É hora de negociar

Day 1,205, 19:08 Published in Brazil Brazil by Diego Franco

Prezados leitores, como vão?

Meu nome é Diego Franco, e estou no e-republik desde 3 de agosto de 2009. Já fui muito ativo no jogo, tendo sido congressista 4 vezes, 3 vezes ministro da fazenda, operador do projeto Compra Nacional e candidato a presidente pelo então PND (Partido Nacional Democrata), quando fiquei em segundo lugar na eleição.

Durante este tempo de jogo, tal como outros inúmeros jogadores, passamos por inúmeras mudanças. As guerras eram ganhas ou perdidas com dano em um muro, ao invés de termos adversários (players). Os produtos eram divididos por qualidade, de q1 a q5. O custo de criação de uma empresa era 20 golds. Haviam as ORG´s, e várias outras coisas.



Com o advento da versão 2, as batalhas passaram a ser player VS player. Os produtos passaram a ser customizados, assim como outras enormes e estrondosas mudanças ocorreram. Países como a Polônia que possuíam cerca de 50 mil e-habitantes se reduziram a um terço da população original, assim como o resto do e-mundo.

Foi um período difícil. As pessoas que estavam acostumadas com um tipo de jogo tiveram um choque, pois tudo mudou, tudo era novo e diferente. Da pequena parcela que continuou no jogo, muitos ficaram como 2 cliks (eu incluso). Devido às reclamações, e frente a queda brusca de jogadores, os administradores começaram a adequá-lo, na tentativa de manter os que continuaram e de trazer novos players.

Muito voltou a ser o que era antes, e a customização acabou sendo eliminada, alguns produtos também o foram, o que acabou por diminuir a e-revolta popular e estabilizou o jogo, fazendo-o voltar a crescer.

Recentemente, começamos a observar um acordo à nível global para boicotar às guerras. Tal fato tem como objetivo diminuir drasticamente o gasto de gold, o que exigirá uma resposta dos administradores, uma vez que a compra e gasto de gold é o que sustenta o funcionamento do jogo.



Este boicote tem várias razões, dentre as principais: limitação de transferência/compra de 10 golds diários, impossibilidade das empresas utilizarem o mercado monetário, não haver limitação de batalhas que um jogador pode lutar diariamente (compra de wellness pack), dentre outras. Em suma: é um movimento que diz que o jogo era bom como antigamente, que rejeita recentes mudanças do jogo.

Com o passar dos dias e poucas/nenhuma batalha, os administradores responderam com o lançamento de 3 missões que tem como prêmios uma quantidade considerável de força e ouro em relação às anteriores. Tal atitude mostrou que o protesto foi sentido.

O protesto pelo simples protesto não leva a nada. Assim, acredito que é chegada a hora de negociar, uma vez que os administradores deram um primeiro passo. E que por pior que tenham sido algumas decisões deles, muito do jogo nos agrada, pois senão não estaríamos aqui.