Suspeita de Fraude no Governo e Polêmica dos Impostos de Importação

Day 902, 06:46 Published in Brazil Brazil by Alex Serpa

Resposta a:

Pronunciamento do Ministro do Trabalho - Sobre o caso SISPRO[POSSIVEL SOLUCAO]

Caridade às 3 e 43 da madrugada?


Bom dia a todos,

Hoje vou falar de dois assuntos, a possível fraude e a proposta de diminuição dos impostos de importação.


Sobre a possibilidade de fraude:

É fato unânime de que é um absurdo o que ocorreu. Não estou aqui para procurar culpados, especialmente porque o Ministério declarou ter iniciado investigação.




O que venho debater é a responsabilização (que é diferente de culpa). E nesse caso a responsabilidade do ocorrido é do ministro e dos responsáveis pelo ocorrido. Mesmo que eles não tenham nada a ver com o caso, deveriam entregar os cargos. E se isso não for feito, o presidente deveria destituí-los.


Demissão, por quê não?


Mas por quê?

Porque o ministro é o responsável pelas ações do Ministério e das consequências dessas ações. Ele não pode ser punido por um ato cometido por um subordinado, mas se esse tipo de ocorrência grave é registrada é porque ele não tem feito um bom trabalho. Logo, não tem sentido que ele permaneça em seu cargo.

Quanto a proposta de ressarcir o erário público, das duas uma: Ou é uma declaração de culpa; ou uma medida ineficaz e populista, que beneficiará apenas o infrator.


Culpado preso


Sobre a proposta de diminuição dos impostos de importação:

Novamente, não estou aqui para contestar ou elogiar a medida e seus efeitos, caso seja aprovada. O que contesto é a forma como as coisas são feitas.




Em geral, quando alguém crítica alguma ação do Governo, seja na área econômica – em especial – seja em algum outro tema, a resposta mais recorrente é: “Apresente uma proposta ao invés de criticar” (desconsiderei o “mimimi”).

No entanto, mesmo nas mudanças mais profundas o Governo não se propõe a fazer o que advoga, ou seja, nunca lança artigos explicando o motivo destas medidas. E isso se repete novamente.


Explicação do Governo - clique para ampliar


A mudança nas taxas de importação é muito grande para ser feito de uma hora para a outra. Cobrar o debate seria demais, mas o Governo poderia vir a público ao menos notificar a população da mudança. É um absurdo que isso ocorra desta forma.

Fica então a proposta: Que o governo se manifeste apresentando, ao menos, os objetivos desta retomada. Assim, fica mais fácil para a imprensa fiscalizar e apresentar artigos com mais qualidade.




PS: Caso você, leitor, não tenha nenhum comentário significativo, não perca seu tempo floodando os comentários. Desta forma, fica avisado que “mimimi” pode (e será) reportado como Spam.

Estou aprendendo a agir como os “Defensores das Regras” do eRepublik.....


Defensores de regras em ação