[FEELINGS] Acusações sem prova, até quando?

Day 1,935, 06:23 Published in Brazil Brazil by Hummerman


Olá prezados leitores e leitoras,

Inicio esta nova fase do Jornal pretendendo um trabalho neutro, sem tendências políticas.

Como todos sabem, vivemos um momento bastante conturbado no erepublik. Momento de muito estresse e falta de cooperação entre nós brasileiros. Momento de desavenças políticas e levantamento de muitas questões.

Mas o que me aflige, não é o problema da divergência polítia, é sim a falta de responsabilidade com que algumas palavras são proferidas. Não pretendo aqui ingressar na celeuma da veracidade de cada uma das problemáticas de cada caso, mas o foco é a falta de comprovação que determinadas situações são colocadas em comentários e, principalmente, em publicações.





Prezado leitor (a),

Abro o a discussão afirmando uma verdade simples: muitas vezes o que se apresenta sob o nome de “revelações”, não passam, de estória vazia, um blábláblá conspiratório e repetitivo em que não existe nem uma evidência.

Pense, e me responda!

Se podemos fazer publicações levianas, graves e sem provas, a única envolvida e real prejudicada não seria a sociedade?

Publicar com responsabilidade é proteger a comunidade em que trabalhamos e vivemos!

“A justiça só se vive da prova. Só o arbítrio se alimenta do monstro da presunção. A dúvida é a certeza dos loucos. Esses são julgados, não julgam." (Souza Neto)

Levantando algumas questões envolvidas aqui no cenário erepublikano, o que é pior, pois nos escondemos atrás de um perfil, nossa responsabilidade deveria ser ainda maior sob pena de criar um círculo vicioso: "A" fala mal de "B" em seu artigo, "B" fala mal de "A" em sua publicação de réplica e envolvendo "C" em seu problema, "C" escreve um artigo falando de todo o grupo de "A". Ou seja, onde vamos parar com isso?





Daí por diante, o que já era uma troca de acusações SEM PROVAS, diga-se de passagem, vira uma discussão generalizada entre grupos defendendo os membros que lhe pertencem.

Pensamento: Não seria este o problema pela falta de união do Brasil?

Por hipótese, se alguém famoso acusasse você, leitor, sem provas. Numa sociedade culturalmente avançada, você estaria protegido pela legislação ou pela consciência política dos populares. A palavra deste alguém famoso ou de qualquer outro valeriam a mesma coisa, NADA! Exceto, em havendo provas que corroborassem suas argumentações.

Esta estória de quem acusa não precisa provar, é tão mentirosa quanto as acusações sem provas proferidas. Quem acusa é sim obrigado a provar!

“ACTOR PROBAT ACTIONEM”

Publicações com a temática “revelações” tendem a ser mentirosas.

“Aquele que afirma certo fato sem a devida prova substancial e inequívoca, não passa de um tolo, teria como escopo induzir o julgador a erro e a decidir sem convicção ou com seu convencimento equivocado, levando à condenação um inocente, obrigando-o a pagar por um crime que não cometeu e, se por ventura o cometeu, não refleteria a realidade fática, lisura e a mais lídima justiça.” (Sócrates di Lima)

Acredito que muita coisa passa pela sensibilidade e maturidade de quem escreve. Infelizmente, muitos brasileiros não tem estas características. O que de fato precisamos fazer é mudar de mentalidade, precisamos parar de pensar individualmente e pensar como um organismo societário.

Talvez, digo apenas talvez, tenhamos este problema cultural no Brasil. Em nosso país, teríamos a cultura de proteger a leviandade.

Quando são publicados uma série de artigos jornalísticos irresponsáveis e mentirosos na mídia nacional, e estes são retirados do ar ou seus responsáveis penalizados, são postados uma série interminável de artigos afirmando que a imprensa está sendo censurada. Que voltamos à Ditadura Militar.





Nos Estados Unidos pediriam provas do que foi publicado.

O que existe em nosso país é um sistema que incentiva a leviandade, o sensacionalismo e a tendenciosidade na divulgação e uso de “informações”


E A MAIOR VÍTIMA SOMOS NÓS!


Por favor, vamos parar com esta estória de publicar “revelações” apenas com intuito de desmerecer terceiros. Precisamos de mais responsabildade no que publicamos e provas são fundamentais em acusações. Quando isto estiver consolidado em nosso jornalismos, tenho certeza que nosso jogo se tornará muito mais bem jogado.




Agradeço à todos por perderem 5 minutos do seu dia para esta leitura. Espero que tenham gostado!!


VOTEM, SUBSCREVAM E COMENTEM

Forte abraço!