ENTREVISTA - VIGONCALVES

Day 1,818, 13:31 Published in Brazil Brazil by DARTH CLAUDIO




DARTH CLAUDIO, ENTREVISTA VIGONCALVES



Amigos Erepublicanos, nesse momento conturbado de nossa Epolitica, entendi ser de suma importância ouvir o magistrado do eBrasil. É uma entrevista longa, porém aborda vários temas de nossa realidade.

Ele é ex, presidente, ex congressista, ex ministro, ex presidente de partido e hoje moderador. Com vocês Vigoncalves:





1 - Vigon, você é ex presidente, ex congressista, ex ministro, ex presidente de partido, atual moderador, com um currículo desses você ainda tem desafios nesse jogo?

Vingon: Sinceramente, não. Eu continuo mais pela diversão, pelas amizades e pelo costume.


2 - Me diga qual você considera seu ponto alto no jogo, o momento em que mais se sentiu orgulhoso?

Vigon: Pra mim, o ponto alto do meu jogo é ser ouvido e respeitado em relação a alguns assuntos. Cargos, vitórias políticas, militares, são legais, mas o reconhecimento e a confiança valem muito mais pra mim.


3 - Qual o momento de sua passagem pelo jogo que você queria esquecer, ou qual você julga que foi seu pior momento?

Vigon: Os meses após meu terceiro mandato foram meses que eu me arrependo um pouco. O Brasil tinha sido apagado e eu, infelizmente, caí na pilha dos trolls. Só aos poucos fui percebendo que aquilo era um efeito natural do jogo, que sempre existirão pessoas que se aproximarão de você quando você estiver no topo, mas não hesitarão em se afastar se perceberem que você pode cair. De certa forma, apesar de ser o período mais chato pra mim, foi também o de maior aprendizado, pois me tornei um jogador bem mais frio e bastante imune a esse tipo de pressão. Podemos dizer que foi um divisor de águas para mim, até pessoalmente falando.


4 - Você tem algum grande arrependimento? Algo que queria refazer se fosse possível?

Vigon: Acho que eu poderia ter lutado mais para manter o Progressistas intacto. Eu criei, batizei, investi meu tempo naquele grupo, mas quando vi que o eRepublik era muito mais do que aquela realidade reduzida que se acreditava e o quanto algumas pessoas estavam prejudicando o partido, ao invés de lutar contra elas, eu só me afastei. Aquele também foi um aprendizado importante, pois entendi que não é bom dar as costas para os desafios, mesmo os que parecem insolúveis.


5 - Fez amigos no jogo que passaram para e RL, se sim quer citar algum?

Vigon: Tive pouco contato direto com o pessoal na RL. Conheci o Assato (que já foi mod), o Thiago Santiago, o Vinicius Santiago, o bonna, o Marc Andrez, o Rex, o PH, a Laura, o Bozolation, o Jan da Silva e acho q mais alguns que não lembro. Sempre procurei tratar todos muito bem, porque eu faço uma divisão profunda entre RL e eRepublik (alguns não fazem, infelizmente). Porém, eu sou mais próximo virtualmente fora do eRep do pessoal do ODIN, pelo longo tempo de contato.







6- Como surgiu o desafio de ser moderador?

Vigon: De tempos em tempos são abertas inscrições, com alguns requisitos e eles chamam as pessoas. Não sei como funciona exatamente o processo de seleção, tem que entrevistar o Plato 🙂


7 - Com quantas pessoas você divide seu encargo hoje? Se sim quais? Ou não pode dizer?

Vigon: Isso é sigiloso 🙂


8 - Vigon, você não acha conflituosa a vida político partidária conviver com o encargo da moderação? Como você julga ou julgaria seu próprio partido?

Vigon: Não é conflituoso, pois a moderação não tem caráter parcial e ela é reativa (assim como a justiça brasileira). Se um amigo descumpre as regras do jogo, sofre as mesmas penalidades que alguém que não é próximo a mim. Isso não interfere o julgamento. As pessoas acham que eu faço o que eu quero, mas não é assim hehe.


9 - Ainda nesse ponto, tanto na RL quanto aqui tendemos a adotar posições a seguir, Como você consegue ter tanta abnegação para se manter na posição de magistrado e por vezes estar ao lado de pessoas que são interessadas em determinadas matérias.

Vigon: Na RL temos alguns instrumentos impeditivos, aqui não, por isso o bom senso é necessário. Como eu disse, todos que fazem coisa errada e são reportados, recebem sua sanção de acordo com o que fez, independentemente de quem seja.


10 - Seu encargo de moderador já te ocasionou atritos com membros da comunidade, ou nunca houve esse resvalo para o lado pessoal?

Vigon: Sim, já ocasionou. Tem gente que não lida muito bem com as consequências do que faz e tem que procurar culpados.






11 - Vigon, ultimamente, seu nome esteve permanentemente na mídia envolvendo a questão dos Fakes. Que considerações você faz sobre os acontecimentos dos últimos 45 dias?

Vigon: Que está sendo um período muito louco no eRepublik inteiro, mas que eu acredito que seja uma fase, um período contornável.


12 - Vigon, um partido teve cerca de 50 membros banidos duas semanas antes das últimas eleições para o congresso, esse mesmo partido teve cerca de 30 membros banidos uma semana antes das mesmas eleições. E na semana eleitoral onde se definiu o top5, ele não teve banimentos. Que houve? Eles pararam de fazer fakes? Ou o processo não se dá com essa velocidade que sugeri existir?

Vigon: Eu só poderia responder isso de forma plena explicando algumas coisas das quais, infelizmente, não posso descrever. Todo esse processo, inclusive, passa pela questão da hierarquia. Mod não é Plato.


13 - Vigon, você como moderador, ou seja o magistrado no ebrasil, não se preocupa com que o processo eleitoral esteja sendo corrompido pelos fakes e multis?

Vigon: É uma das coisas que mais preocupa tanto a mim, quanto a outros jogadores. Quem não joga limpo, pode até se dar bem, mas sei lá, eu não vejo graça em apertar IDDQD e sair atirando em todos os inimigos, né?


14 - Na última reforma eleitoral, foi criada uma distorção e como consequência uma corrida para estar no Top5 O que faz um partido que segue as regras do jogo, cujos membros passam horas online, chamando novatos para ingressar em seu partido se surgem outros que usam fakes, multis, aliciamento e até pagamento em gold?

Vigon: Não sei. Pelo visto, dinheiro e comida é mais atrativo do que ideais. Talvez o perfil dos jogadores tenha mudado e as pessoas prefiram benefícios concretos. Excluindo a parte ilegal desses crescimentos, é necessário fazer uma reavaliação do que os cidadãos ebrasileiros realmente querem como partido.

15 - Existe um “modelo de fake”. Um padrão fácil de ser identificado? Por favor não diga como é caso exista, para não facilitar a vida dos fraudadores, ou diga o mínimo possível.

Vigon: Claro que tem.








16 - Vigon, o mundo é dinâmico e as formas de se burlar a ética também são. Como você observa a nova onda em vigor, a onda do aliciamento que alguns partidos andam fazendo, oferecendo comida em troca da filiação partidária?


Vigon: Eu me lembro quando o Ota, da ANP, foi duramente criticado em 2010, pois ficava chamando membros de outros partidos. Aos poucos isso foi afrouxando e hoje a galera que não passou por essa fase mais pesada, não liga muito pra isso.


17 - Vigon, como moderador, naturalmente você tem acesso direto aos administradores do jogo, eles já demonstraram preocupação com esse crescimento populacional do ebrasil na casa dos 1% ao dia, que já dura quase 60 dias seguidos? Pergunto isso, pois o despejo de golds nos novatos é considerável e é através dos golds que os donos do Erepublik faturam. E em sendo esse crescimento artificial isso acarretará prejuízo a médio prazo.

Vigon: Hum... acho que vou deixar passar essa pergunta. Eu, como jogador, estou bastante preocupado, se isso já ajuda no entendimento.


18 - Vigon, se o caso de desequilíbrio econômico causado por fakes chegasse a um ponto incontrolável, existiria a figura da “intervenção” dos administradores no ebrasil? Se sim, você acha que corremos esse risco?

Vigon: Claro. Já houve isso em outras oportunidades, em vários países. Se a interferência externa ao Novo Mundo pode existir para causar desequilíbrio, ela tem que ser usada pra equilibrar também. Não vejo muito problema nisso, se for necessário.


19 - Chegando ao final de nossa entrevista, no eBrasil onde os novatos mal entram e já são aliciados com oferecimento de comida, que conselho um jogador da sua importância e experiência daria para o jogador que acabou de entrar no Erepublik hoje?

Vigon: Não tenha "certeza" de nada antes de adquirir conhecimento a respeito do que se está falando. Eu já fui esse novato mala e sei que algumas coisas só se consegue saber, com certeza, com o tempo. Já passei até da fase em que eu discutia com novatos a respeito de assuntos que eles desconheciam. O conhecimento aqui é bastante empírico, então alguns só vão aprender quando derem com a cara na parede.


20 - Quer falar sobre quem é o jogador por trás do Vigon, que é homem na RL, ou prefere manter as coisas separadas? *

Vigon: Eu sou de Campinas-SP, tenho 26 anos, formado em Marketing e fazendo minha segunda graduação em Direito. Meu principal hobby é videogame, mas não tenho o menor tempo pra isso mais. Trabalho, estudo e mulher são três itens que já cansam qualquer um hehe Acho que sou uma pessoa tranquila, fácil de lidar na RL (mais que no eRep).


21 - Vigon algo faltou por ser perguntado ou você tem algo a acrescentar?

Vigon: Não, acho que você já perguntou bastante coisa hehe Abraço a todos e bom jogo! o7

FIM




Nos Manuscritos de Lucien, você encontra: Entrevistas, Política, Guerra, Entretenimento e Jornalismo. Aguardem as próximas atrações... Se gostou assine, se não gostou, assine também!!! Vote!!! Shout!!! Divulgue!!!