Uma reflexão sobre a economia ( Passado e Presente )

Day 1,645, 05:40 Published in Portugal Portugal by AIister


Boa Tarde Portugal,

Com o lançamento de ainda mais uma inovação, o booster das bazoocas que dá 2x o dano de uma bazooka normal, deparei-me comigo mesmo a pensar o quão incrível é o facto de ter menos gold agora do que tinha quando este nem dava para ser comprado.

A realidade é que a economia do erepublik tornou-se um concurso de contas bancárias, em que o mérito e glória estão reservadas para as pessoas que mais dinheiro largam no jogo. Tem sido uma tendência gradual mas que está cada vez mais a acentuar-se e a enraizar-se na própria cultura do jogo.



O Inicio:

Se chegarmos hoje a este jogo toda esta cultura do gold ser-nos-a dada como uma normalidade, como algo que sempre assim foi mas a realidade é diferente e para uma maior perspectiva sobre toda esta situação de oscilação do poderio no jogo é preciso recuar mais de 4 anos.

Na altura da beta, e antes de Março de Abril de 2007 ( julgo eu ) o jogo seria irreconhecível a quem hoje o joga, não propriamente pela vertente gráfica mas por todas as mecânicas do jogo, vamos então fazer um sumário das diferenças mais importantes entre o passado e o agora.

Fevereiro / Março 2008 :

- Gold não podia ser comprado e era atribuido por cada cidadao com referal ( Thanks Julio )

- Não existiam bazookas, barras de energia, armazéns, boosters de dano e qualquer outra panóplia de produtos que só podiam ser comprados com gold.

- A unica utilidade do gold era comprar empresas, jornais, upgrades a qualidade de empresas e negociar no mercado


Como resultado era muito raro existir pessoas com grandes reservas de gold, a economia subsistia principalmente da moeda da terra e não era necessária a intervenção do Bot ( nem este existia ) já que havia sempre um relativo equilíbrio entre a procura e a demanda.


Com o inicio do modulo de guerra surge também a opção de comprar gold, não me recordo do preçário da altura mas se alguém mo conseguir lembrar ficaria muito grato. Seria de julgar que isto traria enormes mudanças a nível económico mas estas mal foram sentidas.

A unica diferença era que se podia comprar saúde para lutar com gold. Continuou a ser rara a pessoa com grandes fortunas em gold, e muitos dos que compravam gold permaneciam em anonimato nunca o admitindo ( Antonio Moutinho ). Estes preferiam atribuir toda a sua fortuna à sua capacidade de negociar no mercado monetário.



O Presente:

Hoje olho para este erepublik como uma distopia económica, graves erros a nível de gestão por parte da administração levaram a uma situação em que parece que estão a tentar sugar ao máximo possivel as ultimas pessoas que permanecem com capacidade de gastar níveis avultados de gold.

Sei perfeitamente que o eRepublik é uma empresa e como tal deve ser gerido em função do lucro ( Apesar de todos os académicos em marketing nos dizerem que a empresa deve ser gerida em funçao do cliente e não do lucro ). Mas a realidade é que parece existir um desespero constante da empresa em criar novas formas de retirar gold e forçar a compra do mesmo.

Raro é o dia em que não exista uma promoção, quer seja na compra do gold, quer seja no preço de upgrade de empresas, compra de partes de bazookas. Chegamos ao ponto de ter duas promoções em simultâneo.

Os campos de treino passaram de uns estaveis Q1, que duraram durante anos, para no espaço de 2 meses passarem para Q2 e Q3 respectivamente. A nova invenção do bazooka booster vem novamente reforçar a pressão que existe nas pessoas sem tanta capacidade de deixar dinheiro no erepublik, criando um fosso GIGANTE entre o player que compra gold e o que não compra.



O Meu Caso:

Eu estou sempre sem gold, ou com muito pouco.

Muitos poderão dizer-me "Se poupares o teu gold e souberes aplica-lo o fosso entre ti e os gold buyers irá diminuir".

Mas a realidade é que sempre que consegui juntar algum gold ( da ultima vez foi 60 ) acontece sempre algo, um acontecimento qualquer que força a desperdiçar uma boa quantidade desse gold. Dá ultima vez foi a invasão espanhola, tinha cerca de 50/ 60 gold juntos para um dia poder aplica-los em mim mesmo e acabei por gastar 40 desse gold a comprar 10 barras de energia numa tentativa desesperada de virar a barra para o nosso lado.

O que me deixa chateado não foi ter gasto o gold, nem foi do gold que usei não ter resultado nada. O que realmente me desmotiva para o jogo é que cada vez se tenta criar um maior desequilibro, em que gold mal gasto pode resultar em meses e meses de cinto apertadissimo ( que é o que me espera já que só poderei usar o campo de treino de 0 gold ).

A medalha de true patriot veio criar algum gold, mas com a mesma mão que nós dão 20 gold tentam retirar 40, por isso a utilidade é nula.

O Meu Futuro:

O que me espera é a continuação do que se tem vindo a passar.

Passei de um jogador auto-suficiente com capacidade de gerar PTE suficente para ele próprio e de conseguir poupar para expandir as empresas ( RAW ) para um jogador dependente da ajuda de uma M.U. para conseguir comprar armas Q6 e comida para pelo menos fazer a missão diária.

Passei de alguém que devido a essa estabilidade monetária ( PTE ) conseguia ir juntando todo o gold e se dava ao luxo de diariamente fazer 2 treinos e em algumas alturas 3.

Passei de alguém que tinha em mente a expansão de raws para eventualmente um mercado com maiores lucros como o de armas para ver isso como um sonho distante que só se aproximará se a minha realidade económica na vida real se alterar drasticamente.

O que me espera é continuar a ser ultrapassado por pessoas que conseguem de facto suportar isso e sustentar essa economia, chegará a um ponto onde ficarei totalmente dependente de terceiros para realizar a missão diária, entrarei numa tal estagnação que daqui a uns meses perderá toda a piada manter-me neste jogo

E por mais que me custe a solução nunca passará por mim...


A Bem da Nação,

Capitão Falcão