Portugal vs Espanha - Entendimento?

Day 2,135, 09:55 Published in Portugal Portugal by Nuno Vieira


Olá a todos,

Com um titulo como este é fácil de prever os nomes que muitos vão vociferar sobre a minha pessoa mas de qualquer maneira não me furto a emitir a minha opinião, tenha ela o valor que tiver.

Centrando-me no contexto apraz-me dizer que o tempo de costas voltadas entre Portugal e Espanha já não tem razão de existir. O jogo mudou, como continua a mudar toda a sua geo-politica e as guerras que faziam sentido ontem, hoje podem já ser somente uma raiva ou um ódio pessoal que se torna num impedimento a que o jogo seja jogado da melhor maneira. É preciso abrir horizontes e saber jogar num tabuleiro global que se torna cada vez menos vasto em oportunidades.

A aproximação e cooperação entre os dois países é, neste momento, aquilo que pende mais para o lado do positivo na balança dos dois lados da fronteira. Nem Portugal nem Espanha têm a ganhar com uma guerra, seja ela aberta e desafiando todos os amigos em comum ou fechada e escondida sobre forma de batalhas de resistência mentirosas. É por demais evidente que os caminhos futuros podem e devem ser traçados em conjunto, tanto no aspecto militar com ajuda mútua como no aspecto economico e produtivo com as possíveis trocas de regiões.

Há vários aspectos que são fundamentais para esta minha análise, tal como o caminho que escolhemos e que é neste momento idêntico ao dos nossos vizinhos. Não podemos também esquecer que a própria TWO apoiaría esse entendimento e, julgo eu, ficaría contente ao ver esta situação ibérica resolvida. Neste momento temos também de admitir que os nossos adversários coincidem com os dos nuestros hermanos, tendo sido a CoT a principal culpada na nossa saída ultra-rápida do Japão.
Tudo isto são factores que não podemos ignorar e que certamente têm o seu peso ao analisar a nossa situação com detalhe.


Infelizmente nós sabemos bem o que é estar em dificuldades e necessitar de ajuda para poder subsistir, por isso entendo que não podía haver melhor altura para assumir uma posição de amizade do que esta em que Espanha se vê a braços com algumas frentes de batalha. É certo que por vezes a hipocrisia ou o egoísmo acabam por prevalecer mas neste jogo as boas atitudes ainda têm algum valor e ninguém melhor do que nós para dar esse passo tal como já fizemos com outros no passado.

Dito isto, é a minha opinião que o CP de Portugal devía oferecer MPP ao seu congénere Espanhol e consequentemente ao seu Congresso, como forma totalmente formal de demonstrar internacionalmente o final deste conflito ibérico que se arrasta no tempo.


Quero aqui deixar claro que isto representa unicamente a minha opinião e que respeito totalmente opiniões contrárias e baseadas em factos que possam contradizer os que apresentei. Informo também que desconheço a agenda do Governo referente a esta matéria, pelo que não é uma critica ao mesmo que pode estar já no terreno a encetar os esforços necessários para uma clarificação das relações com Espanha.


Obrigado
Nuno Vieira