[BdRA] A decadência do MdC (última parte)

Day 3,440, 15:03 Published in Brazil Argentina by Rick Adams


eBrasil, 21 de abril de 2017, dia 3440 do Novo Mundo.

Saudações amigos e leitores,

Hoje chegamos ao fim de nossa jornada, que buscou ao longo dos últimos artigos explicar o fenômeno que batizamos de "a decadência do MdC". Até aqui comentamos três fatores que influenciaram neste acontecimento: a saída massiva de jogadores, a falta de atividade constante na mídia e, por fim, a falta de interesse no trabalho ministerial.

Claro que o problema em si teve outros agravantes, no entanto apenas com os três eventos supracitados já se é possível ter uma ideia base de como o problema surgiu e se desenvolveu.

Ao concluirmos nossa pesquisa sobre a decadência do MdC (ou da própria comunidade em si), urge também apontarmos alguns caminhos que podem solucionar o problema apresentado, ou ao menos amenizá-lo. Até porque de nada adiantaria entendermos a problemática em que gira em torno dessa decadência, sem procurarmos a partir desse entendimento formas de solucionar o problema.


Inicialmente alguma medidas estão sendo tomadas para reavivamento de alguns ministérios. O MdC, por exemplo, tem realizado algumas atividades na mídia. A volta do Prêmio Jornalista de Ouro nos mostra uma tentativa de incentivar a produção de novos artigos, mas ainda é cedo para dizer se isso vai ter efeitos positivos, até porque alguns dos artigos inscritos foram publicados antes do início do prêmio, então é difícil dizer se houve uma incentivo de fato ou não. De qualquer forma, vejo a volta do projeto com bons olhos.

Sei que a volta do Prêmio Jornalista de Ouro ainda é pouco visto a gama de projetos que MdC dispõe, mas já é um primeiro passo. No vídeo institucional lançado pelo ministro Rocha IX no início do mandato foi colocado também a volta do "Giro com Novatos", no entanto nenhuma menção a esse projeto foi feito em artigos oficiais até agora.

Em se tratando de medidas que podemos tomar (e não as que estão sendo tomadas), seria interessante revivermos os eventos temáticos do MdC, uma aposta feita em dezembro de 2015, com o evento de Natal, que rendeu bons frutos, logo trazer de volta esses eventos característicos pode ajudar a movimentar a comunidade. Outro projeto que seria de grande ganho para a comunidade é o "Aconteceu no eRepublik", um projeto que começou a ser realizado em 2014 e que consiste em tratar num artigo dos principais acontecimentos do jogo, tanto os da esfera nacional, quanto a nível internacional, sobretudo questões ligadas a movimentações militares e diplomáticas.


Citei até então tarefas que só podem ser cumpridas pelo governo, mas nós - jornalistas - também temos nosso dever de casa, e o principal deles é fazer um melhor uso da mídia. Particularmente eu gosto de entrevistas, mas ficar a vida toda lendo entrevistas é muito chato, a mídia pode ser bem mais que entrevistas e artigos de discussões políticos-partidárias, só precisamos saber como melhor utilizá-la.

Não existe melhor espaço para emitirmos nossa opinião do que a mídia, é nela que se informa, se discute, se aponta (erros, pessoas e fatos), mas também nela que se se pode realizar atividades de entretenimento.

A Princess Kat, por exemplo, edita os "Jogos Vorazes Imperiais", uma espécie de reality show, um tipo de atividade que já tivemos contato antes na mídia com o BBB do Gabriel e o eSurvivor do FFress. Esse tipo de projeto aproxima as pessoas e diverte, a mídia precisa disso. Vale destacar também outras possibilidades, como: eventos valendo prêmio, jogos dos chapéus (ou 10 por 1), loterias, entre outros. Exemplos de atividades que podemos realizar em nossos jornais.




Aos partidos, para podermos finalizar a matéria, deixo também algumas velhas ideias: a realização de quiz (como o NERD fazia), batalha naval (como o FENI😵, The Voice eBrasil (como o MP😎, eventos temáticos (como fez algumas vezes o ARENA), além de outros projetos que os partidos podem realizar, tanto para seus próprios membros como para comunidade em geral.

Estamos diante de um problema difícil. Os esforço acima podem não surtir efeitos, podem não mudar o cenários, mas são tentativas viáveis que podemos aplicar, afinal braços cruzados não resolvem nada, então é melhor tentar o que se é possível tentar, do que deixar com que a situação se torne cada vez mais irreversível.

Assim finalizamos a nossa série. Até um próximo artigo.





ÚLTIMOS ARTIGO DA SÉRIE

- A decadência do MdC (part. 2)
- A decadência do MdC (part. 1)
- Introdução a decadência do MdC