Promessômetro - Presidenciáveis de Fevereiro

Day 1,169, 08:26 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


A menos de 5 dias das eleições presidenciais, os candidatos oficiais dos partidos/coligações já apareceram. Três deles se destacaram, e é dos objetivos deles que iremos falar nesse artigo. São eles: Ayato, Gabriel Teixeira Lott e Fernando Sucre.

Não vou enrolar muito pois temos bastante coisa para analisar. Vamos lá!



→ Objetivos e promessas do candidato Ayato, lançado pelo Partido Democrata Brasileiro

O Ministério da Fazenda deverá atuar de forma rápida e eficiente para conter a grave crise em que estamos entrando, tomando medidas para conter a queda do BRL e, ao mesmo tempo, evitar a diminuição no consumo.

Difícil de cumprir: A valorização/desvalorização da cotação do BRL dependerá muito das próximas mudanças feitas por Platão. É possível tomar medidas para segurar a queda, mas será necesário trabalhar em conjunto com o Congresso.


Criação do Banco Central eBrasileiro e de um Fundo de Investimentos Capitalizados

Há limitações: É necessário aumentar a confiabilidade no investimento, e criar uma garantia de que o projeto não será descontinuado nos próximos Governos. Uma possibilidade é vincular o Banco Central ao Congresso, elegendo um representante para gerencia-lo, tirando esse cargo do Executivo.


O Ministério das Relações Exteriores atuará juntamente com a ABAI para melhorar a política externa do eBrasil.

Possível: É preciso apenas definir bem as atribuições de cada órgão e uma hierarquia mínima, permitindo que eles trabalhem em harmonia e evitando qualquer conflito de autoridades.


O Ministério da Educação atuará através da criação de artigos de qualidade, capazes de ensinar de maneira eficaz. Além dos artigos, o MdE deverá trabalhar na Wiki [...]

Possível: Montando uma equipe de jornalistas e editores (wiki) ativos, e dividindo as atribuições de cada um de maneira simples e organizada, é fácil de se fazer. Um bom local para organizar as bases do trabalho (o que cada um fará) é o fórum, o MdE tem uma área especificamente para isso lá.


Uma outra proposta deste Ministério (da Educação) é a da realização de palestras com alguns veteranos, abertas ao público, tratando de diversos temas do cotidiano do jogo.

Possível: Organizando um canal no IRC ou até mesmo um chat do MSN, com moderadores ativos e eficientes, bons palestrantes e com alguma divulgação prévia, esse projeto é perfeitamente viável.


O Ministério das Comunicações atuará de forma integrada com todos os ministérios, divulgando projetos, prestações de contas e comunicados do Governo, diretamente à população [...]

Há limitações: Muitas vezes o Ministro das Comunicações não é informado do andamento dos trabalhos nos demais Ministérios, sendo necessário "correr atrás" para obter alguma informação. Além disso, alguns Presidentes se utilizam dos seus próprios jornais para fazer comunicados, então é necessário estabelecer bem que tipo de artigo será publicado aonde.


Este ministério (das Comunicações) também atuará juntamente com o MoFA e a ABAI na divulgação de comunicados e planos do eBrasil aos demais países.

Possível: A ABAI já possui um modelo-padrão de artigos que são publicados no Exterior, então cabe apenas ao Ministério das Comunicações adaptar esse formato, se assim o desejarem.


Maior fiscalização do uso de boosters por parte dos soldados do Exército

Há limitações: Uma fiscalização rigorosa e exata vai depender da atividade diária dos Tenentes, a quem a fiscalização será atribuída.

- Estipular um horário no qual a verba diária para o MdT deverá ser transferida, assim não geraria atrasos e evitaria quaisquer transtornos.

Há limitações: Imprevistos acontecem, os envolvidos podem ficar impossibilitados de fazerem isso em um determinado horário, gerando algum atraso.

Assistência Social: Reativar projetos antigos, lançar artigos de 2 em 2 dias [...]

Há limitações: Uma equipe grande e ativa vai ser necessária para colocar todos os projetos em funcionamento, caso contrário uma boa parte dos projetos poderá ser descontinuados.



→ Objetivos e promessas do candidato Gabriel Teixeira Lott, lançado pelo Partido Social Democrático.

Um planejamento terá de ser feito para estudar planos para uma possível redução nos impostos de renda, mas os impostos de importação terão de ser abaixados para não permitir uma grande alta nos preços. Não é pensado em deixar os ipostos de importação em 1%, mas em um nível que permita importação e geração de divisas.

Há limitações: Um planejamento detalhado deverá ser feito, explicando claramente o que se pretende fazer e como, para reduzir a resistência do Congresso.

Estudar um possível aumento do salário mínimo, colocando-o em 6 ou 7 BRL para aumentar a arrecadação, o que pode ser benéfico ou não, já que os empresáriso não recebem nada para trabalharem em suas empresas.

Há limitações: Vai ser necessário apresentar uma boa proposta para o Congresso aceitar, discussões envolvendo salário mínimo sempre apresentam resistência por parte de alguns congressistas.

Dar continuidade à guerra contra a Espanha.

Há limitações: Variáveis como dinheiro em caixa, armas no estoque, MPP com aliados, etc, devem ser levadas em consideração antes de prometer dar continuidade a uma guerra que promete não acabar tão cedo.

Criar um plano de formação de tanks, para que o país não dependa somente dos mesmos quando estivermos precisando.

Difícil de cumprir: Com a economia do jeito que está, um projeto desse estilo é inviável financeiramente. Muitas milícias, por exemplo, deixaram de pagar booster para os seus funcionários.

Fazer com que o efetivo tático-logístico trabalhe de verdade, e não fique sobrecarregando uma única pessoa com tamanha responsabilidade.

Possível: É perfeitamente viável, desde que seja montada uma equipe ativa e competente, com as responsabilidades individuais bem definidas.

[...] diminuir a burocracia militar, simplificar e melhorar as aulas da AMAN

Há limitações: O comando da AMAN responde ao Exército, assim como todas as divisões militares, cabendo apenas ao Presidente propôr melhorias, e não ordená-las/executá-las.


Manter o Ministério das Comunicações ativo, promovendo ações e iniciativas como a ABL [...]

Possível: É necessário apenas jornalistas (ou pessoas com experiência nessa área) ativos e dedicados.


Criar, ou reativar, dentro do possível, uma companhia pública de casas a serem distribuídas pelo Minstério da Assistência Social

Possível: Esse projeto é perfeitamente possível, já tivemos algo nesse estilo antes, e deu certo. Necessitará apenas de uma boa equipe para gerenciar a empresa, tomando o cuidado de, se forem empregar novatos, enviar mensagens com orientações importantes.


Vender a imagem do eBrasil lá fora, com a nossa equipe de embaixadores.

Possível: Mantendo um corpo diplomático cordiável e poliglota, publicando bons artigos na mídia exterior, a recuperação da imagem do Brasil é apenas uma questão de tempo.

Incentivar cidadãos a seguir carreira diplomática continuado a criar cargos de embaixadores e embaixadoras para vários países do Novo Mundo

Possível: Esse projeto é viável, desde que a ABAI agregue mais supervisores, para fiscalizar o andamento dos trabalhos nas Embaixadas, e de alguns jornalistas com boas noções de marketing, para fazerem uma boa propaganda da Agência.



→ Objetivos e promessas do Fernando Sucre, candidato lançado pela Organização em Defesa dos Interesses Nacionais.

Fortalecimento do grupo de batalha matutino (Bastardos Inglórios)

Possível: Esse projeto está em andamento, e mediante uma boa propaganda com incentivos legais para participar dos Bastardos, o grupo poderia ser fortalecido, com a entrada de novos players. A boa propaganda é a alma do negócio.


Inicio das atividades do grupo de batalha vespertino (Operação Valquiiria)

Possível: Seguindo a linha do projeto Bastardos Inglórios, e com uma divulgação ampla, esse projeto tem tudo para sair do papel.


Incentivar a criação de milícias

Há limitações: Será necessário criar uma boa estrutura de suporte às novas milícias, para que os cidadãos sintam-se incentivados a criarem os seus próprios grupos. Mais uma vez, uma boa propaganda se faz necessária, principalmente por parte da SAM - Secretaria de Apoio as Milicias - que deve ser reativada. Também será necessário contar com dinheiro em caixa, e manter uma fiscalização rigorosa sobre as milícias que forem ajudadas.


Encontrar novos meios eficazes de distribuição de suprimentos

Possível: Com soldados disciplinados e oficiais rígidos no cumprimento do dever, uma distribuição via canais alternativos como o MSN, saindo do arcaico IRC, é viável.


Revitalização do jornal do Ministério da Defesa

Possível: Plenamente viável, é necessário apenas 1 ou 2 designers criativos e um bom escritor para cuidar da parte dos resumos das batalhas.


fortalecer os laços diplomáticos brasileiros com seus novos aliados

Há limitações: Há algumas limitações no sentido de que, se aproximando de um país X, podemos nos afastar do país Y. Será necessário calma e muito, muito planejamento nessa área.


[...] medidas serão tomadas para tentar amenizar os efeitos das mudanças

Difícil de cumprir: Medidas podem ser tomadas para segurar a queda do BRL, mas as mudanças por parte dos administradores são imprevisíveis. Além disso, será necessário contar com a cooperação do Congresso. Será, portanto, algo difícil a se cumprir.


A arrecadação de GOLD será feita de forma que não influencie na cotação da nossa moeda, e estudaremos projetos alternativos para arrecadação de GOLD.

Há limitações: Com a economia fragilizada (e não só aqui no Brasil), será necessário formular um excelente projeto de arrecadação para dar certo e acabar não influenciando a nossa cotação.


Maior divulgação do PAE através de uma parceria com o MdE [...]

Possível: Necessitará apenas de uma equipe ativa e criativa, que trabalhe em grupo, tanto no MdE quanto nos que forem cuidar do PAE.



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas