Enquadramento para novos jogadores - Portugal e o wipe

Day 1,862, 10:10 Published in Portugal Portugal by John Bokinski

Vejo vários jogadores recentes a perguntar porque é que Portugal está dominado por Espanha. Este artigo serve de enquadramento para as principais razões da actual situação.

A principal razão pela qual Portugal é dominado por Espanha é porque Portugal pertence a uma aliança, a EDEN que actualmente está em desvantagem face ao bloco de alianças adversárias a TwO/CoT.

No ERepublik existem 2 tipos de batalhas: (i) directas e (ii) resistence wars (RW)

Nas batalhas directas, os países que se enfrentam na guerra, são apoiadas por todo os seus aliados (países com os quais têm um MPP assinado), sem que os seus cidadãos tenham de mudar de território. Nas RW os participantes na batalha têm de estar todos no países que actualmente detém a região e uma RW só pode ser iniciada em nome do país que originalmente detinha a região.

Por esta razão todas as batalhas são batalhas entre alianças e quando existe equilíbrio as alianças têm de se coordenar o melhor possível para assegurar que o dano é dado onde é necessário. Infelizmente hoje o jogo não vive numa situação de equilíbrio.

O poder de uma aliança normalmente mede-se em dano pelos seus jogadores, e em dias normais, o dano da EDEN ronda os 30% do dano total enquanto que da TwO/CoT vale por 50% do dano total. Para agravar este desequilíbrio os 2 países mais importantes que não pertencem a nenhuma aliança, os USA e o Brasil, também lutam contra a EDEN. Esta situação, leva a um desequilíbrio estrutural entre as alianças e que seja muito difícil à EDEN recuperar territórios já perdidos. Na realidade, tem sido difícil à EDEN manter os que têm, o que é perfeitamente compreensível devido ao facto de a TwO/CoT terem à sua disposição muito mais dano que a EDEN.

Esta situação de desequilíbrio tem levado a que seja impossível à EDEN manter territórios em países como Portugal que estão rodeados de países inimigos de grande dimensão. Mesmo que exista 1 dia em que a EDEN concentre dano em apoio a Portugal, nomeadamente em períodos para obter congresso, esse apoio não pode ser garantido nos dias seguintes e facilmente Espanha nos reconquista o território.

A segunda situação que tem facilitado o controlo de Portugal por parte da Espanha, é o facto da Espanha dar em dias normais, 3 vezes o dano de Portugal, por isso, para Portugal lutar contra Espanha, mesmo que pouco apoiada por aliados, tem de “comprar” o dobro do dano que é capaz de normalmente produzir. No entanto, esta diferença, se bem que variável, sempre existiu, e isso não tinha sido impeditivo de Portugal manter o seu território e de até ter tido outros territórios. É importante aumentarmos a nossa população e a nossa força, mas se não existir um contexto que seja adequado, sozinhos não é fácil resolver o problema.

Eu quando falo de dano em dias normais refiro-me a dias em que basicamente os seus cidadãos lutam aquilo que a sua capacidade económica e energia permitem e não dias em que os cidadãos (e os estados) consomem recursos que tinham em reserva. Nos últimos meses, os países EDEN têm sistematicamente lutado acima do que é a sua capacidade normal e gasto grande parte das suas reservas para procurar igualar os seus adversários.