[GEE/PEB] Estruturando Uma Economia Para Tempos de Guerra

Day 1,186, 16:40 Published in Brazil Brazil by raphaelgm
GEE/PEB - Estruturando Uma Economia Para Tempos de Guerra

Este é um artigo criado no âmbito do Grupo de Estudos Econômicos (GEE). O GEE é uma iniciativa do Partido Empresário Brasileiro (PE😎, mas a participação é livre. Escreva seu artigo também e contribua para os debates.
Um grande abraço.
Notas Introdutórias:
(1) Comecei a escrever este artigo ontem (dia 1185).
(2) O texto é longo, mas é importante que seja lido por completo, para se entender tudo o que ele expressa.
(3) Peço desculpas aos impacientes pelo uso do estilo Silvio Santos (repetitivo e cadenciado). Porém esse é um estilo que permite uma grande fluidez na comunicação, sem que seja preciso voltar no texto várias vezes para entender o significado de conceitos novos, expostos pela primeira vez.
.
Estruturando Uma Economia Para Tempos de Guerra
.
Uma guerra vira de ponta-cabeça qualquer economia do eMundo. Mas o fato é que, antes mesmo da guerra, a nossa economia começava a tentar "plantar bananeira".
.
O eBrasil, antes da guerra, já vinha sofrendo com uma forte valorização do Gold frente ao BRL. Alguns atribuem esse fato a um Bot (robô/script), supostamente criado pelos administradores do jogo, que comprava produtos em nosso mercado local e, assim, injetava BRL em nossa economia (eles compravam os produtos e pagava em BRL). Injetou-se tanto BRL que o BRL passou a ser farto o gold passou a ser raro. Conclusão: o gold foi ficando mais caro à medida que ía ficando mais raro (essa é a chamada "lei da oferta e procura").
.
Pelo que podemnos ver no artigo do Dereck Almeida, este problema de injeção de moeda pelo Bot, já vinha acontecendo há pelo menos um tempo antes do dia 1054.
.

Clique aqui para ampliar
.
Diante dessa valorização do Gold frente ao BRL, uma medida que poderia ter sido adotada pelo governo seria a de aumentar impostos (de Renda e VAT) para tirar BRL de circulação. Os impostos são pagos em BRL, logo se o governo aumenta impostos, ele tira mais BRL de circulação. Isso vai tornando o BRL novamente raro e em consequência caro (em relação ao Gold). Pronto: combatemos, assim, a valorização do Gold.
.
Combater a valorização do Gold é importante pois é com ele, e não com BRL, que você compra empresas, licença de exportação, paga boosters militares para aumentar sua força e boosters profissionais para aumentar sua produção numa empresa, além de permitir comprar Health Packs que permite aos nossos tankers lutarem mais do que o máximo permitido por dia (30 vezes).
...

Entretanto, de forma surpreendente (!), nos dias 1155, 1156 e 1157 do novo mundo foi aprovaa a diminuição maciça de impostos em 8 setores da nossa economia.
.
Dia 1155
- Comida/Food
- Cereais/Grains
- Petróleo/Oil
- Ferro/Iron
- Casas/Houses
- Pedras/Stones
.
Dia 1156
- Bilhetes de Viagem/Move Tickets
.
Dia 1157
- Armas/Weapons
.
Ao invés de aumentar os impostos para retirar BRL de circulação (e combater a valorização do Gold), foi aprovado o inverso: a diminuição dos impostos: uma atitude errada, na hora errada... Nessa época, a com posição do congresso era essa.
.
Enquanto isso, nos campos de batalha, o eBrasil iniciava uma Guerra de Resistência (RW=Resistence War) na Venezuela, até então ocupada for forças espanholas. Essa foi uma forma indireta de retirar a Espanha de perto das fronteiras com o Brasil. Essa RW foi iniciada no último dia de aprovações da diminuição de impostos no congresso (dia 1157 do novo mundo ou 19 de janeiro na vida real). O consumo das reservas de produtos do estoque nacional começa (são distribuidos ao exército armas e bilhetes de viagem)...
.
Logo após o último dia de aprovações na redução de impostos e da RW bem sucedida na Venezuela, Nihoof (presidente do eBrasil na época propõe uma declaração de guerra à Venezuela, para ocupar as regiões recém-libertadas dos espanhóis. São abertas três frentes: Gayana, Llanos e Zulian. Desde então, seguiram se ataques/Guerras de resistência, diminuição de estoques de produtos do governo e gastos com mobilização militar, chegando a um ponto em que a compra de produtos, pelo governo, no mercado local, se tornaria inevitável. Quando isso acontecesse, a injeção de BRL na economia aconteceria de forma intensa.
.
No dia 29 de janeiro, Jazar propõe no congresso uma declaração de guerra direta contra a Espanha. A guerra é iniciada e as compras governamentais e privadas (dos cidadãos) no mercado local explodem. Mais BRL é injetado na economia e o preço do Gold dispara. Pensou que esse é o Grand Finale? Não, não é...
.
Seguindo o conceito de Guerra Total, proposto por Carl Von Clausewitz em sua obra Vom Kriege / Da guerra (vou falar sobre isso em outro artigo), a eEspanha e seus aliados, com destaque para a Sérvia, deixam um pouco de lado os campos de batalha e se concentram em outro front: o econômico.
.
Há alguns dias atrás, sérvios que detinham uma grande quantidade de BRL, despejaram tudo o que tinham em nossa economia: eles simplesmente compraram Golds em nosso mercado, oferecendo em troca, BRL. Nesse momento a NWO estava cedendo terreno e deixando que gastassemos Golds de nossas reservas. Muitos de nós, compramos Gold por BRL das mãos de Sérvios (eles compravam nossos Golds e nos davam BRL, que era o que estavamos querendo no momento para comprar foods e armas para lutar). Ou seja, quem tinha Gold guardado, se desfez dele para gastar BRL nas primeiras batalhas.
.
Em dado momento o ataque cambial sérvio foi tão contundente que fez o Gold chegar à marca épica de 143BRL. Chorou? Eu também...
.

.
Depois de comprar muito gold em nosso mercado, a NWO estava preparada para lançar seu contra ataque. Com Golds em caixa e lutando contra um país cuja economia, sabidamente, tem lenta capacidade de recuperação, eles poderia iniciar um contra-ataque de forma muito mais eficiênte. Ou seja, eles primeiro quebraram nossa espinha dorsal (a economia) para poderem diminuir nossa capacidade de resistência e depois contra-atacaram... Esse sim foi o Grand Finale (que acabou sendo feito por eles): planejado, sem pressa e com estratégia...
.
Capacidade de Recuperação
.
Muito se diz que o país A ou o país B tem uma grande capacidade de recuperação econômica. E eu, então, comecei a me perguntar: como a capacidade de recuperação de um país é criada?. Ou melhor, no que consiste a capacidade de recuperação de um país?
A resposta que eu encontrei, depois de alguma reflexão, se resume, à priori, em dois conceitos: exportação para países neutros e defesa de mercados externos e áreas de influência comercial.
.
1) Conceito 1: Exportação para Países Neutros
.
A exportação para países neutros garante uma rápida recuperação da economia de um ePaís em guerra. Isso porque...
- Por um lado, a economia de um país neutro é relativamente estável e a relação entre sua Moeda Local e o Gold não costuma mudar abruptamente ( o Gold nesses países não se valoriza de uma hora p/ outra).
- Por outro lado, a economia de um país em guerra está sujeita a ataques especulativos (como esse último, da Sérvia, no nosso Mercado Monetário), o que leva a mudanças rápidas no câmbio ( o Gold se valoriza depois de um ataque desses).
Assim, os Países Neutros passam a ter Gold muito mais desvalorizado (barato) do que em um país que está em guerra. E é nessa diferença (Swap) que podemos nos recuperar.
Para entender melhor, vamos montar o esquema de um exemplo básico:
.

.
Se a minha empresa está instalada num País em Guerra, exportando para um país Neutro, então eu pago meus empregados com a moeda local do meu país: SSS, ou seja, os meus custos vão ser em SSS.
.
Se eu vendo um produto acabado para o País Neutro, ou seja, se eu exporto para o País Neutro, então eu recebo o pagamento pela venda na moeda desse País Neutro, isto é, eu recebo em PPP.
.
Digamos que o meus custos (com pagamento de funcionários e compra de matérias-primas) seja de 1SSS, por produto fabricado, ou seja, digamos que meu custo unitário é de 1SSS.
.
Agora suponha que eu venda cada produto no País Neutro por 1PPP(moeda do País Neutro): o produto mais barato do mercado, pra vender rápido.
.
Imagine ainda que eu venda 60 produtos, ganhando no total, 60PPP. Ora, com esses 60 PPP's eu compro 1Gold, e com esse 1Gold eu compro 140SSS!!! Daria para pagar os meus custos de produção (pagos em SSS) dos próximos produtos e ainda sobraria SSS. Veja:
.
Ciclo 1
Custo de Produção Unitário: 1SSS
Custo de Produção de 60 produtos: 60SSS's
Preço de Venda Unitário: 1PPP
Preço de Venda de 60 produtos: 60PPP's = 1Gold = 140SSS's
> Lucro Parcial (em SSS): 140SSS's - 60SSS's = 80SSS's
.
Ciclo 2 (próxima produção)
> Investimento em Custos de Produção de 60 novos produtos: 60SSS's
> Lucro Final: 80SSS's - 60SSS's = 20SSS's (Lucro Final é aquele que você pode embolsar sem quebrar a empresa: é o seu "salário" como empresário).
.
Eu posso repetir esse ciclo várias vezes num dia, ganhando em cada um deles 20 de lucro final. Se eu fizer, por exemplo, 10 ciclos (ou giros de capital) por dia, então ganharei diáriamente 20SSS's x 10 = 200SSS's!!! Com ele, compro tanta comida que dá pra lutar nas batalhas até cansar...
.
E se o meu interesse fosse só trocar PPP (moeda do País Neutro para o qual exportei) por Golds, tudo bem: eu teria comprado um Gold mais barato e poderia usá-lo para:
> Usar booster's militares (para aumentar a minha força);
> Usar booster's profissionais (para aumentar a produção da minha empresa;
> Comprar Health Pack (para lutar além do máximo permitido por dia, que é só 30 vezes),
etc...
.
Em ambos os caso (comprando SSS ou Gold), eu, habitante de um País em Guerra, estaria bem servido! E se por acaso o meu país sofresse um ataque especulativo (que tira Gold's de circulação), eu e meus compatriotas (vocês, brasileiros) estararíamos prontos para obter Golds nos Países Neutros, para os quais exportamos.
.
2) Conceito 2: Defesa de Mercados Externos e Áreas de Influência
.
Esse conceito completa e dá eficácia ao primeiro (exportação para Países Neutros).
.
Pense bem: Se eu vou buscar meus Golds nos Países Neutros para os quais eu exporto, eu tenho que defendê-los de ataques cambiais (como o da Sérvia), promovidos pelos inimigos do meu ePaís, pois com certeza a primeira coisa que os inimigos vão fazer é tentar minas nossas fontes de Gold barato (Países Neutros), injetando moeda local nos Países Neutros para os quais exportamos. Para defender nossos mercados externos (Países Neutros), temos 2 caminhos:
.
a) Espalhar ao máximo nossas exportações
.
Ao invés de todos exportarem para um só País Neutro, dividimos isso: um grupo de empresas exporta para o país X, outro expota para o país Y, e assim por diante... Isso dificultaria e tornaria menos eficazes os ataques especulativos promovidos por nossos inimigos (eles teríam que especular em vários mercados, com diversos tipos de moedas locais, em grandes quantidades para cada mercado,...)
.
b) Firmar e manter parcerias econômicas através de uma diplomacia ativa
.
Um País Neutro para o qual exportamos pode interromper o fluxo comercial conosco adotando uma simples medida: aumentando a taxa de importação deles (Import Tax). Para diminuir ao máximo e até zerar esse risco, além de espalhar nossas exportações, temos que lançar e manter tratados comerciais com os países para os quais exportamos (os Países Neutros).
.......
é basicamente nesses dois conceitos que consiste a capacidade de recuperação econômica de um País envolvido em Guerras.
......
O grande problema atual é que não é possível estruturar a economia sob esse modelo em tempos de guerra. Ou seja, essas medidas eram viáveis lá no início do governo Nihoof, do PDB, quando o Gold valia ~37BRL e era fácil comprar Licenças de Exportação (custam entre 5 e 20 Golds).
.
Assim, concluo, dizendo que os preparativos para essa guerra não foram feitos da maneira apropriada. A economia não foi estruturada para se recuperar rápido e, numa tentativa fail, achamos que poderíamos substituir a inteligência pela força bruta...
.
.
"O general que vence uma batalha , fez muitos cálculos em seu templo, antes de ser travado o combate. O general que perde uma batalha, fez poucos cálculos antes. Portanto fazer muitos cálculos conduz à vitória e poucos, à derrota." (Sun Tzu, em A Arte da Guerra).