Os Velhos do Restelo

Day 549, 04:30 Published in Portugal Portugal by Alister

Os tempos mudam é uma afirmação milenar e inegável, a questão pertinente será sempre se mudam para melhor ou para pior, por vezes caímos no erro de pensar que a progressão temporal é directamente proporcional a qualidade, que daqui a 100 anos tudo será maior e melhor. Existem ainda presentes na comunidade uns velhos "Dinossauros Políticos" fosseis ultrapassados de outros tempo, acho que aos nossos olhos existe algo que é claro, a forma como a politica é feita não evoluiu ...


Infelizmente criou-se uma ideia errada do que é realmente pólitica, e por vezes sinto a mesma indisposição a ler muitas das noticias politicas do eRepublik que sinto a ler cartazes políticos da realidade, cada vez mais caímos no erro de mimicar o que vemos na TV, de imitar o que está lá presente, acabamos por nós concentrar mais em denegrir a imagem do opositor e as politicas do mesmo do que a promover a nosso campanha, aumentar a nossa credibilidade, isto infelizmente transforma as eleições num Big Brother politico onde não ganha o merecedor mas sim o mais notório.


Governo e Oposição, lados diferentes da mesma moeda, ambos cometem os mesmos erros e ambos têm as mesmas lacunas, por vezes certas discussões parecem um concurso de cabeçadas em que o vencedor é simplesmente quem tiver mais paciência para continuar as cabeçadas, o resultado disso? eDrama a comida para a porteira que habita dentro de nós, é idiota acima de tudo, perdemos o que outrora diferenciava o eRepublik de tudo o resto, competência e credibilidade, e não pensem que credibilidade passa por campanhas infantis de falsas acusações e insultos pessoais, a unida coisa que isto transparece é falta de conteúdo e incapacidade para argumentar algo que não seja uma critica ofensiva ao passado, acabam por não ver sequer os verdadeiros erros do Governo, acabam por perder todos os Portugueses porque não têm ninguém a apontar as reais falhas do governo, têm um grupo de pessoas que querem um cheiro de poder e nem sequer sabem como, é precisamente o mesmo que leva um bebé a chorar pela biberão ... sabe que o quer mas simplesmente não sabe como o obter.


Por outro lado temos o governo, a sua estrutura e os seus ideais pouco diferente de mês para mês, mas o tempo faz a diferença e a essência do que era um governo à um ano atrás nada se assemelha ao que existe hoje, foi à cerca de um ano que se estabeleceram os alicerces governamentais que eventualmente gerarão o que hoje existe em Portugal, mas de lá para a muito mudou, a posição um tanto inabalável do seio Governamental leva a que se comentam diversos erros políticos e a meu ver o maior deles é que todos os candidatos da coligação até agora acharam que o novo é bom, como tal todos os mês existem novas iniciativas, novos programas, novas acções ... e isso é quase um "must have", mas pelo meio esquece-se de renovar iniciativas antigas, apostar no melhoramento do que outrora já estava em vigor e por vezes olho para Portugal e vejo uma lixeira politica, e para mim o maior exemplo disso é a constituição e o Tribunal Constitucional, a Constituição pela sua falta de poder óbvio e por ninguém a enforçar, o Tribunal Constitucional .... por simplesmente não servir para nada.


O Primeiro presidente a esboçar uma constituição fui eu, e modéstia a parte penso que eu tinha uma ideia realista até hoje do que deve ser uma eConstituição, nunca considerei nunca criar algo de extrema utilidade pois sabia que seria quase impossível enforçar uma constituição no eRepublik, criei-a como uma forma de criar uma identidade nacional, um conjunto de ideais com que todos os Portugueses se pudessem identificar e pelo qual deveríamos lutar, queria criar as bases morais de um ePortugal Plátonico e não um pedaço de Papel sem qualquer utilidade, a Constituição já foi infringida por quase toda a gente e por quase todos os governos.


A conclusão que se pode tirar disto? Simples, ainda existe muito, mas mesmo muito que esta nova geração politica pode aprender com os velhos dinossauros políticos, acho que "nós" ainda estamos mais que aptos para exercer politica e para governar, não somos avatars com números de 2 dígitos no canto superior esquerdo nem somos simplesmente pessoas com mais de 1 ano de vida no eRepublik, muito pelo contrário .... a experiência só faz de nós ainda melhores do que éramos em tempos antigos e isso vai comprovar-se nós próximos tempos....