Soberania da Nação: a Única condição de Sobrevivência.

Day 288, 04:01 Published in Portugal Portugal by Ligtez

Soberania, Poder e Propriedade é uma tríade que se correlaciona. A Nossa soberania existe quando temos o poder sobre algo, e ele exerce-se sobre e com a propriedade.

A Nossa soberania existe porque possuímos uma parte da nossa propriedade através de poder militar, e outra parte por poder “legal”. A primeira – o território - é toda a propriedade que possuímos dentro das nossas fronteiras, e essas são garantidas através de poderio militar; e a segunda é porque somos donos das nossas empresas, pois elas estão nacionalizadas.

=== Os tipos de propriedade fundamental de soberania ===

Para sermos soberanos precisamos possuir e controlar propriedade, e os tipos de propriedade fundamentais são:

• Os Meios de Produção (as empresas)
• Força Produtiva (os trabalhadores)

O Território, desenhado nos mapas e controlado através do poder de Estado, é um tipo de propriedade secundário. Não é um elemento fundamental da Nossa soberania, e mais à frente explico porquê.

Mais: mesmo que tenhamos poder sobre uma região que não possui nenhum destes dois elementos fundamentais, estamos na prática a ter poder sobre coisa nenhuma. Estas regiões são inúteis, e apenas servem para desenhar fronteiras nos mapas. Na prática são terras de ninguém.

=== Poder sobre o Estado e o Poder sobre os Meios de Produção ===
Até hoje, Nós como nação tivemos sempre controle do nosso Estado, e isso possibilitou-nos aplicar uma série de políticas que definimos em conjunto. Mas, essas aplicações que o jogo nos oferece são muito limitadas, e resume-se a pouco mais que:

• Aplicação de impostos
• Aplicação de Hospitais
• Acordos internacionais (MPP,…)

Os meios de produção (as empresas) quando privados não são propriedade Nossa, não temos poder sobre eles, estando Nós como povo/nação subjugados a privados. Concluindo: não temos soberania. Felizmente, o nosso povo/nação conquistou a soberania ao nacionalizar as empresas, sendo elas agora ferramentas dos Nossos interesses, e não dos seus interesses individuais mesquinhos (o lucro).

Hoje, como povo, com o PeNICO temos poder sobre o Estado e sobre os meios de produção: somos Soberanos! Melhor que isto só mesmo um fellatio.

=😛oder sobre os Meio de Produção: a condição sine quo non de Soberania
O poder de Estado é pouco e quase inútil quando comparado ao poder sobre os meios de produção, isto é: Sermos proprietários da PeNICO vale muito mais que termos o poder de Estado. Basta-Nos ter o controlo sobre os últimos que nos governamos sem problemas de maior.

Quero dizer com isto que, mesmo se um dia sejamos conquistados por um país estrangeiro e/ou percamos oficialmente o poder de Estado-Nação, Nós conseguimos manter a Nossa soberania! Deixamos de controlar os impostos, os Hospitais e acordos internacionais directamente, mas temos a propriedade fundamental: os Meios de Produção e os Trabalhadores. Mas para isso, precisamos antes de tornar o PeNICO (o meio de produção) completamente independente do Estado, ie, deixar de precisar dos issue Money ou qualquer outro imposto.

=== Nação-Guerrilha ===

Na situação em que Portugal é conquistado ou sofre o take-over por estrangeiros, perdemos o poder sobre o Estado (apenas oficialmente), mas não sobre tudo o resto. Temos apenas de garantir o controlo sobre a PeNICO e proteger o fórum dos inimigos. Quase de certeza que no fórum se situaria o novo Estado, tomando novas características ainda mais determinantes nas decisões do nosso povo.

Passaríamos a ter um Estado clandestino e (quase) apenas existente no Fórum, mas estando nós todos na posse dos meios de produção (PeNICO), somos soberanos! Estando Nós totalmente capazes de nos insurgirmos e “ressuscitar” Portugal.

Mais: podemos mesmo colocar o país invasor sob nossa influência, e usa-los para invadirmos terceiros; não fazendo eles ideia que estão sob a nossa agenda. Isto, pelo menos até à nossa insurreição e ressuscitamento de Portugal oficialmente. Isto será possível com a chegada da V1 do jogo.


=== Resumindo ===
- Somos soberanos quando temos poder sobre propriedade
- Para sermos soberanos basta-nos ter o controlo da “propriedade fundamental”: meios de produção e trabalhadores; mas estes têm de estar independentes do Estado
- o poder de Estado não é sine quo non para ter soberania
- Mesmo invadidos mantemos a nossa soberania!

=== Conclusão ===
Estamos quase a 100% de estarmos em condições de total soberania. Nossa nação possui a PeNICO, e bastará agora torna-la independente financeiramente do Estado. Nessas condições sobreviveremos mesmo em condições extremas de uma invasão. Mesmo num Estado clandestino temos todas as condições de sobrevivência e auto-governação, e da sombra ressurgirá (oficialmente) Portugal.

Por Ligtez
(uma versão em [a url=http://www.mediafire.com/download.php?fi26xythqqq]PDF[/a])