Judiciário - uma idéia.

Day 663, 08:01 Published in Brazil Brazil by ORMITO

Olá amigos, apresento uns rabiscos de idéias para seus comentários.

[img]http://www.freefoto.com/images/9909/07/9909_07_7551---July-2009-BLOG-Images_web.jpg?&k=July+2009+BLOG+Images[/img]

Tem sido mencionado em vários artigos o desejo de termos um órgão judiciário brasileiro, mas como seria implantado?
A independência e imparcialidade dos juízes, o efetivo cumprimento de uma pena ou acordo são óbvios entraves ao sucesso dessa empresa.

Entretanto, no nível governamental, poderia funcionar em parte; no Exército, por exemplo ou nas empresas estatais.



Como poderia ser?


1. O Governo cria uma org chamada Judiciário, Tribunal ou algo assim; esse seria o Fórum para
o julgamento das causas.

2.O fórum propriamente dito seria um jornal criado pela org onde seriam apresentados os casos.

3.As argumentações das partes, os votos e as sentenças seriam manifestados nos comentários, o que tornaria o julgamento sempre público.

4.Os magistrados viriam dos partidos políticos e do governo e alguns cidadãos também poderiam ser nomeados. Cada entidade nomearia dois ou tres membros ou numa outra distribuição que trouxesse equilíbrio de forças. A maioria de votos determinaria a vitória da parte. Para tornar-se juiz o cidadão deveria ter um mínimo de experiência de jogo ou tempo de vida, ter cidadania brasileira e outros requisitos poderiam ser estabelecidos.



5.Dada a não obrigatoriedade do cumprimento da pena, por falta de ferramentas que obriguem o cidadão a fazê-lo; as sanções poderiam alcançar os que tem alguma relação com as atividades em que o governo participa (exército, estatais), como descumprimento de ordens militares, exoneração de empregados, pois o governo firmaria o compromisso de cumprir as decisões sobre pessoas a ele vinculadas.

6. nada sei sobre a validade de contratos no jogo, mas ao iniciar-se uma ação, as partes poderiam assinar um compromisso de cumprimento da sentença/punição, que poderia ser levada aos admins.


Bem são algumas idéias, fiquem a vontade para discuti-las. Obrigado.