[Análise Econômica] Sobre o preço do pão e suas consequências

Day 1,194, 15:38 Published in Brazil Brazil by Cantres










Há uma semana atrás, eu pretendia escrever uma série de artigos, fazendo simulações econômicas baseado em informações que peguei através de sites e com os líderes dos partidos.

Pois bem, as simulações seriam até simples, pois iam tomar como base duas coisas:

1) Que pode-se calcular a economia do país através dos cálculos da economia doméstica de uma empresa.

2)E que nessa economia doméstica nunca se iria ultrapassar certos limites que causassem prejuízo pro próprio empresário.

Só que... na realidade do jogo, a claúsula 2 do que eu ia utilizar pra calcular a simulação econômica foi água abaixo.
Então, por isso, vou adiar um pouco as simulações econômicas até conseguir entender uma coisa:

Como o preço do pãozinho (food q1) está caindo tanto? O.O"

Vamos dar uma observada no quadro geral:

O preço do grão (matéria prima do pão) caiu um pouco, chegando a 0,09.
Até aí, normal a queda no preço do pão acompanhar a queda no preço do grão.
O salário mínimo ofertado no mercado subiu também, chegando a 14 BRL pro nível 1. Isso pode ser explicado como efeito "pós-babyboom". Afinal, os babys que vieram lá do Dr.Pepper e do Tibiabr, depois de duas semanas de jogo, agora começam a fundar suas empresas, e isso aumenta a disputa por empregados. Claro que chegar até 14 BRL surpreende, mas até aí é compreensível.

Em um mercado normal, levando em conta esses dois acontecidos, poderíamos colocar que o preço do pão iria variar pouco em relação aos 0,94 BRL que estavam quando eu entrei no jogo. Na verdade, iriam até subir, devido ao aumento do salário médio ter sido bem brusco. Mesmo com o aumento de empresas, os jogadores dão preferência ao mercado de grão do que de pão (são 1125 empresas de pão fundadas contra 1610 de grão) ou então as empresas de ferro (1645), logo, poderia-se supôr que a competitividade no mercado de pão não estaria frenética.
Mas... o que aconteceu no mercado não foi bem isso. A competição nos preços se tornou frenética, ao ponto de termos vários empresários suicidas, pagando salários acima do valor de vendas mais otimistas que tiverem o.O'
Isso me levou a fazer algumas perguntas:

Estamos com oferta demais pra demanda?

Pelas minhas contas*, não, muito provável que não. Olhem bem, o aumento no salário mínimo e na média de salário aumenta também o poder de compra, o que resulta numa demanda maior, principalmente no erepublik, onde só temos 3 opções de compra enquanto jogadores: ou compra food, ou compra arma, ou ticket. É claro que a falta de guerras leva os jogadores a gastar menos, mas isso influenciaria tanto assim? Estamos no guardando pra quando o carnaval chegar?

Se estivermos mesmo poupando demais, a solução pra reativar o mercado é simples: voltar a gastar. Senão, o empresário vai morrer afogado em suas
ofertas que ficam estocadas.
E se isso acontecer, temos um efeito dominó ótimo pra todo mundo: Sem lucros, os empresários começam a demitir os trabalhadores. Sem trabalho, os trabalhadores que tiverem suas próprias empresas ainda conseguem fazer algum dinheiro, os que não tiverem, vão depender do exército. E é claro, sem o IR dos salários, o governo perde aproximadamente 30k** na arrecadação, o que vai influenciar até mesmo o efetivo do exército.

Mas, numa última consideração, podemos simplesmente não estarmos lidando com um mercado normal, e não ser nenhum dos problemas.

O mercado pode estar fugindo da matemática por um simples motivo:

http://economy.erepublik.com/en/company/padaria-do-rc/295224