[Interview no.2] President of Portugal

Day 4,166, 15:26 Published in Brazil Brazil by Celso Amorim

É com grande orgulho que o New World Geopolitics recebe hoje Yoradorc, presidente de Portugal, para uma entrevista exclusiva. Viajaremos pela nossa própria história ao conhecermos um pouco mais do país ao qual devemos, entre outras coisas, a nossa língua materna!

Agradeço as sugestões para traduzir as respostas dos entrevistados, mas, especificamente hoje, isso não será necessário. Como diria Olavo Bilac, nos comunicamos todos utilizando a última flor do lácio, inculta e bela. Sem barreiras linguísticas, foco na entrevista!



Antes de passarmos à conversa com nosso convidado, vamos rapidamente checar alguns dados sobre o ePortugal:

Poder pátrio: 22° lugar
População ativa: 522 cidadãos
Número de regiões: 08
Aliança: ASTERIA
Pactos de proteção mútua: Israel e Colômbia

Desde já, gostaria de agradecer imensamente ao Yoradorc pela participação no segundo artigo publicado pelo jornal. Com isso, passemos à entrevista!



Celso Amorim: Para começar sr. Presidente, conte-nos um pouco sobre ti. Você já foi congressista de Portugal por mais de 30 vezes, presidente 5 vezes e agora está em um novo mandato. Você também é um soldado da Asteria, e está no jogo há quase 10 anos. O que te motiva a permanecer no Erepublik durante todo esse tempo e qual a importância os cargos políticos tiveram para você?

Yoradorc: Bom, na vida real sou um estudante de Engenharia Informática de 22 anos (sim, comecei a jogar muito novo!). O eRepublik moldou a minha adolescência completamente. Convivi com muito boa gente que me ensinaram muitas coisas e muitos ficaram meus amigos para a vida.
O que me motiva é exactamente isso: a componente social. Sem gente e sem interação este jogo não tem piada nenhuma até porque as mecânicas são bem aborrecidas. Juro que não percebo aquelas pessoas que só jogam o jogo e não estão em Discords e/ou Telegram para conviver com o pessoal.
Costumo estar envolvido em governos porque penso que é aí que está grande parte da diversão do jogo. Além da parte social, o que me atrai mais é a diplomacia e a geo-estratégia que o jogo traz e isso só é possível aproveitar quando se faz parte de um governo.



Celso Amorim: Falando de Portugal, vocês têm cerca de 500 cidadãos, o que representa cerca de 1% da população ativa do eMundo, atualmente em cerca de 50000. Mesmo assim, o país parece ter uma comunidade bastante ativa, qual é o segredo da comunidade portuguesa para manter esse nível de atividade mesmo com poucos jogadores?

Yoradorc: Nem diria que somos tantos... devemos ser uns 100 por aí. Temos 69 pessoas no nosso grupo de Telegram, o que eu acho fantástico. Comunicamos frequentemente e asseguramos (tal como fazíamos no passado com o IRC) que não saímos do jogo por isso.

It's all about interaction!


Celso Amorim: Não podemos fazer uma entrevista com o presidente de Portugal sem falar da Asteria. Portugal é membro da aliança desde setembro de 2015, quando o Brasil também fazia parte. Na sua opinião, quais são os principais benefícios em pertencer a uma das alianças mais importantes do jogo. Sabemos que informações estratégicas não podem ser reveladas, mas hoje quais são os principais objetivos da Asteria?

Yoradorc: Cooperação, entreajuda e domínio mundial são, para mim, os pilares da Asteria. Ultimamente com as últimas mudanças determinação e com o crescimento de potências do outro lado da barreira o último ponto tem estado mais aquém mas vamos voltar a ser tão fortes como no passado, tenho a certeza disso!

A Asteria é a segunda maior aliança do jogo em número de membros, e existe desde 2014.


Celso Amorim: Portugal teve pactos de proteção mútua recém aprovados com a Colômbia e Israel. Para além da Asteria, são esses dois dos principais países aliados de Portugal, ou existem outros?

Yoradorc: Neste momento os MPPs indicam muito pouco. Há muitas TWs entre os nossos aliados e por isso torna-se complicado firmar MPPs com eles. A Colômbia é um aliado histórico sim tal como grande parte dos países da Asteria. O Israel foi mais por forças de circunstância mas são parte da Orion que consideramos uma espécie de aliança irmã mais nova da Asteria.

A Orion é uma aliança de cinco membros que existe no jogo desde 2015.


Celso Amorim: Pensando no seu mandato, do ponto de vista internacional, quais são os principais objetivos do seu governo para Portugal?

Yoradorc: Temos como principal objetivo a cooperação a 100% com os nossos aliados e ajudar a nossa aliança em todo o seu processo.

Asteria be like:


Celso Amorim: Na RL, Portugal e Espanha tem uma forte proximidade, e frequentemente passam experiências parecidas em sua história, com alguns momentos de conflito e outros de cooperação. No Erepublik, como é esta relação entre Portugal e Espanha?

Yoradorc: Somos irmãos. Tal como todos os irmãos há sempre quezílias próprias. Na maior parte do nosso passado no eRepublik fomos inimigos. Agora somos aliados. Faz parte do jogo mas a nossa rivalidade amigável continua bem presente tanto no jogo como na RL.



Celso Amorim: Não poderíamos deixar de falar da relação entre Portugal e Brasil, é claro! Nesse sentido, os dois países já passaram por altos e baixos no jogo. Atualmente, como você avalia a relação entre Portugal e Brasil, e como o Brasil é visto pela ecomunidade portuguesa? Explique para os novatos a história de inimigo natural rssrsrs

Yoradorc: Acho que de momento temos uma excelente relação com o Brasil. São os nossos parceiros das épicas de terça e excelentes parceiros de TW. Os nossos governos estão em comunicação constante e tudo tem corrido bem desde que o Brasil tomou uma posição mais pro-Asteria.



Celso Amorim: Para terminar, deixe um recado para a comunidade brasileira!

Yoradorc:O meu recado para vocês é para terem cuidado que já estivemos mais longe de vos roubar o JuliusEhNozes!

Bem...com essa grande revelação encerramos nossa entrevista! @JuliusEhNozes, está lá ou está aqui? O Cristiano Ronaldo vocês já sabem:

Eu tô aqui!


Obrigado novamente Yoradorc! Grande abraço a ti e a todo povo de Portugal.
Pessoal, gostaria de agradecer a todos que estão acompanhando o jornal! Estou sempre aberto a dicas, e fiquem de olho pois ainda essa semana teremos mais uma grande entrevista 😉