Câmbio Direto: o que é e como funciona?

Day 635, 18:58 Published in Brazil Brazil by TexMurphy




Prezados,



recentemente o Ministério da Fazenda publicou um artigo anunciando o início de uma medida criada por mim durante meu mandato em 2009, intitulada "Câmbio Direto". Nos comentários deste artigo, sinalizei que a medida estava incompleta e expliquei o porquê. Entretanto, como comentei de forma extremamente resumida e, em se tratando de um assunto relativamente complexo, acabou mais confundindo do que explicando. Portanto crio este periódico para melhor explanar este formidável sistema de aquisição de Gold que já foi usado em vários países do mundo após ter sido iniciado no Brasil.

Câmbio Direto é assim chamado por não precisar do intermédio do sistema financeiro para estabelecer contato monetário. Todos conhecem o "Monetary Market" (Mercado Financeiro), através do qual podemos trocar ouro por moeda e moeda por ouro. É um sistema estabelecido por norma oficial, assim como a BOVESPA o é no mundo real brasileiro. Dizer que uma negociação foi realizada por via direta, equivale a dizer que a troca não passou pelo Monetary Market, mas sim de cidadão-a-cidadão.

Como todas as ferramentas financeiras, existem momentos adequados e inadequados para sua utilização. O Câmbio Direto é absolutamente sazonal! Isso significa que não se pode operá-lo a todo momento. Sua viabilização depende de circunstâncias específicas, que também tratarei ao longo deste artigo. Portanto, cidadãos interessados em tomar conhecimento desta técnica que, repito, é de AUTORIA BRASILEIRA, leiam com atenção os parágrafos abaixo.






1. Por que cambiar diretamente?

Não poderia deixar de ser o primeiro item esta trivial e relevante pergunta. Afinal, por que o Governo deve adquirir GOLD na porta do cidadão ao invés de utilizar o mercado financeiro, como a lógica sugere? A resposta se encontra em alguns comportamentos cíclicos da moeda nacional, os quais favorecem a aplicação deste modelo periodicamente:

a) Estagnação do BRL: percebam que, de tempos em tempos, o valor do BRL estanca-se em um patamar e teima em ficar nele por dias ou semanas a fio. Isso significa estabilidade! Estabilidade é bom ou ruim? Depende do ponto de vista, mas aos principais pontos de vista envolvidos na economia do país, a estabilidade é excelente. Se o Governo for utilizar o mercado financeiro para adquirir Gold neste momento de estabilidade, das duas hipóteses a seguir, uma ocorrerá: ou perderá tempo que não pode perder, ofertando BRL no mesmo valor estabilizado (o mandato dura apenas 1 mês, lembrem-se), ou derrubará o valor da moeda para vender mais rapidamente, desestabilizando-a.

b) Desvalorização do BRL: supondo que uma forte arrecadação já ocorreu anteriormente, em vias DIRETAS, ou o país sofreu alguma turbulência geo-política que derrubou o valor do BRL; é adequado desvalorizar ainda mais o BRL para arrecadar? Em casos de urgência, é compreensível. Mas se dispusermos de ferramentas menos incisivas, não faz sentido massacrar nossa moeda.

c) Excesso de especulação: quando especular se torna um hábito inclusive entre novatos, é momento de incentivar o consumo. Todas as ferramentas que se distanciem do mercado monetário e se aproximem do mercado real, são muito bem-vindas.












2. Como funciona?

Cambiar indiretamente envolve quatro conceitos: spread, demanda de consumo, desvio padrão e BRL de especulação.

A primeira coisa a se pensar é que para haver motivação de se aplicar esta medida é que exista vantagem ao Governo. A vantagem consiste justamente em pagar pelo Gold adquirido uma quantia inferior ao que se pagaria no mercado monetário na cotação de um determinado momento. No momento em que este artigo está sendo escrito, o BRL está sendo vendido a uma taxa de 0.031 GOLD/BRL. Isso equivale a dizer que 32.25 BRL's estão sendo pagos por cada Gold no sentido BRL - GOLD (ou seja, pessoas que vendem BRL por Gold, o que é diferente de pessoas que vendem Gold por BRL). Como poderia ser mais vantajoso ao Governo vender BRL ?

O Governo poderia muito bem lançar uma oferta de 50 mil BRL a uma taxa de 0.031, e ficaria esperando na fila como os outros. Ou poderia lançar oferta a 0.030, sem ter de pegar fila num primeiro momento - mas derrubaria instantaneamente o valor da moeda. Portanto, de acordo com o item anterior, temos aqui um nítido caso em que o Câmbio Direto é adequado.

Vamos supor que o Governo não queira nem esperar na fila, nem desvalorizar instantaneamente a moeda. E mais: o Governo quer vender seu BRL a uma taxa superior ao que está estabelecido (que Governo não quer, não é?). Vamos ainda supor que o Governo deseja vender seu BRL a uma taxa de 0.035 GOLD/BRL. É possível fazer isso através do Mercado Financeiro? Não, prezados; não é possível. ATRAVÉS DO MERCADO FINANCEIRO, não é possível. Mas com o Câmbio Direto, feito um passe de mágica, o Governo adquire seu Gold a 0.035.

Porque nem tudo é moeda, meus caros. A moeda foi criada para servir como um objeto de liquidez absoluta. Sabe o que significa liquidez absoluta? Liquidez significa a capacidade de transformar uma coisa em outra. Tu tens capacidade de, IMEDIATAMENTE, transformar um violão em um HD de 300 GB? Não tens. Terias que publicar no Mercado Livre ou classificados, anunciando a troca e isso iria demorar pra caramba. Mas o dinheiro é instantaneamente líquido: tu transforma o dinheiro no que tu bem entenderes na hora que bem quiseres. Pra isso existe a moeda! Mas, reforçando, moeda não é tudo.

Há muitas coisas que as pessoas querem, em determinados períodos de tempo, que valem mais do que a moeda por si só. Isso significa consumo. Quando as pessoas preferem comer mais do que ter certa quantia de dinheiro, isso é consumo. Quando as pessoas preferem mais uma coisa qualquer, do que ter uma quantia de dinheiro inferior ao "valor" dessa coisa, isso é consumo. Consumo é tudo aquilo que a gente usa para satisfação de uma necessidade propriamente dita, e não engorde de conta bancária. E é justamente este aspecto que viabiliza a existência do Câmbio Direto: havendo consumo que seja mais importante do que os números da conta bancária, existe a possibilidade do Estado produzir estes bens de consumo e trocá-los por GOLD numa quantidade que substitua uma parcela de BRL de especulação no mercado.


* BRL de especulação?? É toda a moeda utilizada única e exclusivamente para comprar Gold no Mercado Financeiro, que será vendido por BRL a uma taxa superior à da compra.


Entendeu o que é BRL especulativo? É moeda que nunca entra em circulação na economia real. Aliás, isso sugere mais dois termos:


* Economia monetária: compra e venda de MOEDA. Não há bens de consumo envolvidos; Não há produção.
* Economia real: produção de bens de consumo e prestação serviço; o que se compra e vende não é moeda, e sim as coisas que precisamos propriamente.






Sabem por que a taxa de juros é frequentemente alterada pelo Banco Central do Brasil? Por que enquanto o lucro das indústrias, das empresas, da produção pesada estiver sendo INFERIOR ao lucro obtido no mercado monetário (simples compra e venda de moeda), os investidores não vão produzir nada e o país quebra. Para abrir uma fábrica, um investidor precisa de empréstimo do Banco Central. Dependendo da taxa de juros cobrada pelo Banco, o investidor prefere ficar comprando e vendendo ações! E o Brasil fica sem produção... Entendeu porque essa taxa muda toda hora? Sem isso, não teríamos pasta de dente no nosso banheiro. Ninguém nasceu pra produzir pasta de dente; eles produzem pelo lucro.






Feitas essas explanações, acredito ter base para compor a fórmula do Câmbio Direto. Mas vamos definir os demais conceitos abordados na primeira linha deste item:

- Spread (no erepublik): diferença entre a cotação [atual] e a cotação que se pretende exercer no Câmbio Direto. Ex: atual = 0.031; exercida = 0.035; spread = 0.004.

- Demanda de consumo: Desejo ou necessidade da população por um determinado item de consumo. Sendo o erepublik um simulador majoritariamente militar, a demanda de consumo normalmente está gravitacionada nas armas. Mas podem ocorrer, por exemplo, crises no setor imobiliario que afete toda uma nova geração, que precisará muito mais de gifts e food de alta qualidade. Tudo depende da circunstancia.

- Desvio padrão: o mocinho do filme. É o BRL que, ao invés de se tornar BRL DE ESPECULAÇÃO, vira moeda de consumo comum.




Fórmula de composição:

[COTAÇÃO ATUAL] + [SPREAD] = A
[VALOR DE MERCADO DA DEMANDA DE CONSUMO] - [DESVIO PADRÃO] = B


A + B deve ser...


... igual ao câmbio indireto em caso de situação comum;
... Maior que o câmbio indireto em caso de necessidade de arrecadação;
... Muito maior que o câmbio indireto em caso de urgência.
















3. Exemplo prático


Vamos ao caso prático para facilitar a visualização do sistema.


Valor da cotação atual: 0.031
Valor da cotação pretendida: 0.035
Sprea😛 0.004
Demanda de consumo: armas Q2.
Valor de mercado do bem de consumo: 11 BRL.



O que fazer?

- Governo anuncia compra direta de GOLD por 28.57 BRL's (0.035);
- Organiza diferente planos de compra, de acordo com a quantidade vendida

- Ex: 50 GOLD a 0.035 ---- > 50 x 28.57 = 1.428,5. A cotação comum renderia 1.612,5

(1.612,5) - (1.428,5) = 184.


Os 184 BRL's [DESVIO PADRÃO] são recompensados com bens da demanda de consumo, [SPREAD] abaixo do preço de mercado (no caso, 40😵.



Conclusão: O Câmbio Direto será ofertado a 0.035, e as armas (bens de consumo demandados neste exemplo) serão oferecidas 40% mais baratas em relação ao preço de mercado.









O valor reduzido do preço de venda em mercado comum desta arma Q2, é o DESVIO PADRÃO. Por que?
Porque este desvio que normalmente iria ao mercado financeiro, agora foi distribuído ao consumo. Afinal, para produzir essa arma Q2, foi pago salário e não BRL DE ESPECULAÇÃO. Lembra-te do que significa BRL especulativo? É a moeda usada unicamente pra comprar Gold e BRL. O dinheiro pago em salário dificilmente é retornado ao mercado financeiro. Há uma probabilidade enorme dele ser usado em consumo.

E assim, o Governo evita desgastar o mercado financeiro e INCENTIVA O CONSUMO, ao mesmo tempo que arrecada o tão necessário Gold.












Fico por aqui, e espero ter esclarecido o sistema de Câmbio Direto. Dúvidas? Comenta!




Respeitosamente,
TexMurphy.