Solicitação de impressão de moeda

Day 604, 14:08 Published in Brazil Brazil by Controle Nacional
Solicitação de impressão de moeda

Uma análise do contexto econômico e abordagem das necessidades do governo

Todos sabem das atuais turbulências que o mundo inteiro tem passado atualmente. Mais uma guerra mundial está acontecendo. Esse é um ambiente perfeito para a instabilidade se instalar em qualquer país. Para evitar que nosso país sofra grandes reflexos econômicos e também garantir a segurança nacional, o governo precisa se organizar, se articular, tomar atitudes. Além disso, precisamos assegurar nossa estabilidade monetária. E também manter em funcionamento a máquina pública, que embora esteja sendo gradativamente reduzida, ainda é muito grande. Mas tudo isso implica em gastos, e por isso, o governo solicita ao Congresso a emissão de moeda. Durante praticamente todo os governos passados, o governo imprimiu cerca de 100.000 BRL/mês para manter em plano funcionamento o governo, isso em tempos de tranquila paz mundial.

Como o momento é de guerra, as despesas aumentam de forma considerável. É até impossível prever quanto o governo irá gastar com as atuais guerras, por isso precisamos estar preparados com uma boa reserva seja financeira, seja de bens. Afinal, caso o Brasil se envolva diretamente a situação ficaria mais delicada e necessitaria muito mais investimentos do governo.

Aliado ao período bélico, temos a forte queda de arrecação esse mês. No último mês a arrecadação dos impostos foi de mais de 100.000 BRL. Esse mês a previsão não passa de 60.000 BRL.

O que explica tal queda?

Primeiro, a queda nas exportações e o fechamento de empresas de iron cujos donos eram estrangeiros. Nosso principal importador de iron era a Húngria, que agora possui uma região de iron high. Essa região foi conquista há mais de um mês, mas durante o último mês a Hungria começou a tomar medidas como reduzir o income em iron e aumentar os impostos de importação. A economia brasileira sentiu um forte efeito nessas mudanças, isso pode ser percebido na acentuada queda dos preços do iron.

Outro reflexo desta mudança foi a queda acentuada nos salários de matéria-prima, que reduziu de forma significativa a arrecadação pelo income. A queda nos salários é reflexo na redução das exportações, que reduziu o faturamento das empresas de matéria-prima.

O objetivo do atual governo é trabalhar para que a impresão de moeda seja menos frequente, mas isso não se consegue em um mês, é um trabalho de longo prazo que já iniciado. Esse governo tem se esforçado, com sucesso, para manter a estabilidade monetária, além de também reduzir os gastos com estatais e enxugar a máquina pública, aleaborando ainda, uma gestão eficiente de redução de gastos e do inchaço do Estado.

A impressão de moeda visa dar continuidade ao trabalho das estatais e do acúmulo de reservas, para que possamos ter segurança e estabilidade financeira. Como esse governo tem primado pela redução de gastos, o objetivo é deixar os cofres públicos muito mais bem preprados. Deixando para a próxima gestão quantias maiores e gastos menores, assim talvez os próximos governos não necessitarão mais imprimir moeda.

O atual governo tem feito seu trabalho e continuará fazendo. Foram feitas reduções na máquina pública, mas ainda se faz necessário impressão de moeda para dar continuidade ao trabalho. Somente com um pouco mais de tempo os gastos serão menores e as reservas de gold grandes o suficiente para que a impressão de moeda se torne esporádica em casos de extrema necessidade. É para isso que esse governo tem trabalhado, porém enquanto as mudanças se solidificam é necessária essa impressão.

Em resumo, os principais motivos para a impressão de moeda são:
- Gastos extraordinários com a guerra mundial.
- Compensar a queda na arrecadação.
- Segurança financeira ao governo.

Att.
manurc
Ministro da Fazenda

junecaz
Presidente do Brasil