Guerrilla Fights atacam de novo!

Day 2,364, 13:15 Published in Portugal Cuba by Saint Arya Stark

Caros Amigos,

Depois de um interregno de alguns meses na minha actividade jornalística, eis que me dirijo de novo a vós para abordar o mesmo assunto: Lutas de Guerrilha (GF).

Desde o dia 2291 (já lá vai um tempinho) que estão em vigor as novas regras, e é sobre as minhas impressões sobre a actual forma de guerrilhar que eu vou dissertar.
Depois de ler as regras aqui, até fiquei curioso e optimista:
Mais armas e mais regras -> potencialmente mais estratégia e potencialmente mais dano.
No entanto, pelos motivos que explicarei adiante, acho que a montanha pariu um rato.

Vou descrever a forma como actualmente faço a maior parte das minhas GF:

- Vou armado com uma Granada de dano 10, com uma x-sniper, uma S1 shotgun, e ou 2 storm assault rifles ou uma storm assault e uma das outras armas (ER15 ou crossbow) que raramente uso. A arma principal é a storm assault.

- Na GF propriamente dita, limito-me a ir despejando a storm assault rifle.



Na segunda metade da luta, se estiver renhida, lanço umas granadas e rezo para que o inimigo falhe os tiros e que os meus não falhem.



Basicamente é isto... Não tem ciência, nem estratégia. Por vezes aparecem uns artistas com umas formas de lutar diferentes, eu próprio já tentei outras abordagens, mas acho que os resultados são piores.


As lutas entre quem já tem alguma experiência com as novas regras, resumem-se em usar a arma storm assault rifle do princípio ao fim, mexendo-se o mínimo possível, para não perder hipóteses de tiro e acabando as lutas com muito dano dado e pouca ou nenhuma energia (é frequente acabarmos os 2 com energia a zero).


A grande eficácia tanto ao nível do dano dado como da distância a que é eficaz (entre os 750 e os 300) fazem da storm assault a arma a usar quase em exclusividade, secando qualquer interesse que possa haver em usar outras armas de forma consequente. No entanto, convém ir com outras armas de reserva para evitar ser surpreendido por outras abordagens.

A minha única "estratégia" actualmente, passa por não usar no início como arma principal, armas que estejam a meio da sequência de 5 tiros para não começar logo a GF a ter que recarregar a arma e não começar em desvantagem.

Vantagens da nova forma de guerrilhar:

- A vantagem disto é que as GF saiem mais baratas, uma vez que cada assault rifle dá para uma GF e é bem mais barata que as x-sniper rifles que eram as armas mais usadas na primeira encarnação das GF's, por vezes uma arma não era suficiente e tinha que se começar a usar uma segunda, e o uso de granadas era obrigatório desde o início, para ter hipóteses de ganhar. Hoje em dia, nem por isso. Se estou com grande vantagem, ou se vejo que já não consigo ganhar, nem gasto granada.


- A nova forma de lutar (gastando a energia até ao fim, conjugada com a nova forma de cálculo do dano), tem como consequência um maior dano resultante a cada GF que vai ser "lançado" para a batalha, por vezes multiplicando por mais de 20 o meu hit. E para mim essa é a grande vantagem e o grande motivo para eu continuar a usar GF. E tudo isto sem aumentar os pontos de experiência (factor hoje em dia menos relevante, mas que continua a ser um ponto a considerar).

Desvantagens:

- Menos estratégia -> menos diversão -> menos interesse

- É mais frequente a energia da GF (100) ser gasta até ao fim, o que implica que a vida disponível seja gasta mais rapidamente e possa implicar um maior uso de barras de energia em relação às antigas regras da GF.



Para mim um aspecto altamente negativo é que as GF continuam a demorar muito tempo a entrar, muitas vezes caiem antes de começarem e é necessário voltar a tankar 5 vezes para tentar novamente. E o mesmo acontece quando aparece a malfadada mensagem de que o nosso opositor entretanto se pirou (o chamado "fled") e nós ficamos a chuchar no dedo: Nem dano, nem mais uma vitória para a nossa estatística, nem possibilidade de voltar a tentar entrar em nova GF sem voltar a dar os 5 kills da praxe.
Para mim, estes 3 comportamentos das GF's são muito irritantes e acredito que demova muita gente de as continuar a fazer.
No entanto, apesar de tudo isto, continuo a achar que o dano e rank extra que são dados com zero pontos de experiência, continuam a compensar.
GF continua a ser igual a mais dano e mais rank com menos custos e menos xp.

Boas Guerrilhas!