Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy

Portugal vs Espanha - Entendimento?

Day 2,135, 09:55 Published in Portugal Portugal by Nuno Vieira


Olá a todos,

Com um titulo como este é fácil de prever os nomes que muitos vão vociferar sobre a minha pessoa mas de qualquer maneira não me furto a emitir a minha opinião, tenha ela o valor que tiver.

Centrando-me no contexto apraz-me dizer que o tempo de costas voltadas entre Portugal e Espanha já não tem razão de existir. O jogo mudou, como continua a mudar toda a sua geo-politica e as guerras que faziam sentido ontem, hoje podem já ser somente uma raiva ou um ódio pessoal que se torna num impedimento a que o jogo seja jogado da melhor maneira. É preciso abrir horizontes e saber jogar num tabuleiro global que se torna cada vez menos vasto em oportunidades.

A aproximação e cooperação entre os dois países é, neste momento, aquilo que pende mais para o lado do positivo na balança dos dois lados da fronteira. Nem Portugal nem Espanha têm a ganhar com uma guerra, seja ela aberta e desafiando todos os amigos em comum ou fechada e escondida sobre forma de batalhas de resistência mentirosas. É por demais evidente que os caminhos futuros podem e devem ser traçados em conjunto, tanto no aspecto militar com ajuda mútua como no aspecto economico e produtivo com as possíveis trocas de regiões.

Há vários aspectos que são fundamentais para esta minha análise, tal como o caminho que escolhemos e que é neste momento idêntico ao dos nossos vizinhos. Não podemos também esquecer que a própria TWO apoiaría esse entendimento e, julgo eu, ficaría contente ao ver esta situação ibérica resolvida. Neste momento temos também de admitir que os nossos adversários coincidem com os dos nuestros hermanos, tendo sido a CoT a principal culpada na nossa saída ultra-rápida do Japão.
Tudo isto são factores que não podemos ignorar e que certamente têm o seu peso ao analisar a nossa situação com detalhe.


Infelizmente nós sabemos bem o que é estar em dificuldades e necessitar de ajuda para poder subsistir, por isso entendo que não podía haver melhor altura para assumir uma posição de amizade do que esta em que Espanha se vê a braços com algumas frentes de batalha. É certo que por vezes a hipocrisia ou o egoísmo acabam por prevalecer mas neste jogo as boas atitudes ainda têm algum valor e ninguém melhor do que nós para dar esse passo tal como já fizemos com outros no passado.

Dito isto, é a minha opinião que o CP de Portugal devía oferecer MPP ao seu congénere Espanhol e consequentemente ao seu Congresso, como forma totalmente formal de demonstrar internacionalmente o final deste conflito ibérico que se arrasta no tempo.


Quero aqui deixar claro que isto representa unicamente a minha opinião e que respeito totalmente opiniões contrárias e baseadas em factos que possam contradizer os que apresentei. Informo também que desconheço a agenda do Governo referente a esta matéria, pelo que não é uma critica ao mesmo que pode estar já no terreno a encetar os esforços necessários para uma clarificação das relações com Espanha.


Obrigado
Nuno Vieira
 

Comments

AcontaPrincipalNaoTaBanida
AcontaPrincipalNaoTaBanida Day 2,135, 10:32

Se realmente for para ser aliados na verdadeira ascençao da palavra siga
Se for somente para termos regiões e eles livrarem-se de uma carraça esqueçam la isso

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,135, 15:33

Nunca gostei da ideia de pertencer a uma aliança que a espanha também faça parte.
Não gostei, porque no momento em que formos aliados da mesma aliança vamos ficar para sempre (durante largos meses) sem os territórios originais.
É certo que agora também não os temos, mas é diferente.

melga
melga Day 2,135, 17:51

E espero que a palavra ascenda aos céus, e fique sentada à direita dos arrogantes que fazem reply aos primeiros posts por se acharem mais importantes que todos os outros e, por essa razão, poderem ter feito desaparecer boas maquias do tesouro nacional aquando das suas presidências.

John Bokinski
John Bokinski Day 2,135, 10:33

Votei por ser um tema que claramente carece de ser discutido.

Numa perspectiva puramente estratégica percebo a tua perspectiva e até corroboro. A Espanha está neste momento sob ataque, e é um bom momento para ajudar se realmente queremos uma aproximação. O que, na minha perspectiva, ainda não é claro é se a nossa comunidade quer a aproximação.

No entanto, existem acções da Espanha que ainda sinto serem extremamente desajustadas com os nossos ideais, por exemplo a forma como negaram à Colombia um mpp que tinha por propósito, os ajudar. É uma atitude arrogante e provavelmente apenas para agradar ao Brasil.

Por falar em Brasil, a proximação a Espanha implica também uma aproximação ao Brasil e olhando como estão a gerir o processo de separação dos USA, tenho dúvidas se quero realmente aproximar-me de novo deles, ou pelo menos do grupo de jogadores que gere aquele país.

Eu desconto os trolls de serviço, no que respeita a este tema mas não desconto os elementos anti-Espanha na nossa comunidade, é um grupo que nos pertence e deve ser ouvido. No entanto, se ouver uma clara maioria dos jogadores da nossa comunidade que queiram essa aproximação, julgo que esse grupo terá de compreender, ao contrário dos trolls, eu acredito que aceitarão uma decisão maioritária.

Mas acho perigoso, apresentar a aproximação a Espanha como única alternativa. Existem outras, é preciso verbalizá-las de forma consistente para que a comunidade as avalie. Eu serei o último a apoiar uma medida de aproximação à CoT mas não tem nada a ver com a situação japonesa. Ai acho que estiveram bem, defenderam o seu aliado. O que me leva a querer distância da CoT é a cegueira dos seus líderes, o ódio que tinham à EDEN não os deixou pensar e acabaram na situação actual, que convenhamos é bastante difícil.

John Bokinski
John Bokinski Day 2,135, 10:40

Esqueci-me do último ponto. Hoje em dia mpp valem pouco, ou ajudas em batalhas ou ter apenas o mpp de pouco vale. Para ajudar em batalhas precisas que as MU's queiram ajudar na aproximação, porque ao deixar definar as FAP permitimos que a nossa política externa deixe realmente de estar nas mãos do governo, ou seja, o MoFA pode falar muito, mas quando for preciso meter dano não tem armas para fazer muito.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 10:56

O facto da Espanha e o Brasil terem mpp, em nada nos implica. Vivemos mt bem sem eles. E irá demorar pouco tempo até que a Espanha veja o que é o Brasil.

John Bokinski
John Bokinski Day 2,135, 11:18

Ao aliares-te a Espanha irás ficar estratégicamente aliado ao Brasil. É verdade que não tem de lutar por eles, mas a mim o que me preocupa nem é lutar ou não lutar. É o modus operandis das coisas.

Não sei se Espanha terá algum problema com o Brasil, porque sejamos francos, existe um grupo de Brasileiros associados ao Mr Caps Lock que dá tudo por Espanha e muitas vezes põe os interesses de Espanha à frente dos brasileiros. Na prática, estes jogadores estão a lutar por Espanha no Brasil, Espanha só tem de lhes agradecer.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 11:28

John, fizeram connosco, fizeram com a Argentina e fizeram com os USA. O próximo "irmão" a ser eliminado, vai ser a Croácia. No dia em que estes novos irmãos deixarem de ser úteis, arranjam outros. Está na massa do sangue

Dibmuad
Dibmuad Day 2,135, 11:06

Excelente ponto de vista John!

Marcellus Bracara
Marcellus Bracara Day 2,135, 15:52

Acredito que não faz diferença prática para o Brasil se aproximar ou não de Portugal. E o mesmo vale para Portugal.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,136, 00:52

John
Um possível melhoramento de relações com Espanha não muda nada em relação ao Brasil, tal como a aproximação que fizemos a diversos países TWO e a Espanha podia continuar a ser-nos totalmente indiferente. Portugal deve manter a atitude de distância que tem mantido com o Brasil, nem agressiva nem defensiva, simplesmente de indiferença que é o que a maioria dos Portugueses sentem pelo Brasil.
Quanto à CoT também partilho da tua opinião de que não é uma aliança à nossa medida e só frisei a situação do Japão, não para dizer que eles estiveram mal mas que são sem dúvida os nossos adversários do momento, tal como também o são da Espanha.

Sobre as FAP também concordo e sabes bem que sempre fui um dos defensores de umas FAP importantes em Portugal e bem tratadas pelos Governos. São elas o braço armado do Governo e o único Exército que pode e deve cumprir obrigatoriamente os compromissos do estado. Sei que tu também partilhas dessa opinião e tenho pena que haja muita gente a não dar a devida importância ao papel que as FAP podem ter a nível diplomático.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 10:54

Estou plenamente de acordo cntg. É, na minha opinião, o caminho correcto.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 11:00

E não tenho nenhum problema em lutar pela Espanha.
http://prntscr.com/1q49dc
http://prntscr.com/1soi6e

Sucateir0
Sucateir0 Day 2,135, 11:55

eu tambem nao tenho problema nenhum em lutar a favor da espanha, já o fiz antes quando tinhamos o NAP e quando o Norte esteve em perigo de vir para nós tanto dei na D3 que acabei por ganhar a CH por Espanha. e foi a minha primeira CH!!

http://prntscr.com/1t8lln

Janad0
Janad0 Day 2,135, 19:07

Desculpa la invocar o passado, mas claro que nao tens problemas em lutar por espanha... ja foste espanhol... tambem nao teras prints de dano por espanha contra portugal por ai guardados? (=

donnisinnod
donnisinnod Day 2,135, 10:54

Votado , essa é a minha opiniao sobre assunto desde ha uns meses atras .
Se queremos entrar na TWO faz todo o sentido sermos aliados da Espanha .

Lutar por Espanha nao é problema para mim , fa o fiz algumas vezes e farei quantas vezes for necessario desde claro que nao entre em conflito com os interesses de Portugal .

Aceito que pode ser ainda um assunto tabu para alguns , mas temos de mudar a maneira de pensar .
( nao só nós , os espanhois tambem )

Fica aqui o desafio aos governos que tenham os tomates de dar ordens de lutar por espanha ..isto se o objetivo é TWO claro ..

olygator
olygator Day 2,135, 11:07

Estou de acordo contigo,e agora seria um bom momento para essea aproximaçao como por exemplo declarar NE ao Mexico.

fmcb
fmcb Day 2,135, 11:10

Quer dizer a espanha andou a ocupar tudo o que era nosso durante imenso tempo, porque tinha ajuda de outros Países, agora que a coisa tá feia, já vêem com bons olhos uma união ibérica ... porque será ?
Claro, em tempos de guerra qualquer buraco é trincheira. Eu apesar de ser fracote no jogo, lutarei contra espanha em todas as frentes sempre que o entender necessário. Mas como tu disseste, é a opinião de cada um ...
Agora prefiro dar a cara a luta e perder, do que descer as calças e viver com facilitismos.

Dibmuad
Dibmuad Day 2,135, 11:10

Como já tinha referido há algum tempo quando fiz um artigo sobre o infame NAP, até nem vejo com maus olhos uma colaboração com Espanha, desde que seja algo productivo de parte a parte e não aquilo que temos visto até ao momento.
Se Espanha estiver disposta a colaborar e aceitar-nos como membro TWO e tratar-nos dignamente, não veria com maus olhos uma mudança de foco para o Brasil (por exemplo) ou Mexico como alternativa ao nosso inimigo de sempre.
Por outro lado, a continuar a actitude actual de Espanha de "Vocês estão aí no vosso cantinho e quando no nosso entender pisarem o risco - quer seja um MPP quer seja um hit Q7 contra Espanha - voltamos a wipar-vos ou a exigir dinheiro", então aí continuarei a apoiar toda e qualquer acção de qualquer país contra Espanha.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 11:31

Não podemos passar de inimigos a melhores amigos em 2 ou 3 meses. Tudo leva tempo.

Dibmuad
Dibmuad Day 2,135, 11:34

Claro que não...
Mas o meu comentário nem vai nesse sentido, mas sim em termos umas "tréguas" amigáveis (e em termos aceitáveis) com Espanha que nos permitam ingressar na TWO e manter uma convivência normal com eles.
Então sim aí poderemos focar-nos noutros alvos que nos permitam ver alguma acção e lutar um pouco pela aliança.

Cidadao
Cidadao Day 2,135, 11:37

E é normal que quem cá anda há mt tempo e tenha sempre lutado contra Espanha, tenha mais resistência à mudança.

Squibeel
Squibeel Day 2,135, 11:15

Que fofo.

IDEIAS
IDEIAS Day 2,135, 11:16

Votado

CaioMario
CaioMario Day 2,135, 11:27

Nem pensar, antes de termos as nossas 7 regiões de volta.

Juve Leo
Juve Leo Day 2,135, 17:07

Nem pensar, antes de termos as nossas 7 regiões de volta. x2

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,135, 11:45

Parece-me que o nosso actual CP preferia declarar guerra a Espanha e deitar por terra os esforços dos últimos meses.

Infelizmente este CP não tem sido melhor que o que foi impeachado no que a comunicação com a população diz respeito.

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,135, 13:25

Sabes lá o que dizes...

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,135, 14:45

Pela menos foi a ideia com que fiquei pelo que aconteceu no fórum do congresso.

melga
melga Day 2,135, 17:48

Concordo com o Jack.

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,135, 17:54

mentiroso

melga
melga Day 2,135, 17:59

Quem o diz é quem o é!

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,136, 06:49

não é "quem diz é quem é"?

melga
melga Day 2,136, 07:21

Não mandas em mim!

Absinthium
Absinthium Day 2,136, 07:33

es gay mas eu amo te

Paisana
Paisana Day 2,136, 14:59

Concordo com o melga

patacofalso
patacofalso Day 2,137, 05:24

LOlolloloLOLOLol

esforços dos últimos meses? houve esforços no sentido de nos aproximarmos de Espanha?

pow lá tás tu, em vez de pedires as informações, ameaças com impeach, fartas-te de comprar este com o antigo governo, tbm querias tacho é?

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,137, 05:28

Até parece que a TWO é só Espanha...
tu és um gajo um bocado chato sabias? Passas o tempo todo a defender os amigos e a atacar os não amigos. Dão-te cenas fixes para os andares constantemente a proteger é?

patacofalso
patacofalso Day 2,137, 06:44

lol eu sou teu amigo, mas não tenho percebido a tua posição nos últimos tempos, se os defendo é pk acho que tenho razão para o fazer, não, não me dão nada, só beijinho e carícias, mas isso ñ é fixe!

SirBroa
SirBroa Day 2,135, 12:05

Bom artigo e concordo com o teu ponto de vista sobre a situaçao, ja chega de andarmos sempre parados a espera do k pode vir a acontecer ou a espera dos wipes constantes, ja muita vezes comentei a necessidade de termos 1 estrategia e de segui la, tem k passar pelo CP no governo e pelo novo CP k vier caso n exista 1 recandidatura...temos e k escolher 1 lado pois assim n vamos a lado nenhum, criticas vao sempre haver mas a maioria prevalece e ja se viu k e possivel o consenso da maioria e o bom funcionamento do pais, pena e ser sempre 1 mes apenas em cada 3 ou 4 meses...

V

Maali Akalka Aki
Maali Akalka Aki Day 2,135, 12:26

V++

Rastafu
Rastafu Day 2,135, 12:32

Votado

Mas ainda há muito ódio no ar. Ódio este que continua a se fomentado por muitos

MUZ TUGA
MUZ TUGA Day 2,135, 13:09

VOTADO

Gostei do artigo e sigo a linha de pensamento.

Gladiator General MAXIMUS
Gladiator General MAXIMUS Day 2,135, 13:14

Não concordo com vocês Espanha nunca....

Sou sempre a favor de portugal e nunca lutarei por Espanha nem que seja a feijões e ainda por cima em campanhas contra Portugal.

Esteja onde estiver não sou a favor de estar na mesma aliança que a Espanha pk acho que nunca seremos compatíveis por isso apoio sempre Portugal noutra aliança a CUA ou outra kk

SpaceMonkey49
SpaceMonkey49 Day 2,135, 13:17

Claro que falta referir o lado espanhol. Eles não nos permitem a entrada na aliança, quando oferecemos ajuda fazem pedidos ridículos e nunca durante as negociações deixaram uma porta de entendimento aberta.
Quando eles quiserem ser nossos aliados pondero a nossa posição, até lá prefiro continuar sossegado a ver se não nos metemos em problemas desnecessários e em gastos absurdos.

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,135, 13:26

Votado!

CSIMAO
CSIMAO Day 2,135, 13:35

Bom artigo! Concordo com o que escreveste, mas acho que antes de ser proposto qualquer MPP o CP com o congresso deveria primeiro avaliar a opinião da comunidade e de seguida entrar em conversações com os respectivos CP e Congresso Espanhol para ver os termos, e assim perceber com o que se tá a lidar e aquilo que se pode esperar. Só depois é que se devia tomar alguma decisão.

Atenção que não sou contra recuperar as regiões com guerra, só que não seria nada fácil, e caso corresse mal só iria fomentar mais o ódio e o conflito entre Portugal e Espanha. Daí talvez optasse pela diplomacia primeiro

Votado

cold31 Day 2,135, 14:53

Comment deleted

cold31
cold31 Day 2,135, 15:01

Portugal está numa situação delicada. Muito se fala em entendimento com espanha, mas ainda não vi um consenso na comunidade sobre quais os entendimentos que estamos dispostos a aceitar. Uns querem as 7 regiões, outros n se importam da situação actual, outros querem fronteira com outros países... enfim, acho que primeiro de tudo temos de definir o que queremos.

Faz-me confusão ver artigos a falar em negociações sem primeiro decidir-se o que todos nós estamos dispostos a negociar.

Nuno Vieira
Nuno Vieira Day 2,136, 01:05

cold31,
esta é talvez a decisão mais delicada de Portugal e muito sinceramente acho dificil que se chegue a um consenso, tal como tu dizes há diversas opiniões e todas contam.
O importante é talvez começar a discutir mais os assuntos que realmente interessam e deixar de lado a conversa que não interessa e que se propaga pelos media durante dias a fio. É necessário trazer este tipo de assuntos para a discussão pública e não podemos estar sentados à espera que seja o Governo a fazer isso.

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.