Entrevista com o Eikke.

Day 2,568, 05:04 Published in Brazil Brazil by bruno shak

Hoje o Eikke esta de frente com o Bruno Shak.






1-Pra começar, quais cargos você ja teve aqui no eRepublik?

Cara, eu comecei a jogar em 2010, mas era 2 clicks: entrava, trabalhava, treinava e preenchia a chamada do Exército (tinha isso antigamente, pra não ser expulso e perder a distribuição, que era somente no irc). Trabalhando na vera mesmo, foi no ODIN (antigo partido do jogo), criando atividades pro pessoal se divertir, como o Bolão da EuroCopa (2012) e as Olimpíadas Odinudas. De lá pro MdE, foi um pulo, e onde me indentifiquei.

Na minha primeira eVida (2010-2013), fui PP do ODIN 2 vezes (que era conhecido por Grande Thor) e fui do ministério da educação por 7 meses, fiz parte do grupo que padronizou o MdE e criou o Guia, por exemplo. Devo ter sido congressista mais umas 2 ou 3 vezes, não me recordo.

Retornei ao jogo como Eikke, fui ainda PP do ODIN mais uma vez, antes de seu fechamento (claro...). Nessa época, depois criamos a Fraternidade ODIN, recriamos a MU The Vikings (que depois foi englobada pela Spartanos e Trolls e resultou na Terra Brasilis).

Voltei a ser ministro da Educação em julho de 2013. Com exceção de agosto/13 e setembro/14, estive no MdE, seja como ministro ou como conselheiro da equipe. Tive o prazer de montar uma boa equipe e encontrar talentos como o Bruno Gallotti e o Sir Greg, que assumiram o MdE depois de mim.

Nesse período, recuperamos o programa EDUCA, atualizamos e ampliamos o Guia do eRepublik, recuperamos a Universidade eFederal e criamos o Portal da Educação.

PAra cuidar destes programas educacionais, juntamos a galera preocupada na educação e fundamos a Aebra - Autarquia Educacional do eBrasil, com o intuito de desafogar o MdE e de ter uma garantia de continuidade dos programas, independente do governo eleito.

2-A quanto tempo você joga eRepublik? Porque começou a jogar?

Desde 2010, mas pra valer mesmo, só em 2012. Comecei porque vi uma propaganda num blog que eu acompanhava e vim verificar. Era complicado e muito chato no começo, mas deixei de molho. Depois, fui vendo que tinha mais coisas aqui do que treinar/trabalhar/lutar.

3-Defina você em poucas palavra?

Sou muito chato nas coisas que estão sob minha responsabilidade ou no que faço parte. Sou grosso, as vezes. E meio temperamental, mas ainda bem que sei reconhecer quando estou errado e não tenho problemas em voltar e pedir desculpas, se for o caso.

4-Como você relaciona a sua vida pessoal com o erepublik?


Hoje tá mais tranquilo, mas já fui viciado nessa porra. Já cheguei ao ponto de estar trabalhando e montando um artigo do MdE mentalmente, pensando no que iria escrever, imagens a colocar, etc.

No mais, não misturo (mais) a RL com o jogo.


5-Qual sua opinião em relação aos outros partidos do eBrasil?

Os partidos de hoje não são mais como os de 3 anos atrás. Antigamente, eu teria uma opinião mais formada a respeito destes.

Eu gostava bastante da estrutura e do roleplay do PM, da preparação que fazia com seus membros.

Hoje, um partido que tá fazendo bonito, de forma livre e desinteressada é o NERD, que, mesmo baseado em diversão, está formando bons jogadores.

Os demais, não tenho opinião (positiva) sobre o coletivo, apenas alguns nomes que tenho respeito e apreço, independente de posicionamento político.


6-Se não existisse o seu partido ,para qual outro partido você iria? E porque?


Difícil responder essa. Se fosse pra começar o jogo agora, não saberia qual escolher (como a maioria ainda não sabe).

Mas com anos de jogo nas costas, faria o que fiz quando acabou o ODIN: juntaria uma boa galera e fundaria um partido com os princípios que defendemos em comum.

7-O que você acha da opção de patrocinar artigos?

Acho bem legal, estimula bons escritores a fazerem mais artigos, incentiva novatos a entrarem no módulo midiático e mais mamilos vem à tona.


8-Qual sua opinião do atual governo?Qual seus acertos?quais seus erros?


No geral, estou gostando, mantendo a política diplomática dos governos anteriores e um bônus: estamos em guerra, um pouquinho de adrenalina e diversão pro pessoal.

Ainda não me deparei com nenhum erro grotesco, digno de fazer estardalhaços.



9-O que acha da atual CP?


A Marcelina de hoje está, sem dúvidas, muito melhor que aquela que governou em agosto de 2013. Mais experiente no jogo, compreendendo a situação do país de maneira mais clara.

Acredito que por estar com a cabeça mais aberta nos dias de hoje do que naquela época.

10-Oque achas dos ministérios? Qual e o que ta mais ativo? Qual ta menos ativo?


Cara, tô gostando BASTANTE do MdC. Tá surpreendendo com o nível de atividade e de qualidade dos artigos.

O MoFA está trabalhando bastante - e tendo algumas dores de cabeça também. Mas estão de parabéns pela dedicação.

O MD também está bem legal, mantendo a atividade que já vinham tendo, ao meu ver.

Por incrível que pareça, após ter sido eleito pela população como o melhor ministério do país por vários meses, eu acho que o MdE atual é o menos ativo, no momento. Pelo menos no que diz respeito a produção editorial, porque internamente estamos trabalhando bastante pra arrumar as coisas para a população mais nova.


11-Qual modo você mais prioriza no eRepublik, Modo militar/Politico/econômico/Jornalistico?Por que?

O político e o social/educacional. É o que sei fazer, uma forma de contribuir com o país doando meu conhecimento e tempo, além de não gastar nenhum centavo com isso.

12-Como e pra você trabalhar na AEBRA?


Sou suspeito pra falar da AEBRA, que foi criada e é dirigida por mim. Gostaria de fazer ainda mais, mas me deparo com alguns obstáculos que não posso combater: a falta de material humano, de pessoas dispostas e com disponibilidade para me ajudar a criar toda a parte documental e também auxiliar nas aulas aos novatos.

As vezes, me falta tempo pra fazer tanta coisa.

13-Como e para você trabalhar no EDUCA?

Também tive o prazer de ajudar na criação do EDUCA, primeiramente chamado de Programa Nacional de Tutores (PNT).

Eu gosto bastante do EDUCA, quando encontramos novatos que interagem e são ativos. Algumas mpchats, no entanto, não tem continuidade porque a maioria dos que nos procuram abandonam o jogo por não se identificarem, não verem atrativos no jogo. Realmente, aqui é para poucos (loucos).

14-De uma dica para os novatos?


- Entrem no EDUCA, adicionem o máximo de jogadores como amigo, interaja nos artigos e nos feeds;
- Leiam os artigos oficiais do Governo (principalmente o jornal do MDE);
- Não gastem golds com besteiras, usem pra upar seus Centros de Treinamento;
- Invistam em treino, não em empresas (elas só dão prejuízo);