Promessômetro - Nihoof (Janeiro)

Day 1,163, 16:28 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Dentro de 9 dias, daqui a pouco mais de uma semana, estarão ocorrendo as eleições presidenciais. Os próximos candidatos ao cargo máximo do eBrasil estão começando a aparecer, ainda tímidos, sem uma plataforma 100% pronta, com propostas começando a serem delineadas.

Falando em plataformas, uma coisa que nunca falta são as promessas eleitorais. Essas promessas, mesmo muitas vezes feitas sem a intenção de serem cumpridas, são fundamentais para ajudar o eleitor a fazer a sua escolha. Aqueles que disputam a preferência do eleitorado precisam deixar claro que rumos pretendem dar ao Estado – inclusive para se diferenciar dos adversários.

E é essencial que o eleitor tenha acesso a essas informações. É dever do eleitor saber quem são todos os candidatos presidenciáveis, suas propostas, metas e promessas. Se o eleitor conhecer minimamente o funcionamento do governo, saberá reconhecer propostas inconsistentes e não desperdiçará o voto.

É para ajudar a avaliar os candidatos presidenciáveis e os Presidentes que tivemos que estou lançando o projeto Promessômetro aqui no eRepublik. Na vida real ele já existe, é feito pela Zero Hora, jornal que circula no Rio Grande do Sul (acredito que outros jornais tenham projetos semelhantes, mas eu me inspirei no da ZH). Obviamente, farei as adaptações necessárias, mas a essência do projeto é a mesma.

O projeto consiste em duas etapas:

1- Publicar artigo antes do dia 5, analisando e comentando as propostas e promessas dos candidatos presidenciáveis

2- Publicar um artigo pouco antes do mandato do Presidente eleito acabar, analisando se o mesmo conseguiu atingir as suas metas ou não. (é o artigo de hoje!)

Serão 2 artigos por mês, portanto.



Enquanto os candidatos à Presidência de Fevereiro de 2010 não aparecem, vamos analisar a gestão Nihoof, que teve início no dia 5 de Janeiro de 2010.

Penso que as milícias devem ser ajudadas, e que isso será bom para o eBrasil (já há na verdade um projeto sobre isso correndo no governo atual) e pretendo apoiá-las. (Fonte)
Cumpriu parcialmente: Não implementou o projeto de apoio as milícias, mas contratou o CAT em algumas ocasiões, sempre que territórios brasileiros estavam envolvidos.


PANAM: Precisamos acabar de nos estruturar internamente, e obter mais membros para a aliança, para podermos então assumir caráter expansionista. (Fonte)
Cumpriu parcialmente: A Argentina e a Turquia entraram/vão entrar, porém a aliança não aparenta estar bem estruturada internamente, e está longe de ter um caráter expansionista.


PANAM: Para agilizar essa estruturação pretendo marcar, após a mudança dos presidentes e equipes, uma reunião com alguns países de interesse para tentarmos resolver pequenos empecilhos que estão impedindo a adesão de novos países, e o consecutivo fortalecimento da aliança (Fonte)
Cumpriu parcialmente: Reuniões aconteceram, mas aparentemente não surtiram muito efeito, pois a taixa de adesão está baixa e a união interna, fraca. A Indonésia, por exemplo, se recusou a entrar.


Exército: No mundo inconstante que é o erepublik, o exército presta papel fundamental, defendendo os nossos interesses e nossas regiões, garantindo a soberania nacional; por isso continuará recebendo o mesmo apoio integral do governo, no mesmo esquema de verba diária do exército, o dinheiro deverá no entanto ser bem explicado, com toda a destinação devidamente prestada, como já é feito em uma planilha atualmente, e que será aprimorada para que os destinos fiquem mais evidentes ainda. (Fonte)
Cumpriu: Com o lançamento do Portal Transparência, a fiscalização dos gastos do Exército ficou mais fácil e prática, e as subdivisões entre AMAN, BrNuke e Bastardos Inglórios estão muito bem organizadas no Portal, e fáceis de acessar.


Economia: Acho a cotação atual razoável, e pretendo mantê-la no patamar próximo dos 37-40 brl, mantendo a arrecadação de gold no mercado monetário, para aumentar nossas reservas. (Fonte)
Não cumpriu: Atualmente a cotação encontra-se entre 67-70 BRL*. Mas faz-se aqui uma ressalva: um bot malicioso está agindo no mercado mundial, então isso serve como atenuante.
Essa cotação é do momento em que escrevi o artigo.


Milícias: Será dada uma ajuda financeira quando o governo estiver precisando de mais dano, pois existem jogadores de alta força nesses grupos, o que as torna um dano barato, e que iremos aproveitar para ajudar nas guerras importantes para o país. (Fonte)
Cumpriu: O CAT - Comando de Apoio Tupiniquim - foi contratado quando aconteceram batalhas importantes envolvendo o Brasil em cerca de 3~4 oportunidades.


Assistência Social: É preciso maior propaganda para que saibam usar o IRC e o canal #cidadania, a fim de se integrarem mais ao jogo, e isso será um dos focos do meu governo. (Fonte)
Não cumpriu: A atual equipe da Assistência publicou apenas 2 artigos, sendo que 1 foi sobre o IRC. O canal #cidadania é utilizado, mas não se fez muita propaganda em cima dele.


Assistência Social 2:Conversei tambem com o Mr.Adams, e estão acertados dois babybooms para ocorrer durante o meu governo, e darei atenção total à eles, para que a retenção seja grande. (Fonte)
Cumpriu parcialmente: Ocorreu um babyboom (😉, mas a taxa de retenção foi baixa, com elevado índice de abandono do jogo. Muitos recém-chegados não se sentiram estimulados a ponto de permanecerem no jogo.
* Fui informado de que mais um babyboom deve acontecer até o fim da gestão.

MdC: Pretendo lançar artigos periódicos sobre o que está acontecendo no governo, e também pelo mundo inteiro, principalmente nos ambitos políticos e militares. (Fonte)
Cumpriu parcialmente: Artigos informando sobre o que está acontecendo no Governo estão sendo lançados periodicamente, mas artigos com informações políticas-militares internacionais não foram lançados.



De um total de 9 promessas feitas nos dois artigos de candidatura, 2 foram cumpridas totalmente, 5 foram cumpridas parcialmente e 2 não foram cumpridas.

Conclusão do Promessômetro: Com as promessas cumpridas/parcialmente cumpridas somadas as 3 RWs vencidas pelo Brasil praticamente sozinho, o Promessômetro* daria nota 7/10 para esse Governo 🙂

*Essa não é a minha avaliação pessoal, é um "cálculo" baseado em cima de alguns acontecimentos e das promessas atingidas ou não.



Perguntas? Críticas? Sugestões? Dê o seu feedback!


Ryan Cullen,
Editor do Magna Veritas