Entrevista: Nuno Vieira :: 01 Jul 2009

Day 589, 15:31 Published in Portugal Portugal by Aronfly
Mais um desafio respondido!
Depois do sucesso da primeira entrevista, é a vez do Nuno Vieira responder às 15 perguntas de caríz transversal a todos os prismas da nossa sociedade. Presidente do eBE, tem-se revelado, a par do entrevistado anterior, uma figura importante da oposição política em Portugal.
Vamos conhecê-lo um pouco melhor:

1. Explica-nos a origem do teu nick e do teu avatar? E como chegaste ao eRepublik?
O meu nick é simplesmente o meu nome na RL e o avatar é uma máscara porque acho que tudo isto é um pouco de fantasia. Vivemos aqui como se estivessemos por trás de uma máscara, conhecemo-nos por isso e não pela real-face.
Em relação ao jogo, descobri o eRepublik através de uma pesquisa que fiz sobre jogos online. Apareceu-me assim à frente dos olhos e decidi avançar com registo. De início não lhe dei muita importância mas depois comecei a ganhar mais interesse.

2. O eRepublik é o teu jogo de eleição? Ou jogas outros?
É o meu jogo de eleição, sem dúvida. Jogo também Hattrick mas não me consome tanto tempo como este.

3. Desde que chegaste, tens mantido uma postura crítica ao Governo. Porquê?
Todos sabemos que estes Governos têm mantido uma postura de "quero, posso e mando", com arrogância e altivísmo QB. Sempre houve acções Governamentais que pecaram pela falta de clareza e a falta de informação sempre foi uma constante, não obstante terem vindo a melhorar nesse ponto. Vivem num circulo fechado e é por demais evidente que isso não ajuda em nada à discussão publica sobre as melhores politicas para ePortugal.

4. Consideras a oposição capaz de assumir o comando do país?
Claro que considero. Sei bem os valores que existem na oposição, apesar de ser uma constante a tentativa de descredibilizar quem se posiciona do lado contrário ao do Governo. Ainda não perceberam que não é com ataques baixos e aproveitamentos politicos de certas situações, que nos irão demover de continuar a trabalhar para podermos ter um ePaís melhor. A aliança PPS é já uma alternativa extremamente viável. Olhando agora para a adesão do PRD a esta plataforma entendemos que estão criadas as melhores condições para ser apresentada uma lista com valores muito bons e pode ser até que apareçam alguns nomes surpresa.

5. Se te convidassem para um lugar num governo PDA+PReC, aceitarias?
Isso é algo completamente fora de contexto. Só aceitaria num possível Governo de unidade Nacional, mas para isso era preciso que acontecesse algo de muito forte no ePaís que levasse a uma união desse género.

6. És presidente do eBE. Quais as aspirações para o partido?
Foi a primeira vez que me candidatei à presidência, tendo em conta que havia que dar continuídade aquilo que tinha sido criado até então. Continuo a desempenhar o mesmo trabalho que sempre tive. Sempre acompanhei o Eunito nos seus mandatos e a construção e afirmação da PPS têm sido as minhas principais tarefas. Gostava de conseguir dinamizar mais o partido, situação que assumo ser um bocado dificil, mas vou tentar chegar mais perto dos militantes. Eles sabem que o partido precisa de toda a colaboração possível e sem eles o eBE nunca se afirmará.

7. Em que área da política te revês? Económica? Militar? Social? Outra?
A área Social é sem duvida a que considero mais importante, só que por vezes não lhe damos a devida atenção. Entendo que é a base de tudo isto. Se não tivermos uma boa área Social decerto nunca evoluíremos para outros patamares a nível mundial. Temos o Tutorado, que até é um bom canal de aprendizagem, mas não sabemos qual é a taxa de aproveitamento de quem sai desse sistema de aconselhamento. Acaba-se por ver que só uma pequena quantidade de tutorados aparece na vida activa do ePaís. É necessário que o próprio Governo seja mais sociável, fazendo por absorver os novos membros e dando-lhes algum tipo de utilidades.
Tenho também gasto a maioria do meu tempo na organização da PPS e nos contactos inter-partidários, o que me deixa um pouco mais no background, mas não é nada que me tire o sono até porque sou um bocado reservado e não lido bem com o mediatismo. Se a aliança PPS triunfar, aí sim vejo o meu trabalho reconhecido e ficarei feliz por saber que dei o meu contributo para isso.

8. Qual a tua maior crítica ao país? E a maior vantagem de Portugal?
Acho que o maior ponto negativo é a inactividade que existe no ePaís. A maioria entra, observa e manda uns bitaites, depois esses rugidos são mal recebidos por quem cá anda há mais tempo e é especialista em aniquilar pombinhos. Resultado, mais um user que abandona ou então fica-se pelos 2 clicks e, se estiver por cá, deposita o voto num sitio que nem sabe bem o que é.
Vantagem, considero que, apesar do que disse sobre o negativo, é a capacidade de união dos que cá estão. Em tempos de dificuldades conseguimos remar todos juntos para o mesmo lado, exemplos disso as invasões que temos sofrido e as constantes reconquistas das nossas regiões, bem como a união que demonstramos sempre que é preciso ajudar aliados. Faz um pouco lembrar o futebol in RL, andamos o ano todo a divergir uns dos outros, mas quando nos juntamos em torno do País somos como irmãos.

9. Temos os melhores militares do mundo, que curiosamente são todos do (ex) Governo. Como vês esta situação?
Antes de mais aproveito o tema para dar os parabéns ao Euphonix pelo seu ultimo feito. Em relação à tua pergunta, penso que esses militares sao cidadãos que já cá andam há algum tempo e saíram beneficiados nesse ponto. É lógico que é bastante engraçado que assim seja mas só temos é de esperar que o Governo tenha a mesma atenção para todos. Já chega de benefícios, é hora de dar oportunidades iguais a quem esteja interessado e nao só a quem o Governo esteja interessado. É de salientar também que deve ser inédito em todo o eRepublik termos um Ministro da Defesa que é mudo, ou então alguem o amordaçou. Eu bem sei que o próprio Arthk, enquanto Presidente, catalogou o seu fiel Ministro de ser "controverso", mas acho que seria de bom tom deixarem o senhor falar nem que fosse assim de lés a lés. Não sei se alguém me acompanha neste meu último pensamento ou se sou só eu que imagino essas coisas.

10. Na tua opinião, Portugal devia ser um país económico? Ou militar?
Devíamos ser expansionistas, sem dúvida. A parte militar tem mais adeptos e seria bem mais apimentado se fossemos mais atrevidos, contudo temos de admitir que não temos força suficiente para isso, a não ser que estivessemos escudados nos aliados ideais e mesmo assim talvez fosse dificil. Depois a economia e os habitantes que temos, também não nos dão o background ideal para nos aventurarmos nisso. Por tudo isto, acho que devemos ser um Portugal social e só depois pensar no que virá a seguir.

11. Todos consideram haver falta de iniciativa em Portugal. Como ultrapassar este problema?
Deve-se dar oportunidades e responsabilidades aos novos, atribuir-lhe funções que os levem a sentir o jogo e a comunidade mais a sério. Aumentar os cargos Governamentais é uma hipótese, que no ambito da aliança PPS irá ser já avaliada e se possível colocada na lista a apresentar nestas eleições. Já ouvi de alguns membros da coligação que governa o ePaís, que esse aumento de cargos, traria muita burocracia e seria muito moroso colocar os projectos a funcionar. Sinceramente acho essa desculpa uma autentica barbaridade, tendo em conta que se cada Ministério tiver uma boa organização e comunicação, não há burocracia que resista.

12. O Baby Boom resolve tudo?
É claro que não. Todos sabem bem que para se ter efeitos reais de um Baby Boom é necessário haver medidas para o receber, criando-se as condições ideais para que não haja depois uma espécie de Leaving Boom. Mas isso não é só responsabilidade do Governo, tem a ver com todos nós que queremos que o ePaís cresça e evolua.

13. Se pudesses escolher uma nova funcionalidade para o jogo, qual seria?
Espero pela Citizenship e acredito que uma função de Holidays também seria bem vinda. Há uns dias pensei na possibilidade de ser criada ingame, uma sala para o Congresso, onde os Congressistas pudessem debater em tempo real, tipo chat, os projectos de lei e propostas a levar a votação. Seria talvez um pouco mais ágil do que os habituais posts no Forum, onde sabemos que para se discutir um tema leva-se por vezes demasiado tempo.

14. O que pretendes vir a fazer na tua vida futura?
Para dizer a verdade, gostava de dar mais atenção à minha vida Militar que anda sempre em velocidade de cruzeiro. Tenho-me mantido muito tempo em Portugal e isso tem-me deixado menos envolvido nas batalhas, tirando os War-Games. Gostava também que o projecto empresarial que lancei, em sociedade com o Luis1989, desse bons resultados.

15. Alguma mensagem para os nossos leitores?
O meu desejo é que não abandonem o jogo e continuem a fazer disto uma boa comunidade. Apresentem ideias, formalizem propostas concretas, mandem uns bitaites ou metam umas flames, mas não deixem isto morrer.


Obrigado Nuno por teres aceite este desafio! Continuação de bom jogo!!
O desafio anda no ar! Quem será o próximo entrevistado? Haverá alguma surpresa?
Vota e subscreve: Não percas a próxima entrevista...