Nº 9 - Desafio do eMundo é a manutenção do equilíbrio militar

Day 702, 05:02 Published in Brazil Brazil by Joaquim Pedro

As grandes nações do eMundo buscam incessantemente a liderança militar e econômica. Se esquecem, no entanto, que para haver a existência mútua é fundamental um equilíbrio no poderio bélico-econômico das grandes potências.

A polarização do eMundo em uma grande nação, ou em duas, naverdade enfraquece a geopolítica global, que se vê à mercê das decisões e vontades de um número reduzido de cidadãos que, de fato, representam um número limitadíssimo dos povos.



As Nações emergentes devem buscar alternativas de sobrevivência. Novas lideranças mundiais devem ser buscadas, a fim de se evitar a bipolorização mundial.



O trabalho que surte mais efeito é o local, que tem por objetivo a política de boa vizinhança.

Consultado por nossa reportagem, o reitor da Universidade de Gauteng disse que "por enquanto o governo brasileiro têm desenvolvido parcerias interessantes aqui na América do Sul, mas o resultado prático ainda é pequeno, pois não vemos novas lideranças, ou novos cidadãos mais fortes".

O fator decisivo dos próximos conflitos, e estabilização da paz mundial, serão os países emergentes. No entanto, o eBrasil deve fazer uma auto-análise para ver se está no caminho certo.