Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

O Governo - Funções e Ciclo de Vida

Day 1,772, 17:48 by jotapelx


Olá a todos,

Pensei que conseguia dar a minha resposta aos diferentes artigos publicados pelo casal Helida Fragoso e também pelo comandante do EPP Louro Silva. Na continuação deste Artigo em apenas dois artigos, mas já vi que me enganei redondamente.

Vamos a ver quantos artigos precisarei para responder de forma enquadrada a uma discussão que acredito será salutar e clara para a definição de estratégias para o futuro.

Para este artigo quero enquadrar qual é o trabalho necessário de um governo feito pelos diferentes ministérios e depois vou tentar expor um pouco a minha interpretação sobre o ciclo de vida de um governo.



Trabalho de um Governo
Os Governos no último ano têm sido divididos de uma forma geral da seguinte forma:

CP (Country President) ou se preferirem o Presidente. Em teoria o trabalho de um CP é tomar decisões estratégicas sobre os vários ministérios e ajudar a que cada ministério tenha capacidade para andar.

Há também um trabalho de coordenação no esforço de guerra com os outros países aliados. Este trabalho é feito pelo CP, MoD e MoFA, e muitas vezes são reuniões intermináveis de mais de 4 horas.

MoD (Ministry of Defense) ou em português o Ministério da Defesa. O MoD tem duas responsabilidades principais:
1. FAP (Forças Armadas Portuguesas)
- Garantir que as FAP estão operacionais com Distribuição, Distribuidores e mantimentos (armas e comida)
- Garantir que existem Empresas FAP para os soldados poderem trabalhar;
- Receber e processar as novas candidaturas de recrutas para além do processo de Recrutamento.

2. Organização logística das Batalhas
- Coordenar com o CP as batalhas prioritárias
- Coordenar com o MoF os gastos para a batalha (dinheiro não é elástico)
- Garantir Distribuidores durante os períodos críticos das Batalhas.
- Garantir Mantimentos para os Distribuidores da distribuição a Mercenários
- Preferencialmente coordenar com várias MUs, sejam elas nacionais ou estrangeiras um dano genérico num determinado Round, tentando garantir que esse round é ganho.

Devido ao inúmero número de funções do MoD é comum fazer-se a separação das duas funções por diferentes jogadores, mas é importante manter o fluxo da informação para que as FAP estejam alinhadas com as decisões do MoD.

MoFA (Ministry of Foreign Affairs) ou em português o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O MoFA tem duas funções principais coordenar os MPPs e criar relações de proximidade com Aliados através dos vários programas de embaixadores.

MoF (Ministry of Finance) ou em português, o Ministério das Finanças. O MoF tem três funções principais:
- Preparar o Orçamento do mês, em conjunto com os outros ministérios, projectar receita e despesas e garantir que existe balanço entre as duas opções
- Garantir que as despesas públicas são transparentes e totalmente registadas nas sheets públicas, bem como garantir o registo da receita diária.
- Efectuar o fecho de contas. Este processo é normal ser feito após o fim do mandato para garantir que os dados estão correctos.

MoE (Ministry of Economy) ou em português, Ministério da Economia. O MoE tem como objectivo dar apoio através dos vários programas de Fundos, e deve tentar apoiar os jogadores a gerarem riqueza e mais receitas.

Desde que trabalho com o Governo que o MoF e o MoE estão integrados na mesma equipa e não há realmente a separação indicada por mim acima.

MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), este ministério tem um mandato simples mas que a sua execução depende sempre da interpretação de cada governo, e às vezes cada Ministério. O Mandato é organizar jogos, criar/publicar tutoriais e outras actividades que criem uma relação mais forte entre os jogadores.

Dentro do MDS surgiu o Ministério da Solidariedade que ajuda os novos jogadores a integrarem-se através de doações de armas e comida para ajudar os jogadores no inicio.


MoIC (Ministry of Internal Communication) ou em Português, Ministério da Comunicação Interna. Este ministério é responsável pela comunicação ao país, agrega informação e publica com regularidade os artigos do governo. Nem todos os governos têm um MoIC, mas a inexistência do mesmo é uma falta importante para comunicar com a População.

Estas são as funções Ideais de qualquer governo, isto é, um governo que funcione muito bem tem de cumprir as funções acima, o que requer uma boa disponibilidade de tempo por parte dos vários intervenientes sejam eles o CP, o MoD, o MoFA, o MoIC, o MoF ou o MDS, Distribuidores, Embaixadores, Estagiários, etc.



Eu tenho colaborado com vários governos desde Março (ou Fevereiro) deste ano, e tenho conseguido acompanhar os altos e baixos de cada governo e vou descrever a minha percepção sobre as etapas da vida de um governo:



Candidatura
- O Candidato avalia bem se tem possibilidade de dedicar ao jogo bastante tempo da sua RL no mês seguinte no jogo e decide candidatar-se.

Criação da Equipa
Na criação da equipa alguns jogadores são sondados para fazerem parte da equipa. Existem muitos que por razões de disponibilidade não aceitam a proposta (Não esquecer que a disponibilidade é fundamental para se conseguir fazer um trabalho mínimo de qualidade em qualquer ministério). Uns aceitam entusiasticamente, e outros dão respostas tipo “nim”, que sabem que não têm realmente muita disponibilidade, mas por simpatia e amizade com o candidato tentam dar uma ajuda. Avisam nesse mesmo momento que não têm muita disponibilidade mas o candidato precisa de fechar as listas e então regista o nome.

Criação do Programa de Governo
A Criação do Programa deve ser dos momentos mais inglórios do candidato. O Jogo não permite grandes revoluções, e é muito difícil alterar o que quer que seja. A ideia que tenho é que os programas são cópias sempre de outros programas, e o próprio candidato faz o trabalho de ajustes às suas ideias, e adiciona os pontos que ele considera essenciais e que foram a razão principal porque se decidiu candidatar. O mandato é sempre tão curto (de um mês) que mudanças efectivas demoram sempre mais de 2 ou 3 meses.

Candidato Eleito
Após as eleições imagino que a primeira coisa que o candidato pensa é: “O que eu fui fazer?!”. E começa a pensar organizar a equipa.


Por uma questão de legibilidade agrupei o ciclo de vida por cada ministério



PRIMEIROS DIAS
O trabalho de um CP eu apenas consigo imaginar, mas a primeira coisa que o novo CP deve ver quando abre o jogo no dia dos resultados é a quantidade de mensagens e pedidos de amizade nos Alertas de representantes de todos os países. Após esse trabalho o objectivo é entrar no canal de IRC do governo e fazer a transferências dos acessos às ORGs do estado. Existe sempre algum trabalho de passagem de certos assuntos “secretos” que o novo CP tem de se inteirar por parte do anterior mandato, imagino eu.

A experiência que tenho é de que neste primeiro dia o CP tenta definir a estratégia para implementar os tais pontos chave do programa do governo. Todos os novos membros do governo vêem ao canal para se integrarem e acredito que o CP quando vê tanta gente no canal pense, que este mês vai correr bem! Há um certo optimismo no ar, e o CP pode ser levado a acreditar, neste momento, que não é preciso dizer nada porque toda a gente sabe o que tem de fazer. Nem todos os CPs com quem trabalhei agiram assim e efectivamente aproveitaram as sinergias da excitação do primeiro dia, mas infelizmente também houve CPs que não as aproveitaram.

Infelizmente acho que a maioria das pessoas não sabem o que fazer e precisam de ser orientadas neste dia, e penso que deve ser neste dia que se deve marcar imediatamente uma reunião interna com o governo todo o mais depressa possível, para definir tarefas, prazos etc. A ideia que tenho é que os membros do governo se sentem desmotivados por não saberem quais são as suas competências e sem a motivação certa é neste dia que fica marcado quem é que vai efectivamente trabalhar durante o mês (a não ser que haja um caso de força maior na RL).

Neste dia o CP é chateado por todos e precisa de ter uma paciência grande para todos.

DIA-A-DIA
O Dia-a-dia do governo depende sempre dos vários acontecimentos que despoletam actividades sejam por acção ou reacção. Apesar de não conhecer bem o dia-a-dia de um CP, posso tentar imaginar por observação, se algum ex-CP quiser partilhar mais coisas, eu edito o artigo.

O CP tem um conjunto de acções para coordenar com os vários ministérios, e garantir que tudo está a correr de acordo com o plano. Regra geral, o CP, tem os seus projectos que definiu no programa de governo para implementar e tenta ao máximo criar formas de executar esse mesmo projecto.

Existem as reuniões da Aliança com uma regularidade alta e estas reuniões podem tanto demorar 1 hora (ouvi dizer, mas nunca vi... ) como 4 e 5 horas. São reuniões entre os vários países e regra geral coincide num horário que dá cabo de qualquer jantar na RL :D

O CP é responsável pela actualização da CoTD (Campaign of The Day) do país e convém que esta CoTD esteja alocada na Batalha definida como prioritária de acordo com a Aliança, faz parte do trade-off de fazer parte de uma Aliança, perdemos um pouco de soberania, mas garantimos uma estratégia concertada.

Devido à complexidade do MoD, no dia-a-dia o CP tem de dar apoio no MoD sempre, e se o MoD não estiver presente, então mais apoio tem de dar. O CP debate muitas vezes com o MoFA pontos de situação da conjuntura actual e quais as próximas guerras previstas, partilha-se informação proveniente das diferentes fontes e tenta-se articular estratégias.

A Equipa do MoFA vai pedindo ao CP para lançar alguns MPPs de acordo com o calendário definido, uma vez que só o CP pode lançar propostas de MPP com outros países.

Convém dizer que uma das primeiras constatações do CP no inicio do mandato é que uma substancial parte da equipa definida começa a desaparecer... e Infelizmente é muito comum que com o aproximar do fim do mandato, a equipa realmente activa diminua ainda mais, seja por falta de disponibilidade, seja por cansaço de todas as críticas, seja por saturação...

O que significa que no fim do mandato, regra geral, o CP, está basicamente a trabalhar como MoD ou para o MoD.

FIM DO MANDATO
O Fim do mandato é uma das alturas mais solitárias do CP, infelizmente em muitos governos, devido à saturação, críticas, ataques, etc... já muita gente saiu a meio do mandato e são sempre muito poucos a ficarem no fim. Sente-se quase o cheiro a fim de festa de álcool requentado e pisado.

O CP tem nestes dias terminar muitas das coisas que estava a fazer se existirem batalhas a decorrer continua a dar suporte ao MoD. Mas nos últimos dias tenta sempre garantir que se saldam as contas todas. O CP é sempre um dos armazéns por onde passam mais transacções de stock, e é fundamental garantir que todos os stocks estejam certos. Regra geral em termos de PTE, não é costume haver problemas nenhuns pois o número de transacções são muito menores do que no caso dos stocks.

No fim é entregar a pasta ao próximo CP, com os acessos às Orgs, etc.



PRIMEIROS DIAS
O MoD é uma estrutura grande e a primeira coisa que precisa de definir é quem vai estar activo durante esse tempo para garantir as distribuições das FAP, definir quem fica como armazém e garantir os stocks para a distribuição do primeiro dia e definir os Distribuidores das FAP.

Neste primeiro dia, a minha experiência indica-me que não se pensa muito na estratégia de batalhas internas nem distribuições a mercenários, etc. a não ser que a equipa do MoD tenha transitado a maioria dos membros do mandato anterior, nesse caso os automatismos funcionam normalmente. Caso haja um ataque nesse dia, é normal a equipa do mandato anterior ajudar ao máximo enquanto a nova equipa se ajusta ao novo lugar.

DIA-A-DIA
A quantidade de trabalho de um MoD é de tal maneira alto que essa é a razão principal porque convém separar entre várias pessoas certas competências.

-Reuniões - O MoD, tal como o CP, tem de assistir com muita frequência as reuniões da Aliança, as tais que dão cabo de muitos jantares na RL. Estas reuniões são importantes para definir e concertar estratégias entre os vários países da Aliança.

-Definir estratégia - Existem duas forma de abordar este trabalho, de acordo com a existência ou não de guerra. Como estamos em guerra, vou apenas abordar essa vertente. O MoD, em conjunto com o CP e a Aliança tem de definir uma batalha específica no qual tem de se apostar.
Se for uma batalha nossa temos de garantir suporte logístico, e contactar algumas MUs para nos ajudarem nalguns rounds, espaçados no tempo. Avaliar as necessidades de fazer distribuição a mercenários e caso positivo garantir distribuição para um número importante de rounds, dependendo do horário.

-Publicar o Boletim com as Ordens de Ataque diariamente e ir fazendo a actualização do mesmo ao longo do dia.

-Durante a distribuição aos mercenários é necessário ir acompanhando a batalha e estar presente sempre que uma MU vai oferecer dano em troca de valores. 90% das vezes tem de se rejeitar, ou porque pedem valores incomportáveis, ou pq não são significativos. É preciso dar apoio aos distribuidores e estar sempre presente alguém do MoD que possa decidir e os possa ajudar pois recebem muitos pedidos fora do comum.

-Garantir Distribuição das FAP- Há duas partes nesta questão, uma é garantir que existem Distribuidores, outra é garantir que existem mantimentos para essa distribuição. As FAP têm distribuições o dia todo, e é necessário garantir distribuidores e mantimentos para passar aos distribuidores.

-Receber novas inscrições para as FAP, Contactar com os gestores da empresa FAP para criar as vagas com o salário certo no Mercado de Trabalho, contactar o novo recruta e associar o trabalhador à empresa FAP respectiva.

-Ter sempre em consideração o Orçamento, pois existem limites que não podem ser ultrapassados e que o MoF controla sempre.


FIM DO MANDATO
O MoD é constituído por uma equipa grande e é comum alguns dos armazéns manterem-se e outros saírem. Nesta altura é feito muitas vezes uma agregação do stock existente em poucos armazéns que transitam de um mandato para o outro, deixando um bom número de armazéns com saldo zero.

Tem de garantir que os Distribuidores das FAP e os Distribuidores do #dist ou #fa.pt têm os saldos dos stocks a zero.

As contas são todas saldadas e não existem tipicamente grandes actividades de fecho de operação por parte do MoD, pois há sempre alguma continuidade, felizmente.



PRIMEIROS DIAS
A primeira função do MoFA é receber as várias informações classificadas do governo anterior, e enviar as mensagens da praxe a todos os CPs dos outros países.

Regra geral é neste dia que é preparado o artigo de pedido de embaixadores para o novo mandato.

Após análise dos MPPs o MoFA define o seu Orçamento para o novo Mandato.

DIA-A-DIA
O MoFA tem de assistir com muita frequência as reuniões da Aliança e servir como substituto do CP em muitas dessas reuniões.

Necessita de contactar com aliados e outros países para ajudar, ou pedir ajuda, no fundo estabelecer a ligação. As FAP são uma boa e poderosa forma de ajudar.

Os MPPs são negociados com os CPs dos vários países aliados, pois nem sempre existe fundos suficientes no tesouro dos aliados. Assim que se acorda com o Aliado é publicado artigo na área publica do Congresso e é feito com o CP

FIM DO MANDATO
No Fim do mandato o MoFA passa o testemunho para o MoFA seguinte, com decisões, lista de MPPs previstos, etc.



PRIMEIROS DIAS
O MoIC não existe em todos os governos, mas o ideal seria que fosse o MoIC a agendar as publicações dos vários artigos e neste dia agendar com o CP a primeira reunião do Governo. Infelizmente nos últimos mandatos não tem existido esta reunião de forma natural.

As sessões de esclarecimentos à população deveriam ser agendadas na reunião e planeadas neste dia.

DIA-A-DIA
O MoIC tem infelizmente estado muito ausente dos últimos governos e isso é o pior que pode acontecer. Como é óbvio nenhum governo é perfeito, e nem sempre se faz tudo bem, mas uma das maiores falhas dos governos é a falta de comunicação com a população. Um dos projectos muito interessantes do governo actual era um calendário apertado para publicar todos os dias um artigo do governo, todos os dias de um ministério diferente.

O que falhou neste caso foi a ideia não ter sido implementada, por nenhum ministério pois não havia alguém responsável por controlar essa informação e andar a “chagar” os ministérios dois dias antes, por exemplo, a perguntar se já tinham começado a trabalhar no artigo, etc. Outra das razões da falha está relacionada (imo) com o facto de o conteúdo previsto dos artigos não ter sido discutido internamente e apenas imposto.

O MoIC é uma peça importantíssima para aproveitar as sinergias da população. O MoIC é também responsável por agendar, moderar as sessões de esclarecimento, e tem de convocar com alguma antecedência os vários ministérios. Mais uma vez é um trabalho que tem de ser feito.

FIM DO MANDATO
Não é costume haver actividades do MoIC no fim do mandato.



PRIMEIROS DIAS
O MDS é um ministério que depende muito da equipa que o gere. Normalmente têm de fazer a sua sheet de controlo, principalmente por causa do Ministério da Solidariedade e definir a equipa de distribuidores. Imagino que uma das primeiras actividades seja fazerem também o Orçamento.

Num mundo ideal seria nesta altura que se definiam quais os tutoriais, quem os vai fazer, e as datas de publicação, etc.

São agendadas nesta altura algumas das listas de actividades preparadas pelo MDS.

DIA-A-DIA
O MDS é o ministério que tenho menos consciência de como funciona o dia-a-dia, e poderei falhar aqui e acolá nalguns pontos, mas como este MDS tem tido bastante sucesso, vou tentar descrever o que me parece ser o dia-a-dia do MDS:

- Distribuições do MinistérioSolidariedade, este processo envolve uma disponibilidade elevada de tempo, pois idealmente o canal de distribuição deveria estar aberto de manhã, tarde e noite.

- Para garantirem a distribuição, o MDS recebe o PTE necessário do MoF, e efectuam as compras de mantimentos necessários. É tudo registado internamente no MDS.

- A organização das diferentes actividades, regra geral, necessita de um guião básico para que haja sempre movimento e se consiga saber o que fazer. É preciso também disponibilidade efectiva para estar presente durante o período em que decorrem as actividades. E para que as actividades sejam um sucesso é necessário fazer um trabalho de recrutamento para as actividades, que é um trabalho grande mesmo que pareça uma coisa natural para todos os que a fazem continua a significar trabalho e uma partilha de sim mesmo em prol da comunidade.

- A publicação dos tutoriais é algo que requer um pulso forte por quem faz a gestão dos mesmos. Escrever artigos é trabalhoso (acreditem), e para garantir que se fazem os respectivos tutoriais convém ter prazos específicos para criar a pressão necessária a quem se voluntaria para o fazer. Sem esta pressão é muito difícil que se publique o que quer que seja.

FIM DO MANDATO
O MDS quando termina o mandato tal como no MoD apura os stocks, transfere os stocks para o próximo governo e devolve o PTE não usado já transferido ao MoF.




PRIMEIROS DIAS
Enquanto MoF vou explicar o que costumo fazer no primeiro dia, passado 3 mandatos, porque no meu primeiro mandato eu não fazia a mínima ideia, mesmo colaborando com o governo há mais de 3 meses mas tudo foi preparado pelo MoF anterior, que me passou a pasta.

A primeira coisa que tenho de fazer é garantir que o governo pode funcionar normalmente, assim a primeira coisa que faço é criar as sheets de controlo do novo mandato. São necessários criar 4 novos gdocs, e actualizar os ponteiros que interligam outras sheets para as novos gdocs. Garantir que os formulários das FAP e de mercenários funcionam. Definir quem serão os novos Armazéns e pedir os emails de acesso aos novos membros para terem acesso às sheets.

Após este inicio envio mensagem a todos os utilizadores das sheets Armazéns, MoDs, MoF, CP e vCP com um manual de instruções a explicar como funcionam as sheets. Envio também a todos os ministérios um pedido para enviarem os orçamentos de cada Ministério.

Depois de fazer isto e ter pedido a todos os utilizadores do mandato anterior que validem se os stocks estão correctamente actualizados e senão que indiquem para podermos procurar o possível desvio (este controlo é feito durante o mandato, mas no fim do mês existe muito material que é registado no fim e é preciso garantir que tudo corra bem). Assim que tenho todos os dados registados, posso efectuar o fecho de contas, pela minha experiência o registo destes dados é muitas vezes feito 3 e 4 dias após o fim do mandato.

Assim que tenho os dados todos ok, efectuo o fecho de contas, preparo o artigo e lanço nos novos gdocs os saldos anteriores.

Para criar o Orçamento agrupo a informação de todos os ministérios e discuto com o CP e MoD normalmente os valores para cada rubrica. Pegamos no histórico do mês anterior das FF por cada divisão e fazemos os cálculos por estimativas de número de soldados que estarão a trabalhar nas empresas FAP e estimamos os custos e a receita. Assim que as FAP estão calculadas, alocamos um valor para a Distribuição a Mercenários dependente dos custos com a guerra que podemos efectuar. Temos sempre em atenção o valor da Receita Fiscal Estimada.

Assim que definimos um orçamento lançamos artigo para o Congresso discutir e Aprovar.

Esta é a descrição dos primeiros dias de um MoF, requer algum trabalho, mas convém sublinhar que muito do trabalho que está descrito deverá ser feito pelo MoF do mandato anterior e num mundo ideal este trabalho deveria ser executado por várias pessoas do MoF e não apenas por uma.

DIA-A-DIA
O dia-a-dia do MoF é de todos os cargos aquele que mais facilmente consigo explicar.

- Todos os dias que tenho muito trabalho na RL começo por abrir o eRepublik a pedir para não haver nenhuma promoção de upgrades, caso haja, é necessário fazer a análise do tipo de fundo e analisar a quantidade de gold disponível, fruto das devoluções de fundos anteriores. Assim que se toma a decisão de avançar com o fundo, temos de preparar o formulário e a sheet nova de controlo do fundo, estas sheets de um modo geral já estão pré-preparadas e é apenas necessário ajustar datas e alguns pormenores específicos de cada promoção. É necessário criar o artigo que também já está pré preparado e publicá-lo.

- Durante os dias seguintes temos de analisar cada candidato que entra e deixar tudo preparado para que quando o processo de fechar candidaturas seja um trabalho mínimo de ordenação com base nos critérios definidos.

- Lançar o artigo de candidaturas terminadas durante a tarde e esperar por críticas aos resultados, caso não se apresentem problemas, ao fim do dia é feito a primeira tranche das transferencias, enviada a mensagem a todos os jogadores com os requisitos e indicado a quem deve ser pago esse fundo. No dia seguinte de manhã é feita a restante transferência do gold (devido ao limite de 10 gold por dia)

- Nos dias seguintes ao lançamento de cada fundo, cada um dos receptores do gold tem de registar a sua recepção na sheet de controlo do respectivo fundo, até que o fundo tenha sido pago na sua totalidade ou dado como fechado (com falta de pagamentos :( )

- O MoF recebe pedidos dos vários ministérios, quase todos os dias, para transferências de PTE. É normal analisar os gastos de cada ministério e analisar o orçamento previsto antes de se transferir.

No caso do MoD existem três tipos de pedidos de transferências:
- Empresas FAP - para pagar os Salários e a Raw das empresas emprestadas é transferido para o gestor da empresa e é registado na sheet respectiva da Empresa FAP.
- Compra de Mantimentos - com muita frequência é necessário efectuar a compra de Mantimentos (actualmente as FAP são auto-suficientes de comida e só é necessário comprar Armas) e é registada na sheet de controlo do MoD.
- Fundo de Maneio - Uma vez que é impossível estarmos 24 horas no jogo, alguns membros do MoD e o CP recebem um fundo de maneio para a compra de armas e dano e é registado na sheet de controlo do MoD
Todos os movimentos acima identificados são registados na sheet pública de registo do Tesouro eNacional do MoF.

- Diariamente, confirmo o valor que está nas Orgs com o valor registado na sheet pública do Tesouro eNacional do MoF, apenas para garantir que todas as transacções foram registadas. Caso haja discrepância é importante identificar imediatamente a mesma e corrigir. Como afirmei num artigo anterior, somos todos humanos e ocasionalmente pode falhar um registo, por isso é que existem sistemas de validações, para garantir que tudo bate certo no fim do mês.

- Uma das funções que se automatizou no meu mandato foi o registo de income de impostos diário, o que antes era uma função manual por parte de vários membros do MoF. Agora tenta-se apenas que se identifique os MPPs na sheet publica do registo de income de impostos, pois a extracção dos dados passou a ser completamente automática.

- Semanalmente ou Quinzenalmente envio mensagem a todos os armazéns a pedir que validem os stocks para confirmar se está tudo certo. Caso haja falhas, o objectivo é identificar essas mesmas falhas e onde faltou algum registo para efectuar a correcção necessária.

- Os armazéns do MoD vão registando as suas vendas e compras nas sheets de controlo. Muitas vezes é necessário estar atento aos valores que alguns responsáveis do MoD têem a receber ou a devolver e faz-se a redistribuição desses valores para o membro do MoD que mais necessita seja porque ficou responsável pela distribuição ou por necessidade de compra de dano.

FIM DO MANDATO
O MoF tem o trabalho mais árduo do fecho do mês. Tem de pedir a todos os gestores das Empresas FAP que preencham os dados todos no fim do mês, para se poder contabilizar os stocks totais.

E depois de se confirmar que os stocks dos Distribuidores e as Empresas FAP estão preenchidas é que se pode pedir a todos os armazéns que confirmem os stocks. Se houver diferenças têm de se identificar novamente e procurar onde houve um registo errado, etc.

Assim que todos os saldos estão fechados, pode-se, então, criar o artigo de fecho de contas com os valores todos actualizados. E transfere-se os stocks e saldos para a sheet de controlo do novo mandato.



Como podem ver o trabalho de um governo é grande, e este trabalho só é gigantesco quando é feito por poucas pessoas, se houver uma repartição do trabalho há sempre muito maiores possibilidades de sucesso.

Existem muitas críticas que se podem fazer às Alianças, mas é importante, muito importante, arrumar a casa. Temos de ser excepcionais em casa para podermos exigir a outros.

Espero que este artigo consiga dar não só uma luz à população do trabalho por trás, como sirva para que os próximos governos tenham a noção de que é preciso ter uma equipa grande e que não é possível culpar e carregar tudo nos braços do CP. E acima de tudo tem de haver compensações, e quando um dos membros não está presente existe alguém que o substitua.

O último pedido aos candidatos é que não aceitem “Nins”, e formem a equipa com tempo, com cabeça, tronco e membros e aceitem só quem diz de forma assertiva “Sim” é preferível ter alguém na equipa com vontade e menos experiente do que ter alguém que não tem disponibilidade mas que foi simpático em aparecer na lista.

Dado este enquadramento, tentarei no próximo artigo a pedido de algumas vozes dar a minha visão sobre a história política de ePT do último ano (que é o que eu conheço). Para ajudar a explicar como chegámos aqui, o que correu bem e o que correu mal na forma mais objectiva que conseguir.

Cumprimentos,

jotapelx

 

Comments

JustRunpt
JustRunpt Day 1,772, 18:09

big one.. mas Votado

amacho
amacho Day 1,772, 18:48

e concorreres a cp não?
brutal o trabalho que tiveste e as explicações dadas!
muitos parabéns

Mrs. Hazelnut
Mrs. Hazelnut Day 1,772, 18:57

Extraordinário!

pr3t3nd3rPT
pr3t3nd3rPT Day 1,772, 19:36

Ainda não li tudo, mas pelo que li tá mais que votado! :o

IDEIAS
IDEIAS Day 1,772, 19:49

Votadissimo

excelente trabalho jotapelx

já tinha estado a ler á umas 3 horas atrás, mas apagaste/retiraste e fiquei com um pouco mais de meio lido, e um pouco menos de meio por ler, e agora tive que reler tudo pa ver se tinhas colocado algo mais que eu á pouco não tivesse visto grrr (mato-te xD kkkk)

mas quanto ao artigo, excelente, muitos não têm nem a noção do que implica pertencer ao Gov, digo pertencer quando se trabalha como é obvio, pk pertencer pa ter uma medalha mais, no coment.

patacofalso
patacofalso Day 1,772, 20:04

acertaste na moche!

votadérrimo!

teXou
teXou Day 1,772, 23:02

Meu deus que trabalhão .... Votado ! o7

Este "livro branco" do jotapelx merece wiki e thread bloqueado no forum para consulta fácil !!!

Julio de Matos
Julio de Matos Day 1,772, 23:30

"Sente-se quase o cheiro a fim de festa de álcool requentado e pisado"

essa parte é quando eu sei que a festa está a começar!

Pedrito de Portugal
Pedrito de Portugal Day 1,773, 01:17

Mais que votado. And finally...12 points goes to.....jotapelx!

DFPMP
DFPMP Day 1,773, 01:39

Muito bom artigo de resumo das funções e acções de Governo. Só quem lá está vários meses consecutivos é que consegue ter uma ideia geral do que é um Governo e como é que este funciona.

Votado!

Cidadao
Cidadao Day 1,773, 01:46

Grande artigo. E x2 ao que o texou disse. Sticky e já.

Valerio Maximo
Valerio Maximo Day 1,773, 02:26

Fantástico!

Isto é a wiki de «O que é o governo?»

Parabens e obrigado

Passos Coelho
Passos Coelho Day 1,773, 02:32

Mais um artigo brutal! Subscrito!

Põe isto na wiki sff.

Continuo a dizer que isto é um trabalho que supostamente deveria ser do MDS.

PS: Só tenho um reparo a fazer na parte do MoD. O trabalho do MoD na parte das FAP deveria ser muito mais que isso, infelizmente a situação das FAP derivou para isto

Ms0c0
Ms0c0 Day 1,773, 02:39

Só há sucesso se a equipa for grande em quantidade e competência, se é para ir sozinho ou quase não vale a pena. Qualquer jogador que queira ser CP deve ler isto e mais que uma vez porque é basicamente um tuturial de governo.

Votado e subscrito, parabéns!

ps: o problema do smash3r foi mesmo esse, faltou a equipa.

Valongus
Valongus Day 1,773, 02:44

Awesome!
Obrigado Jotapelx.

jotapelx
jotapelx Day 1,773, 03:00

@Passos Coelho: Eu posso ter sido injusto e simplificado descrições e processos. O que está aqui é a minha descrição dos processos como observador. Aliás existe sempre trabalho para além deste relacionado com estratégia e ajustes que não contei para o trabalho do dia-a-da.

E eu nem incluo as funções básicas dentro de uma MU, porque MU a sério só conheço bem os TIF. E desconheço como funciona as FAP por dentro.

Helida fragoso
Helida fragoso Day 1,773, 04:06

Excelente , Excelente Artigo,
Se estivesses disponível no mercado de trabalho RL contratar-te.ia,
Se tivesses um projecto investiria nele,
Se te candidatares a CP , tens o meu voto

Os meus profundos Parabens

Helida fragoso
Helida fragoso Day 1,773, 04:11

Existe alguma opção Sticky com o link para o wiki, para que este tipo de informação esteja visível e disponível a todos os jogadores(especialmente os novos?)

GSilvaPT
GSilvaPT Day 1,773, 04:56

Grande trabalho meu caro jotapelx. Excelente, votadíssimo!

JoseDurao
JoseDurao Day 1,773, 04:59

Excelente jotapelx!

csc11
csc11 Day 1,773, 07:14

Notabilíssimo e Votadíssimo

Rige
Rige Day 1,773, 08:19

Excelente! Muito obrigado!

pilitetas
pilitetas Day 1,773, 09:09

Sem palavras...

CMenezes
CMenezes Day 1,773, 09:30

votado ; )

Dpito
Dpito Day 1,773, 09:42

Grande artigo!
Está tudo dito para quem quiser aprender.

Votado obviamente

pmo.almeida
pmo.almeida Day 1,773, 09:43

um manual/uma biblia! votado!

John Bokinski
John Bokinski Day 1,773, 09:57

Muito bom !

PretenderHT
PretenderHT Day 1,773, 11:49

Enooooorme! Foste enorme!
Há ainda mais coisas para além disto, claro, mas o essencial está aí, qualquer um agora não pode dizer que desconhece ou não tem noção de como funciona um governo.
Creio que este artigo é extremamente importante para consciencializar muitos dos cidadãos desinformados.
Parabéns pelo excelente trabalho e paciência.

Louro Silva
Louro Silva Day 1,773, 12:33

Eu votei neste artigo.

Uma coisa que não entendo, é o porquê de me relacionares com esta questão, se eu próprio já me candidatei a estagiário e não fui admitido... lol
Deve haver aqui algum mal entendido. Eu defendo igualdade nas distribuições às diferentes divisões. Foi daí que foi colocada a famosa suspensão de ajuda militar aos aliados. Nunca disse que a culpa era dos aliados, mas sim de quem não apoia as Div1 e 2. Logo a culpa ou incapacidade (como lhe queiram chamar) veio do nosso (..)

Toboco
Toboco Day 1,773, 12:37

Jota!

belíssimo artigo!

Louro Silva
Louro Silva Day 1,773, 12:40

(..) eGoverno que não apoia estas divisões e muito menos trabalha num projecto de apoio às MUs privadas, para que estas possam apoiar os seus combatentes mais novos.

Mas baseando-me no que referis-te no artigo, penso que se complexou demais ao longo dos tempos o trabalho de alguns ministérios e das-me razão quando digo que este eGoverno "perdeu-se"...
Terei todo o prazer em me reunir com o próximo eGov e estudar uma forma de levantar essa suspensão.

Eunito
Eunito Day 1,773, 12:59

Muito bom!

marcelosantos
marcelosantos Day 1,773, 14:55

quem ler este artigo ate ao fim não pode ter vida

pedsimpson
pedsimpson Day 1,773, 15:43

V

Catzii.22
Catzii.22 Day 1,773, 15:52

Mais um artigo excelente!
Obrigada jotapelx! o7

Votadissimo, claro!


(RuiForte e Yoras, está melhor assim? -.-)

Janad0
Janad0 Day 1,773, 21:18

""Sente-se quase o cheiro a fim de festa de álcool requentado e pisado"

essa parte é quando eu sei que a festa está a começar! "

Este artigo foi patrocinado pelo FBI (Federal Buraca Investigators) para procurar violadores de menores alcoolizadas como tu

ZeEstebes
ZeEstebes Day 1,774, 01:37

votado

Ze Alface
Ze Alface Day 1,774, 06:19

Tem vergonha na cara jotapelx, és um dos culpados desta palhaçada.

Elvimonte
Elvimonte Day 1,774, 13:34

Os caluniadores do costume, numa afirmação clara da putrefação q lhes corrói o descernimento, continuam a rastejar na lama fétida de q se alimentam diariamente.

Voltando ao assunto deste artigo, digno de figurar em qq antologia do eRep, na wiki, ou onde quer q seja, acho q ultrapassaste todas as expectivas. Excelente!

Mto votado!

CaioMario
CaioMario Day 1,774, 16:51

Excelente artigo, jotapelx.

Os meus parabéns.

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.