Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy

Porque o eRepublik está do jeito que está...

Day 1,902, 05:30 Published in Brazil Serbia by Anderson Pimentel

Reprodução do The Economist.



Caros amigos,

Todos nós sabemos que existem problemas com o eRepublik agora, mas o que nenhum de nós realmente compreende é que Plato, e o resto dos admins, também sabe disso. Eles estão dolorosamente atentos que as pessoas querem são melhores módulos econômico e político, e que batalha PvP e outros upgrades no módulo militar, embora interessantes, são definitivamente um desejo secundário para a maioria dos jogadores.

O problema é o gold. Obviamente o time do eRepublik depende basicamente dos compradores de gold como fonte de receita, e que eles precisam que as pessoas continuem comprando se querem continuar operando. Eu vi uma tirinha interessante recentemente em outro jornal, que caracteriza Plato como um bebedor insaciável de petróleo e a sua única preocupação é consumir mais e mais receita, mas financeiramente isso não faz sentido algum.

Todo mundo que já geriu uma empresa sabe que a meta nos primeiros anos é simplesmente se manter no positivo. Sim, você quer lucro operacional e guardar reservas para emergências, mas basicamente todo o dinheiro é reinvestido na melhoria do produto e expansão da sua fatia do mercado. Obviamente os admins perceberam um grande aumento nas receitas nos últimos anos, e com vários jogadores saindo do jogo (a quantidade ativa de jogadores é 25% do que era na V1 na melhor das hipóteses), a demanda nos servidores deve ser bem menor também.

E ainda assim o jogo não melhorou. As mudanças que vimos são basicamente cosméticas, a maioria são apenas mudança que simplificam o código do jogo (mudando o mapa de flash para html) ou mudanças na interface (como o módulo militar). Claro que mudanças como divisões foram revolucionárias, mas elas não requiriram nenhum investimento dos admins, além de tempo codificando e qualquer perda de receita da interrupção no jogo quando a implementação estava sendo inserida.

Então, no que os admins continuam gastando dinheiro?

Minha teoria é que eles estão gastando nas suas dívidas. Todos nós sabemos que o jogo foi fundado em 2007 por Lemnaru e Bonte, ambos colocaram o próprio dinheiro, mais investimento de outras pequenas empresas e o dinheiro da família deles para começar o eRepublik. Você pode achar o investimento total pro jogo listado online, das primeiras rodadas de pequenos investidores, para o grandioso investimento de 2 milhões de euro por IDInvest, antes conhecida como AGF Private Enquity O investimento veio logo após o lançamento da V2, e você pode ver um representante da companhia falando aqui sobre novas funções esperadas para lançar no jogo antes do fim do ano.

Para vocês que não sabem, a V2 foi uma versão beta do eRepublik que mudou completamente o jogo. Novas "habilidades", novo mapa de batalha, novo sistema de empresas. Era basicamente um jogo totalmente diferente. Para a maioria de nós foi bastante excitante, mas ele foi implementado com o mínimo de testes possível e os bugs desanimaram a comunidade e como resultado foi um tremendo fracasso, a maioria das funções foram eliminadas, deixando-nos com a V1 mais uma vez.



Logo após esse fracasso, Bonte e Lemnaru saíram do time do eRepublik, juntamente com outros desenvolvedores originais do game. O Laboratório eRepublik fez um anúncio dizendo que havia ocorrido um "PTO" na sua matriz e o time agora era 50% formado por jogadores do eRepublik. De alguma maneira isso tinha o intuito de nos confortar. O jogo tinha passado das mãos de experientes desenvolvedores e investidores para amadores que eram recrutados como "community officers" formado pelos próprios jogadores.

Se você ver o portfólio da IDInvest, você perceberá uma tendência. Todas as companhias são pay2win, pay2play ou pay wall schemes [só é permitida uma visualização limitada do jogo, mais conteúdo vai sendo liberado com pagamentos]. É óbvio que eles investiram no eRepublik baseado no plano de negócios da V2 e estavam esperando o jogo explodir em membros, ganhando muito dinheiro para eles. Como membros da diretoria, eles estavam esperando um retorno no investimento. Não são os admins que decidem o futuro do jogo, são pessoas como este cara que realmente não tem nenhum interesse pessoal na empresa.

Então basicamente o time de administradores são uma mistura de ex-jogadores como Plato, o qual trabalha para nos manter razoavelmente calmos e os desenvolvedores, os quais trabalho é devotar 100% do tempo deles em fazer dinheiro. O time de desenvolvedores tem que justificar basicamente a todo momento no que eles estão gastando para uma equipe de diretores que apenas vê o lucro. Os fundadores originais do jogo pegaram o dinheiro e saíram. Basicamente, o eRepublik está em administração, eles estão recuperando o investimento deles, e então o jogo vai direto para o lixo.

O que é frustrante é que os módulos econômico e político são o que fazem o eRepublik um produto único. Sem eles nós temos uma versão codificada de qualquer joguinho em flash, você apenas luta com todos os teus amigos até que você vença, depois você perde no dia seguinte e tem que começar tudo de novo. São os outros módulos que dão sabor ao jogo, a comunidade. Infelizmente os donos do jogo, os diretores do eRepublik, apenas parecem se importar em tirar leite das "baleias" totalmente (leia-se, grandes gastadores que aparentemente não chegaram a mesma conclusão que eu).

Então, no que estamos dependendo agora é dos admins convencerem o conselho de diretores que investir nesses módulos aumentaria a receita do jogo atraindo novos clientes ou um novo investidor anjo aparecer pra comprar o jogo e colocar o equilíbrio certo no jogo (vamos lá Romper, você sabe que quer isso). Sem essas opções, prepare-se para "update" atrás de "update" lentamente moldando o caminho da sua carteira para o estomago dos donos do jogos.

By Iain Keers. Link original: http://www.erepublik.com/en/article/the-economist-why-erepublik-is-the-way-it-is-2205763/1/20
 

Comments

CAT Prophet
CAT Prophet Day 1,902, 05:34

CATMAXXX

Rex Megathunder
Rex Megathunder Day 1,902, 05:40

muito legal... e esclarecedor.

Cmiralles
Cmiralles Day 1,902, 06:42

Interessante

Epita1997
Epita1997 Day 1,902, 11:41

Votado.

Web Carioca
Web Carioca Day 1,903, 05:57

Jornal interessante e um bom texto tipo este não consegue chegar no top5...

Parabéns pelo Autor!

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.