O Segredo na Estratégia Militar

Day 1,419, 12:38 Published in Brazil Brazil by Elektra Natchios Killer

Olá amigos. (Por favor assine o Jornal !!!)

Alguns fatos me chamaram atenção nesta última semana. Dois cidadãos que sob o pretexto de não entender os movimentos do MD e seus estratégistas colocaram a boca no trombone ! Um publicou um artigo desastrado e ganhou/está ganhamdo um BAH de brinde o outro irritou alguns com o shouts contrários às ordens e está colecionando inimizades.

E não pensem que a polêmica acaba aqui! No congresso, Forum, e canais do mIRC esses conflitos tomam proporções inesperadas que acirram disputas e geram brigas e acusações.

Será que o Gov./MD tem o direito de dar ordens sem que os cidadãos comuns saibam o que está acontecendo ? Será que nem mesmo os congressistas (que votam determinados leis) não podem saber o que se passa ? Ou devem saber apenas o essencial?

A maioria das pessoas confundem transparência com democracia.

O fato de elegermos nossos representantes do governo "feito pelo povo" nos faz pensar que TUDO tem que ser às claras e NADA pode ser OCULTO. É claro que a transparência é elemento essencial das boas práticas democráticas: Saber onde o governo gasta, quanto arrecada, como são feitos os pagamentos, quem tem ou não tem poderes para determinas atribuições, etc.

Porém deve-se ter transparência em tudo ? A resposta é óbvia: NÃO !

Sem segredos não existem estratégias bem sucedidas. Aliás o segredo busca justamente surpreender o inimigo.

O elemento surpresa, tão necessário para a vitória com o máximo de eficiência, depende de conhecer os outros sem ser por eles conhecido, de modo que o segredo e a informação distorcida são considerados artes essenciais.” ( 😉

É por isso que algumas das ordens precisam ser passadas à frente sem maiores detalhes e as explicações são dadas (quando são dadas) em momentos posteriores aos fatos. Fica aqui uma sugestão para que o Governo/MD em momento oportuno exponha à população acerca dos fatos ocorridos.

Cabe aos cidadão não estrategistas entender o momento, ter paciência e cumprir determinada ordem, aos congressistas saber o mínimo de informações para poder votar.



Por fim eu deixo uma frase do livro a Arte da Guerra, de Sun Tzu:

O planejamento deve ser sigiloso, o ataque deve ser rápido.”







*http://pt.wikipedia.org