Encurralar o mercado (1ª Parte)

Day 1,351, 03:28 Published in Portugal Portugal by Rubicon8

Nos últimos dias apareceu uma organização nova chamada umbrella que tem vindo a auto-publicitar as suas estratégias de manipulação dos mercados:

“O Centro de Pesquisas da Umbrella estuda a cerca de dois meses, variações e falhas nos mercados. Mercado local, monetario e tambem o de trabalho. Deste estudo foi determinado uma sequencia de eventos que se feita de maneira correta é possivel gerar um caos generalizado

Este evento para ser gerado na proporção e escala a ponto de ferir uma economia forte como a de países hostis, necessita do apoio de grande parte da população.”

http://www.erepublik.com/en/article/umbrella-corp-informe-1832789/1/20

“Nossa missão é a pesquisa econômica ,politica e em suas aplicações militares em diversos países. Dispondo de um arsenal de estratégias econômicas, para manipulação dos mercados e indução dos mesmos.”

www.erepublik.com/en/article/umbrella-corp-abertura-oficial-1832169/1/20

Queria esclarecer que não tenho nada contra a umbrella e que na verdade até acho a ideia muito interessante... mas perigosa para quem investir.
Vamos a factos:

A ideia subjacente a estas parangonas chama-se “Encurralar o mercado” (no original “cornering the market”) e foi cunhada em honra de um senhor amaricano chamado JAY GOULD que em 1869 conseguiu “encurralar” o mercado do ouro norte-amaricano comprando grandes quantidades do mesmo e manipulando (subindo) desta forma a sua cotação.

Poderia isto funcionar no eRepublik? Claro que sim! É bastante fácil comprar grandes quantidades de um determinado produto (food, raws, armas) se houver um bom conjunto de jogadores dispostos a investir os seus recursos e fazer subir os preços.

E dá para ganhar muito? Pois, aí é que a porca torce o rabo! Em teoria é possível, mas na prática...

A estratégia de manipulação seria algo do género:

1º vamos comprar tudo o que houver de determinado produto e em certo mercado (país).

2º o preço desse produto vai subir.

3º vamos vender o que comprámos a um preço mais elevado e vamos ganhar muito.

Na próxima edição do Bonito, Bonito vou explicar se esta estratégia resulta ou não e em que condições.

Para tal só vos peço que votem este artigo e que subscrevam este bonito, bonito jornal.