Uma analise do mercado Brasileiro (Parte 1)

Day 1,647, 18:17 Published in Brazil Brazil by x Tico Mia x
Antes de tudo temos que definir qual tipo de concorrência é o do e-brasil:

Os tipos de concorrência são:

Monopólio É aquele que uma única pessoa controla toda as ofertas do mercado

Oligopólio É aquele que um grupo reduzido de pessoas controla o mercado.

Concorrência monopolística Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.

Concorrência pura ou perfeita É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz-se que é um mercado atomizado, pois é composto de um número expressivo de agentes, como se fossem átomos.

Portanto:

Qual deles é o mais proximo do e-Brasil?

Monópolio não é pois há varias ofertas, logo tambem excluimos a possibilidade de ser oligopólio. Podendo ser concorrencia monopolistica e Concorrência Pura e ferfeita, retiramos a concorrencia monopolistica, pois não há barreiras para entrar no mercado, ninguem te impede de criar uma empresa, e vender seus produtos (Além de os produtos serem homegeneos... uma arma produzida pelo Lazarus é a mesma produzida por min). Portanto temos nosso vencedor, a teoria mais proxima da concorrencia do jogo é a perfeita.

Oque isso implica?
Simples, ate o wikipedia explica!

"Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros anormais ou lucros extraordinários (isto é, a fração do lucro que está acima do lucro médio do mercado), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra actividade, segundo a rentabilidade média de mercado).

Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais.

Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, pois que também não há barreiras ao acesso. Com o aumento do número de empresas no mercado e mantido constante o nível da demanda, os preços tenderão a cair e, consequentemente, também os lucros extraordinários, até que se retorne a uma situação onde só haja lucros normais, cessando também o ingresso de novas empresas nesse mercado."


Trocando em miúdos, a concorrencia do jogo faz que não exista mercado em que os lucros sejam enormes, e quando eles são rapidamente eles vão cair. Não adianta chorar/reclamar. Se o preço do Raw tras bons lucros, milhares de jogadores irão para esse mercado, logo o preço do Raw tende a cair já que a oferta se eleva e a demanda se mantem (ou tende a cair já que é melhor investir tudo em Raw do que em manufatura). Não é culpa do Plato, de Chuck Norris ou do MF. O preço do Raw caiu por conta disso todo mundo investiu em demasia na produção do Raw, não acompanhando a demanda por raw! Essa crise foi ocasionada por nós mesmos!


Sei que é complicado entender o gráfico mas a ideia é se a demanda se mantem e a oferta aumenta, os preços logicamente vão para baixo.

Prox. Artigo Possiveis soluções.