




Obrigado a todos por nos lerem.



~~~~ SHOUT ~~~~
[MEK] Entrevista a rapaz_avr
erepublik.com/pt/article/2675635